terça-feira, 16 de agosto de 2016

ESPECIAL! Balanço de como foi a abertura dos principais campeonatos europeus no último final de semana

00:07 16/08/2016
José Dias Sorriso 

Foto: Reprodução/Facebook - Xabi Alonso (Bayern) e Kagawa (Borussia)  na disputa de bola

O último final de semana marcou a abertura dos principais campeonatos europeus temporada 2016/2017. Grandes jogos e atletas renomados do futebol mundial já mostrando a que veio. O FUTBLOG DO SORRISO traz essa matéria super especial sobre a bola que rolou na Inglaterra, Portugal e França, além de destacar a Copa da Alemanha e a Supercopa da Espanha. 
INGLATERRA 
Na Inglaterra, teve os jogos da 1ª rodada da Premier League. No sábado, o atual campeão, Leicester City, acabou derrotado pelo Hull City, por 2 a 1, fora de casa. O Swansea venceu o Burnley por 1 a 0, fora de casa. Pelo mesmo placar, o West Bromwich bateu, também fora de casa, a equipe do Crystal Palace. Ainda no sábado, teve três empates - ambos por 1 a 1 - Everton x Totenham, Midlesbrough x Stoke City e Southampton x Watford. O Manchester City fez 2 a 1 no Sunderland, no Itihad Stadium. Veio o domingo e chegaram as tão esperadas estreias de Arsenal, Liverpool e Manchester United. O Arsenal foi derrotado, no clássico, pelo Liverpool, por 4 a 3, no Emirates Stadium. O brasileiro Philippe Coutinho foi decisivo, balançando a rede duas vezes em favor dos The Reds. O Manchester United espantou a zebra Bournemouth ao vencer por 3 a 1, fora de casa. O trio formado por Juan Mata, Wayne Rooney e Zlatan Ibrahimovic decidiram a partida. Foram os autores dos gols. O Chelsea, no fechamento da 1ª rodada, venceu o West Ham por 2 a 1. O gol da vitória saiu dos pés de Diego Costa.  
PORTUGAL  
Em Portugal, também teve o seu pontapé inicial. Na sexta-feira, houve a abertura com o duelo em que o FC do Porto visitou e venceu o Rio Ave por 3 a 1. No sábado, ocorreram outras três partidas, com destaque para as estreias de Benfica e Sporting Lisboa. O Benfica venceu o recém chegado à elite, Tondela, por 2 a 0. O Sporting Lisboa recebeu em casa o Marítimo e venceu pelo mesmo placar: 2 a 0. Houve ainda, o empate por 1 a 1, entre Moreirense e Paços Ferreira. No domingo, no prosseguimento da 1ª rodada do Campeonato Português, o Boa Vista venceu o Arouca e o Vitória de Setubal derrotou o Belenenses - ambos os jogos terminaram em 2 a 0. O Sporting Braga derrotou o Vitória de Guimarães por 1 a 0, fora de casa. A rodada inaugural foi fechada nesta segunda-feira (15) com a vitória do Feirense sobre o Estoril, fora de casa, por 2 a 0.  
FRANÇA 
Na sexta-feira, assim como em Portugal, começou a rolar a bola no Campeonato Francês. O PSG (Paris Saint-Germain) derrotou o Bastia, fora de casa, por 1 a 0. O único gol do jogo foi de Kurzawa, no 2º tempo. Uma partida cheia de polêmica, com o brasileiro Lucas sendo atingido por objeto vindo da arquibancada adversária. No mesmo dia, o Monaco não passou do empate em 2 a 2 com o Guimgamp, em casa. O brasileiro Fabinho fez um dos gols do ''Time do Principado''. No sábado teve: Bordeaux 3 x 2 Saint-Étienne, Montpellier 1 x 0 Angers, Dijon 0 x 1 Nantes, Caen 3 x 2 Lorient e Metz 3 x 2 Lille. Já no domingo, o destaque ficou para a grande estreia do Lyon, que venceu o Nancy, fora de casa, por 3 a 0. O Nice venceu o Rennes por 1 a 0 e houve ainda o empate por 0 a 0 entre Olympique de Marseille e Toulouse.  
ALEMANHA 
Na Alemanha, houve a grande final da Supercopa da Alemanha. O Bayern de Munique levou a melhor sobre o rival Borussia Dortmund, vencendo por 2 a 0, em pleno Signal Iduna Park, em Dortmund, ficando assim com a taça de campeão - a decisão é em jogo único. O chileno Vidal e o alemão Thomas Muller colocaram a bola na rede. O jogo teve um público de 81.360 torcedores.  
ESPANHA 
Aconteceu na Espanha a partida de ida da finalíssima da Supercopa. A decisão ocorre em dois jogos. O Barcelona se impôs e derrotou o Sevilla por 2 a 0, no estádio Ramon Sanchez Pizjuan.  O brasileiro Paulo Henrique Ganso entrou na partida, pelos lados do Sevilla, já no segundo tempo, substituindo o argentino Kranevitter. O time teve outro brazuca em campo: Mariano (ex-Fluminense). Os gols do Barcelona - sem Neymar que serve a seleção olímpica - foram de Luiz Suarez e El Haddadi. O jogo em Sevilla teve um público de 36.311 torcedores. A partida de volta será realizada nesta próxima quarta-feira (17), às 18:00 (de Brasília), no Camp Now.