PIXABAY |
O Aedes aegypti — transmissor da dengue, chikungunya e zika — e o pernilongo comum (Culex) estão entre as principais pragas urbanas no mundo. Embora ambos se alimentem do sangue humano, os dois têm diferenças de comportamento e características visuais. Com isso, é possível identificá-los, mesmo sem ser um especialista no assunto.
As diferenças começam no horário de ação dos mosquitos, explica a bióloga Fernanda Raggi, mestre em sustentabilidade, professora e coordenadora do UniBH. O Aedes aegypti, transmissor da dengue, é diurno, enquanto o pernilongo comum é noturno. Além disso, o primeiro procria em água limpa, enquanto o segundo prefere água suja, "que tenha matéria orgânica".
Picadas: horários e regiões do corpo
Os horários mais ativos do mosquito transmissor da dengue são no início da manhã e no fim da tarde, quando há maior umidade do ar. Como não consegue alçar voos altos, o Aedes aegypti tende a atacar áreas baixas do corpo, como as pernas.
"É um mosquito essencialmente diurno, mas não significa que ele não possa sair à noite. É um mosquito oportunista. Se um morador deixar uma perna ou braço exposto próximo a um abrigo do mosquito, provavelmente vai ser picado, mesmo à noite", pontua a especialista.
O comportamento do pernilongo comum é diferente. Se o Aedes aegypti se acostumou a atacar em momentos em que somos mais ativos, durante o dia, o Culex é "estritamente noturno". "Ele é atraído pelo gás carbônico que soltamos, por isso voa perto do nosso rosto", explica a bióloga. Os ataques, normalmente, só ocorrem depois que "escutamos o zumbido".
Comportamento e características visuais
Os mosquitos também apresentam comportamentos distintos no momento do ataque. "O Aedes aegypti é mais discreto. Ele raramente é notado e foge de qualquer movimento brusco que a pessoa fizer", explica. Por outro lado, o mosquito comum costuma dar as caras, especialmente pelo zumbido.
As diferenças também passam pela coloração dos mosquitos. "O Aedes é mais escuro, mais para preto, e tem a marcação branca nas pernas e nas patas. O Culex é marrom e as pernas não têm coloração clara", explica.
Apesar das diferenças de comportamento, os dois mosquitos, o Aedes aegypti e o Culex podem ser encontrados juntos. "Eles podem ficar no mesmo abrigo. Entre as cortinas, debaixo de mesas, atrás de móveis, em estantes. Ambos gostam de ambientes úmidos", explica a bióloga.
Mosquito da dengue x pernilongo comum
Aedes aegypti (mosquito da dengue): comportamento diurno, discreto, procria em água limpa e tem coloração preta, com marcações brancas nas pernas e nas patas.
Culex (pernilongo comum): comportamento noturno, indiscreto, procria em águas sujas e tem coloração marrom.
O TEMPO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.