segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Guaireña volta a ser campeão da Interliga Paraguaia após 34 anos de jejum

10:27 15/02/2016

José Dias Sorriso 


O Campeonato Paraguaio da Divisão Intermedia (Segunda Divisão) contará com um novo integrante na próxima temporada 2017. 

Em uma partida emocionante neste domingo (14), no estádio 4 de Outubre, em Atyra, o Guaireña sagrou-se campeão do Torneio Nacional Interligas vencendo na grande final o Atyreña por 6 a 4. 

A equipe que já havia batido o adversário na partida de ida da decisão por 5 a 2, no estádio Parque de La Guaíra, em Villarrica. A competição é promovida pela União do Futebol do Interior (UFI) e concede ao time campeão uma vaga na divisão de profissionais. 

O JOGO 

O Atyreña entrou em campo neste domingo com o foco em reverter o placar adverso do primeiro jogo. 

Conforme o regulamento do torneio, não há vantagem por saldo de gols e, devido a isso acendeu-se uma luz para a equipe de Atyra, que mesmo goleada no primeiro duelo buscava uma vitória simples no tempo normal para levar a decisão da taça e da vaga do acesso para as penalidades. 

Quem abriu o placar foi o time visitante. O Guaireña marcou com Carlos Lito Duarte, aos 38 minutos do primeiro tempo, complicando ainda mais a situação do time da casa. A vantagem não demorou muito, quando Mario Escobar - um minuto depois - empatou para a equipe comandada por Marcos Duré. 

Quando o jogo se encaminhava para os seus instantes finais na etapa inicial, o Guaireña conseguiu dois gols relâmpagos que saíram dos pés de Bernadino Arguello. O primeiro aos 44 minutos e o segundo logo em sequência, aos 45 minutos, colocando 3 a 1 no placar. Um duro golpe para o time da casa que precisava da vitória. 

Veio a segunda etapa e o Atyreña começou na base da pressão nos minutos iniciais até que, Juan Martinez descontou. Carlos Lito Duarte, voltou a colocar a bola na rede em favor do Guaireña: 4 a 2. O mesmo jogador marcou o seu terceiro gol no jogo e o quinto de sua equipe. O Atyreña chegou a ensaiar uma reação com gols de Pablo Valenzuela e Cristian Martínez: 5 a 4. 

Mas, o Guaireña não deu sopa para o azar e através de Nelson Morel, aos 47 minutos do segundo tempo, liquidou a fatura em 6 a 4, garantindo ao time de La Guaíra o pentacampeonato da competição. A ‘’La Máquina Albiceleste’’ já havia conquistado o Torneio Interligas nos anos de: 1938, 1950, 1954 e 1982.

O jogo no estádio 4 de Outubre teve a arbitragem de Gustavo Cáceres e um público pagante de 5.854 torcedores.