sábado, 4 de maio de 2019

'Dia D' de vacinação contra a gripe acontece neste sábado (4) em Ipatinga e Coronel Fabriciano

Divulgação
Neste sábado (4) acontece em todo o Brasil o "Dia D" de vacinação contra a gripe. Em Ipatinga e Coronel Fabriciano, no Vale do Aço, os postos de saúde terão funcionamento estendido para o atendimento ao público.

Nesta primeira fase da campanha o público-alvo são pessoas acima de 60 anos de idade, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde e os professores das redes pública e privada, além da população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. Também têm direito à vacina pacientes com doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, em qualquer faixa etária, com indicação e prescrição médica.

Em Ipatinga os postos de saúde vão funcionar de 8h às 16h30. Todas as unidades de saúde do município vão funcionar nesse dia de campanha. Já em Fabriciano, o horário de atendimento começa um pouco mais cedo, a partir das 7h30 e segue até 16h30. Todas as unidades básicas de saúde vão oferecer a vacina; a única diferença de horário vai ser na zona rural, em Cocais, onde a vacinação ocorre de 8h30 às 16h.

Vacinação
Em Ipatinga já foram aplicadas 15.800 doses da vacina, mas a meta é alcançar 64.947 pessoas. Em Coronel Fabriciano foram 6.683 doses aplicadas e o público-alvo total é de 27.871 pessoas.

Para a vacinação é preciso levar um documento de identificação e o cartão de vacinas. A vacina da gripe é de duração anual. “Quem tomou a vacina no ano passado deve se vacinar novamente em 2019. Afinal, a proteção conferida pela vacinação é de aproximadamente um ano, motivo pelo qual é feita anualmente. Além disso, a constante mudança do vírus influenza requer frequente reformulação da vacina“, explica Érica Dias, secretária de Saúde de Ipatinga.

Se gripe não for tratada a tempo, ela pode causar complicações graves e até levar a morte, principalmente nos grupos de maior risco, como crianças, gestantes, idosos e portadores de doenças crônicas. Ainda existe o mito de que as pessoas que tomam a vacina ficam gripados. Érica Dias esclarece que nesses casos a pessoa já estava infectada.

“As pessoas que ficam gripadas após tomarem a vacina provavelmente já estavam com alguma outra doença respiratória ou já tinham o vírus e a vacina não teve tempo suficiente para fazer efeito, pois a detecção de anticorpos protetores se dá entre duas a três semanas após a vacinação”.

https://g1.globo.com/mg/vales-mg/noticia/2019/05/03/dia-d-de-vacinacao-contra-a-gripe-acontece-neste-sabado-4-em-ipatinga-e-coronel-fabriciano.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.