terça-feira, 4 de outubro de 2016

A Conmebol parece que entendeu que futebol sul-americano é uma coisa, europeu é outra. Está aqui a minha opinião.

14:09 04/10/2016
José Dias Sorriso


Pensei que iria virar novela, mas, pelo jeito não vai. Pelo menos espero. Desde quando foi falado em novidades com respeito a Libertadores da América e a tal comparação ao modelo do futebol europeu, em especial com a Liga dos Campeões, choveu de críticas, apesar que teve alguns elogios. O assunto rendeu. Quem acompanha o futebol bem de perto sabe muito bem em quais formatos as competições são disputadas.

Eu já vou logo deixar a minha opinião de forma bem seca: não há nada que inventar. Simplesmente isso. Não tem nada para inventar. Final única? Em outro país? Isso não funciona por aqui meus amigos. Completamente fora da lógica. Na Liga dos Campeões é possível, funciona e dá muito certo. Na Europa tudo é muito mais em conta. Um pulo e já está dentro de outro território. Bem diferente daqui (América do Sul).

Já imaginaram uma final entre brasileiros e colombianos na altitude de La Paz? Completamente sem noção. Isso em todos os sentidos ao meu ver. Equipes de países diferentes jogando em território ainda mais diferente e com o grande risco de um público pífio na decisão com jogo único. Há muito que se melhorar e até entendo a intenção de novas ideias, porém, tem que ser algo que encaixe.

A Conmebol confirmou nesta terça-feira que a Copa Libertadores da América de 2017 terá dois jogos na grande final. Antes, havia a ideia de apenas um jogo e em campo neutro - o que não daria e jamais dará certo em nosso continente. Excelente que voltamos a fórmula antiga em um piscar de olhos. Digamos assim. Viva o papel picado. Viva a festa nos estádios da América. Um show à parte.

A próxima edição da Copa Libertadores seguirá com 32 clubes participantes, divididos em oito grupos com quatro times em cada. As equipes campeãs da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana do ano anterior irão ganhar o direito de entrarem direto na fase de grupos. As 16 equipes melhores colocadas irão avançar a fase seguinte.