sábado, 2 de março de 2019

Casal viaja América Latina de Kombi com seus 3 gatos

Eva, Carlos, Nino, Nuix e Cachito
O casal  Eva e Carlos, ela catalã e ele mexicano, estão desde dezembro de 2014  viajando pela América Latina em uma  kombi 1977. Além dos dois também fazem parte da tripulação seus 3 gatos: Nino, Nuix e Cachito.


O casal que vivia na Península de Yucatán, no México, há muito tempo desejava cair na estrada, mas não podia deixar pra trás os 3 gatíneos e foi aí que surgiu a ideia de comprar uma kombi.

Em outubro de 2013 foram para Guadalajara e compraram uma kombi 1977 que foi batizada de “Kukis”. A kombosa logo foi transformada em casa ambulante pra cumprir o objetivo de levar junto as 3 bolas de pelo.

E como é viajar com gatos?

No site do casal, o Xino Xano, o casal conta como foi a adaptação e nós reproduzimos aqui:

” Viajar com gatos é algo um pouco estranho e uma das perguntas mais comuns que nos fazem é: Como vocês conseguem viajar com os gatos? Eles não tentam fugir? Eles não ficam enjoados dentro da kombi?  Onde fazem as necessidades?

Tentamos responder a todas estas perguntas e muito mais queremos mostrar que ter animais de estimação não deve ser um obstáculo para você realizar seus sonhos.

O começo

Nós compramos, desenhamos e adaptamos a kombi para os gatos. Sem eles, a viagem teria sido mais rápida de mochila e transporte público e muito provavelmente a viagem já teria terminado.  O tempo que levamos pra pensar como viajar com eles, também foi o tempo de desenvolver nosso trabalho pela internet.  Podemos dizer que, graças a eles, estamos viajando mais tempo, mais devagar e assim seguimos trabalhando também na kombi… Uma viagem que, para muitos, é quase uma utopia.

O primeiro desafio foi vencer o movimento constante da kombi. Embora os 3 já tinham experiência de ter mudado de país várias vezes, eles não estavam acostumados a viajar de carro. Um deles – Nino- se adaptou rapidamente. Os outros dois ficavam escondidos por todos os lugares que encontravam no carro.  Nuix  se adaptou depois de algumas horas e Cachito, o mais novo,  passou 2 dias sem comer e beber. No terceiro dia já estava a vontade dentro da Kombi. Após 15 meses de viagem, podemos dizer que os 3 se tornaram apreciadores da vida globetrotting!

Agora, Nino sempre vai comigo e Nuix é copiloto. Cachito vai sempre sentado no banco traseiro da kombi. Quando eles precisam de uma pausa começam a miar e todos nós aproveitamos a oportunidade para esticar nossos 16 pés.

Não fogem?

Nós levamos muito tempo para perceber a capacidade de adaptação dos gatos. No começo não deixávamos eles saírem pra fora da kombi com medo deles se perderem e gradualmente fomos deixando e gradualmente percebemos que eles nunca realmente vão pra muito longe do carro.

Sempre inspecionamos bem o terreno antes de deixá-los sair para ver se não há cães ou muitas pessoas e carros passando por perto.  Quando chegam em uma lugar novo, eles querem explorar, mas sempre ficam perto da kombi. Se o local tem muitos cães, pessoas ou carros, nós colocamos eles na coleira.  Além disso, aos poucos, eles têm se acostumado a nos obedecer. Quase por acaso, eles têm voltado ao carro quando batemos palmas e quando isso funciona há sempre o recurso de oferecer petiscos.

Não enjoam?

Nunca tivemos este problema na kombi.  Apenas Nuix e Cachito ficaram mareados quando viajamos de barco entre o Panamá e a Colômbia … assim como nós também ficamos. Nino, no entanto, parecia um marinheiro!

Onde fazem as necessidades?

Para a abrigar a caixa de areia nós fizemos um armário. Nós usamos serragem porque não pesa nada, e é grátis (ou quase) e cheira bem. Mas, como temos passamos mais tempo fora da kombi vimos que precisamos de menos serragem. Os três aproveitam quando paramos e “vão ao banheiro” e também aproveitam pra afiar as unhas nas árvores.”

Para saber mais sobre a viagem desse quinteto, curta e acompanhe o site e a página deles no Facebook.

Matéria super especial destacada pelo site Mochileiros.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.