Atlético-MG envia à Fifa nesta sexta-feira lista de inscritos para Mundial

Bernardo Lacerda
Do UOL, em Vespasiano (MG)

 Jogadores do Atlético-MG erguem a taça e celebram a conquista da LIbertadores/ Marcus Desimoni/UOL
 
O Atlético-MG dará mais um passo importante nesta sexta-feira para a disputa do Mundial de Clubes, em dezembro. A diretoria mandará para a Fifa a lista de 35 inscritos previamente para o torneio incluindo os nomes de Emerson, Dátolo e Fernandinho, que estão com as inscrições pendentes.
A situação que preocupa a diretoria alvinegra é do zagueiro e do meia-atacante. Os dois foram inscritos depois do prazo estipulado pela Fifa para o torneio internacional. Apesar disso, Emerson e Dátolo constarão na lista enviada para a instituição máxima do futebol.
De acordo com o regulamento da Fifa, os clubes só poderão utilizar atletas no Mundial que foram inscritos até o final da janela de transferência europeia. No Brasil, o prazo se encerrou em julho. Com isso, a inscrição dos dois atletas no Mundial está pendente. 
A situação de Fernandinho é considera mais tranquila pela diretoria atleticana. O jogador chegou do Al-Ahli no final de julho, ainda no prazo de inscrição da janela europeia. O contrato do atacante, com o Atlético, na CBF, foi registrado em agosto, mas não preocupa os dirigentes alvinegros.
"Ansiedade não é só dos jogadores, de toda torcida, própria diretoria, jogo que tem importância grande. É aproveitar os últimos jogos do Brasileiro, vencer e chegar confiante no Mundial", observou Fernandinho.
A relação definitiva dos 23 atletas que participarão da competição sairá no dia 29 de novembro. A delegação do Atlético embarca no dia 9 para Marrakesh, no Marrocos.
"Lógico que ninguém quer ficar de fora, ainda mais nessa fase que a gente está. O sonho de cada jogador é estar lá. É bom ter o grupo todo, o grupo cheio. O clima, a autoestima lá em cima. É importante que jogadores que estavam no DM ou suspenso voltem", afirmou o atacante Diego Tardelli.
O atual elenco atleticano conta com 27 nomes possíveis de disputarem o Mundial de Clubes.  Desse grupo, o técnico Cuca terá de cortar quatro atletas, caso todos os lesionados se recuperem. Na primeira lista, jogadores da base farão parte, como o goleiro Uilson, os laterais Alex e Marcelo Bispo, o volante Gustavo, os meias Dodô e Daniel e o atacante Helder.
A principal baixa do elenco é Richarlyson, que sofreu lesão no joelho esquerdo e está fora do restante da temporada. Ronaldinho é dúvida por causa da lesão na coxa esquerda, mas o meia está otimista com a recuperação