quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Caçula em Libertadores, River de Montevidéu abre vantagem contra a La U

00:32 03/02/2016
José Dias Sorriso

Foto: Tenfield

Caçula em Libertadores da América, o River Plate (Uruguai) recebeu e venceu por 2 a 0 a tradicionalíssima equipe da Universidad de Chile, no estádio Domingo Burgueño Miguel, em Maldonado (140 km de Montevidéu). O jogo válido pela partida de ida da Pré-Libertadores. As duas equipes que voltam a se enfrentar no próximo dia 9, em Santiago.

O JOGO

O primeiro tempo não foi dos mais animadores, com os goleiros trabalhando muito pouco. O jogo pendia mais pela marcação forte de ambos os times.

O lance de maior perigo na etapa inicial saiu já nos acréscimos através de Michael Santos que recebeu o passe dentro da área e por pouco não inaugurava o marcador para a equipe da casa. No lance de disputa de bola o camisa 10 foi tocado pelo goleiro Herrera, mas o árbitro não marcou a penalidade em favor dos uruguaios.

Após um jogo sem muitas emoções no primeiro tempo, a segunda etapa começou melhor e logo nos primeiros minutos a Universidad quase abriu a contagem. Fariña recebeu o passe e chutou para a bela defesa do goleiro Pérez, que colocou a bola para fora.

O técnico Juan Ramón Carrasco estava disposto a buscar um bom resultado em casa para chegar com mais tranquilidade em solo chileno. Na volta do intervalo colocou no River o experiente Leguizamón – contratado para a temporada - na vaga de Flores.

Não demorou muito para que as investidas do time uruguaio desse certo. Fábio Monzón puxou a camisa do jogador adversário dentro da área. O árbitro não teve nenhuma dúvida e assinalou a penalidade. Michael Santos bateu forte e marcou o primeiro gol do River Plate na história da Libertadores. O gol saiu aos 15 minutos de jogo no segundo tempo.

Se 1 a 0 estava bom, 2 a 0, melhor ainda. O time uruguaio cresceu na partida e aproveitando o fator casa seguiu melhor pressionando a Universidad de Chile. Mais uma vez surtiu efeito a mexida do treinador, colocando Taján na vaga do brasileiro Emílio Pedroso. Com poucos minutos em campo, o jogador balançou a rede chilena, fazendo o segundo gol do time uruguaio, aos 27 minutos da etapa final.

A Universidad tentou diminuir mas, acabou mesmo derrotada e vai precisar de mostrar um bom futebol na partida de volta se quiser avançar a fase de grupo. Quem passar se juntará no grupo 2 ao Palmeiras, Nacional (Uruguai) e Rosário Central.