terça-feira, 7 de junho de 2016

Guiñazu marca aos 49 do segundo tempo e Talleres volta à elite após 12 anos

02:49 07/06/2016
José Dias Sorriso

Foto: Divulgação/Talleres - Momento que Guiñazu chuta e marca aos 49 minutos do segundo tempo


A fanática torcida do Talleres de Córdoba já não aguentava mais a agonia da segundona argentina (Primeira B Nacional). Precisaram de esperar 4.354 dias - período longo amargando as divisões inferiores. O clube derrotou o All Boys pelo placar de 2 a 1, de virada, jogando fora de casa, retornando ao mais alto patamar do futebol argentino depois de 12 anos. 

O Talleres que teve momentos áureos de sua história, em especial na década de 70, quando apresentou uma de suas melhores formações de todos os tempos, chegando na decisão do campeonato nacional de 1977 contra o Independiente. O time ficou com o vice naquele ano, mas tinha futebol para ter saído com uma sorte melhor. 

Uma das mais tradiconais equipes do interior da Argentina, o clube acumula participação na Copa Libertadores (2002), Copa Mercosul (2001), além de já ter sido campeão da Primeira B (1998) e da Copa Conmebol (1999), em uma decisão contra o CSA-AL. 

A campanha do clube na Primeira B desta temporada é algo do mais alto gabarito. Em 19 jogos, foram 14 vitórias e 5 empates. O time invicto na competição. O ataque balançou a rede dos adversários 30 vezes e a defesa sofreu 10. Restando ainda duas rodadas, a equipe consegue o acesso de forma antecipada e na mais bela cena de uma batalha. Foi na base do sofrimento, da luta travada, que o clube, um dos mais tradicionais do país, conseguiu o seu retorno para a Primeira Divisão. 

O herói é um velho conhecido do futebol brasileiro: Pablo Guiñazu ''Cholo'', de 37 anos. O jogador que deixou a sua marca com a camisa de Internacional e Vasco da Gama foi o grande responsável por proporcionar o momento de pura alegria aos torcedores do clube cordobês. 

O palco do duelo foi o estádio Islas Malvinas, em Buenos Aires. O jogo contra o All Boys se arrastava em 0 a 0 até aos 37 minutos já do segundo tempo. O sonho de retornar novamente à elite parecia que seria adiado mais uma vez - pelo menos em mais uma rodada. 

Lesman colocou a bola na rede abrindo o placar para os donos da casa. Se passou dois minutos para que, Klusener empatasse e reacendesse a chama da esperança no torcedor. O árbitro Sergio Pezzotta deu 5 minutos de acréscimos e a emoção estava à caminho. 

Quando faltava apenas a última volta do ponteiro, eis que aparece Guiñazu, soltando um petardo com a perna canhota, de fora da área, aos 49 minutos, levando os torcedores do Talleres ao delírio. Ele voltou a marcar um gol na carreira depois de 7 anos e, que gol. Entra pra história. 

O time comandado por Frank Darío Kudelka, experiente treinador de 55 anos, está de volta ao seu lugar: a elite. Quando perguntado sobre o gol, Pablo Guiñazu foi categórico ao dizer: 

''Na verdade, eu quase não chuto em gol. Muitas das vezes pegam em meu pé por causa disso. Eu sempre passo longe do gol. Mas, hoje (domingo), Deus falou comigo assim: chuta. Eu chutei e Ele (Deus) colocou a bola no ângulo. Esse acesso é uma benção'', afirmou. 

O volante é natural da cidade de Córdoba e disse ainda que estava realizando o sonho de seu pai, que era vê-lo jogando com a camisa do CAT. A vitória por 2 a 1 coroou o clube com a única vaga para a primeirona, já que o futebol argentino quer se adequar ao futebol europeu. Apenas um clube sendo contemplado com o acesso.

Na partida, o Talleres precisou de arrancar forças onde não tinha. De forma precoce havia perdido o paraguaio Burgos, que foi expulso ainda no primeiro tempo. Mas, deu tudo certo. O Talleres é novamente de primeira.

Veja o gol de Guiñazu que garantiu a volta do Talleres de Córdoba: 



As ruas de Córdoba ficaram pequenas para tamanha festa. Muita comemoração e a certeza do dever cumprido por parte dos componentes do clube (jogadores e comissão técnica).

Com 47 pontos ganhos, O Talleres já não pode mais ser alcançado pelo Chacarita Juniors (39). O Talleres fará ainda outras duas partidas para fechar a temporada na Primeira B Nacional. 

Na próxima sexta-feira (10) encara em casa, o Brouwn de Adrogué. Novamente em uma sexta-feira, porém, no dia 17, encerra fora de casa contra o Chacarita Juniors.