segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Wendell Lira ''derruba gigantes'' e leva o Prêmio Puskas

17:24 11/01/2016
José Dias Sorriso


Foto: Divulgação

Um feito marcante para a história do futebol brasileiro e em especial para um jogador que até pouco tempo era desconhecido de muitos. 

Wendell Lira, que vestiu a camisa do modesto Goianésia, na última temporada, levou o Prêmio Puskas (gol mais bonito) após desbancar o argentino Lionel Messi em votação realizada pela internet.

O atacante fez uma pintura de gol em partida realizada pelo campeonato estadual de 2015, contra o Atlético-GO, no estádio Serra Dourada, em Goiânia

Antes dele, apenas Neymar, no ano de 2011, havia ganho a premiação como jogador verde amarelo. O prêmio de gol mais bonito do ano teve o seu início no ano de 2009, quando o português Cristiano Ronaldo foi o vencedor. No ano seguinte o vencedor foi o turco Hamit Altintop. 

Foto: Arquivo Pessoal
Depois de Neymar em 2011, o russo Miroslav Stoch (2012), o sueco Zlatan Ibrahimovic (2013) e o colombiano Jamez Rodriguez (2014) também receberam a honraria. 

''É o melhor dia da minha vida. Poder estar aqui conhecendo grandes jogadores que são meus ídolos, que conhecia só de videogame. Queria agradecer minha família, nação brasileira que votou em mim, minha esposa e minha filha. Queria deixar uma passagem bíblica. Quando Golias apareceu disseram: ele é muito forte, grande, não tem como ganhar dele porém, Davi disse: Ele é muito grande, não tem como não acertar ele. É assim que temos de enfrentar os problemas diários em nossa vida e é assim que agradeço", disse Wendell Lira. 




O jogador que completou 27 anos na última quinta-feira, estava sem equipe no momento em que havia sido indicado para concorrer a premiação. 

O jogador recebeu 46,7% dos votos contra 33,3% de Lionel Messi. A eleição do Prêmio Puskas teve mais de 1,6 milhão de votantes. Wendell Lira acertou recentemente a sua ida para o Vila Nova-GO. 

Na disputa de gol mais bonito do ano ele ''derrubou o gigante'' argentino Lionel Messi e o italiano Alessandro Florenzi, que teve 7,1% dos votos. 

No momento da votação, a mãe de Wendell Lira, Maria Edileuza, estava de joelhos próximo à televisão e era impossível de conter a emoção de todos que acompanhavam. 

Quando houve o anúncio oficial feito pelo ex-jogador japonês Hidetoshi Nakata, a vibração foi geral de todos os familiares e amigos do atleta. O evento na sede da Fifa, em Zurich, na Suiça contou com grandes nomes da história do futebol mundial, entre eles: o holandês Edgar Davids, o camaronês Samuel Eto'o e o brasileiro Kaká. 

No ano de 2007, Wendell Lira defendia a camisa do Goiás e vivia um grande momento - inclusive com passagem pela seleção brasileira sub-20. O jogador disse que foi um momento muito complicado de sua carreira devido a pouca idade, já que tinha apenas 17 anos e havia recebido uma grande proposta para seguir rumo ao futebol europeu. 

O Milan (Itália) havia oferecido na época R$ 6 milhões para poder contar com o futebol do atleta porém, o Goiás refutou a proposta, crendo que poderia ocorrer uma melhor oferta - o que não aconteceu. O Milan acabou levando para o seu lugar o atacante Alexandre Pato. 

As seguidas lesões o tirou pouco a pouco do cenário, vindo a jogar por clubes de menor expressão ao deixar o ''Esmeraldino''. Wendell chegou a ficar uma temporada longe dos gramados devido ter rompido o ligamento do joelho. 

Na época em que viveu um momento de glória na carreira, chegou a jogar com Willian, hoje no Chelsea, e com o próprio Alexandre Pato (com passagem por Corinthians, São Paulo, Internacional e Milan). Na seleção o atacante conquistou a Copa Sendai, no Japão, em 2006.

Wendell Lira já passou, além do Goiás, pelo Anapolina-GO, URT-MG, Novo Horizonte-GO, Goianésia-GO e Tombense-MG. Agora, em 2016, ele defenderá as cores do Vila Nova-GO, após ter ficado três meses longe dos gramados, sem clube.