terça-feira, 22 de outubro de 2013

Arsenal revive 'trauma alemão', Dortmund estraga festa de Wenger e embola grupo F

Dois dos times com o futebol mais atraente na Europa, Arsenal e Borussia Dortmund fizeram um jogo equilibrado em que as falhas definiam um empate por 1 a 1, nesta terça-feira, no Emirates Stadium...

  • Atualizado: 22/10/2013 | Por ESPN.com.br- espn.com.br

Arsenal revive 'trauma alemão', Dortmund estraga festa de Wenger e embola grupo F
Dois dos times com o futebol mais atraente na Europa, Arsenal e Borussia Dortmund fizeram um jogo equilibrado em que as falhas definiam um empate por 1 a 1, nesta terça-feira, no Emirates Stadium. Porém, em um contra-ataque mortal no fim, Lewandowski definiu a vitória dos visitantes por 2 a 1. Mkhitaryan tinha aberto o placar após cochilo de Ramsey, e Giroud havia empatado após erro de Subotic.
O duelo foi válido pela terceira rodada do grupo F da Champions League. Com o resultado, a chave fica completamente embolado. Isso porque os alemães igualam os seis pontos dos ingleses e são acompanhados pelo Napoli, que venceu o Olympique de Marselha, fora de casa. Os franceses estão zerados.
O placar ainda confirma um mau momento que os Gunners vivem diante de adversários ingleses na competição europeia. Isso porque, a equipe perdeu apenas quatro dos 48 últimos jogos que fez na Champions em casa. Os últimos três ocorreram justamente diante de germânicos, sendo que os dois anteriores foram na edição passada do torneio. O time caiu para o Schalke 04 por 2 a 0 na fase de grupos e para o Bayern de Munique por 3 a 1 nas oitavas de final.
Por outro lado, o Dortmund encerra um tabu na Inglaterra, já que não vencia no país pela competição continental desde 1997, quando bateu o Manchester United em pleno Old Trafford. Desde então, eram três derrotas e um empate.
O jogo ocorreu sem a presença do técnico Jurgen Klopp, do Borussia Dortmund, que foi expulso na primeira rodada contra o Napoli após reclamação excessiva. Após ser punido com um jogo de suspensão, a Uefa decidiu estender o gancho para duas partidas. Assim, os aurinegros voltaram a ser comandados pelo auxiliar Zeljko Buvac.
No outro banco de reservas, Arsène Wenger estava à frente de seu time no dia em que completou 64 anos de vida, 17 deles dedicado ao clube inglês. Porém, no dia de festa, ele teve de amargar uma derrota em casa.
Ingleses e alemães irão a campo novamente neste sábado. Os Gunners visitarão o Crystal Palace no Selhurst Park, às 9h45 (de Brasília). O time aurinegro, por sua vez, irá à Veltins Arena fazer o clássico contra o Schalke 04, às 11h30.
Pela próxima rodada da Champions League, as duas equipes voltarão a se enfrentar, mas o duelo, dessa vez, será no Signal Iduna Park. A partida ocorrerá em 6 de novembro (quarta-feira), às 17h45.

O jogo

Diante de um adversário técnico, o Dortmund apostou na forte marcação no meio de campo e teve sucesso nos primeiros minutos. Sem deixar os londrinos jogarem, o time visitante controlava a posse de bola e finalizava - sem perigo - de fora da área.
Devido ao estilo sufocante, os alemães abriram o placar aos 16 minutos do primeiro tempo. Ramsey dominou na entrada de sua área e foi desarmado por Reus. Lewandowski dominou e fez a assistência para Mkhitaryan concluir ao lado de Szczesny e abrir o placar.
Em desvantagem, os mandantes até passaram a tocar mais a bola, mas com um jogo previsível, diferente do que tem apresentado no Inglês, não conseguia superar a zaga e pouca assustava a meta defendida por Weidenfeller. O único grande momento dos Gunners até então veio aos 38 minutos, quando Rosicky finalizou de fora da área, e Hummels, à frente da linha do gol, fez o corte.
O Dortmund, por sua vez, focava em contra-ataques velozes e parecia tranquilo na partida. Porém, uma falha daria empate ao Arsenal. Aos 41 minutos, Sagna cruzou da direita, e Subotic mergulhou para fazer o corte, mas desviou de leve e tirou de Weidenfeller, que se preparava para segurar. A bola ainda bateu no goleiro e sobrou de graça para Giroud chutar para o gol vazio, definindo o empate na primeira etapa.
Na volta do intervalo, a partida teve dois times trocando muitos passes e apostando em jogadas coletivas para levarem perigo. No entanto, as fortes marcações neutralizavam as ações ofensivas. Wenger colocou Cazorla na vaga de Wilshere, que se machucou, aos 13 minutos.
Após a alteração, o Arsenal tomou mais a iniciativa, porém, ainda assim, o jogo seguia muito truncado e com poucos lance reais de perigo. Aos 21, foi a vez de Buvac mexer. Foram a campo Aubameyang e Hofmann nos lugares de Blaszczykowski e Mkhitaryan. No minuto seguinte, os mandantes quase chegariam à virada. Cazorla recebeu passe da direita, finalizou de fora da área e viu a bola acertar a trave, no ângulo.
Na segunda metade da etapa final, o time inglês dominou amplamente a posse de bola, enquanto os visitantes se fecharam e procuram segurar o empate ou marcar o segundo gol em esporádicos contra-ataques. E seria justamente em um desses lances que o Dortmund definiria o triunfo. Aos 37 minutos, Grosskreutz levantou da direita, e Lewandowski, completamente livre, finalizou forte para o fundo da meta.


FICHA TÉCNICA
ARSENAL 1 X 2 BORUSSIA DORTMUND
Local: Emirates Stadium, em Londres, na Inglaterra
Data: 22 de outubro de 2013, terça-feira
Horário: 16h45 (de Brasília)
Árbitro: Jonas Eriksson (Suécia)
Auxiliares: Mathias Klasenius e Daniel Warnmark (ambos da Suécia)
Cartões amarelos: Rosicky e Ozil (Arsenal); Hummels, Bender e Lewandowski (Borussia Dortmund)
Gols: Arsenal: Giroud, aos 41 minutos do primeiro tempo
Borussia Dortmund: Mkhitaryan, aos 16 minutos do primeiro, e Lewandowski, aos 37 minutos do segundo tempo
ARSENAL: Szczesny; Sagna, Mertesacker, Koscielny e Gibbs; Arteta e Ramsey (Bendtner); Wilshere (Cazorla), Ozil e Rosicky (Gnabry); Giroud
Técnico: Arsène Wenger
BORUSSIA DORTMUND: Weidenfeller; Grosskreutz, Subotic, Hummels e Schmelzer; Bender e Sahin; Blaszczykowski (Aubameyang), Mkhitaryan (Hofmann) e Reus (Sokratis); Lewandowski
Técnico: Jurgen Klopp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.