quarta-feira, 2 de abril de 2014

MG: briga entre atleticano e jornalistas termina em demissão


Em boa fase em campo no Atlético-MG, o atacante Neto Berola exagerou fora das quatro linhas. Após a vitória da equipe sobre o América-MG, no Independência, por 4 a 1, pela primeira partida das semifinais do Campeonato Mineiro, o jogador extrapolou em um comentário nas redes sociais e causou polêmica em Belo Horizonte.

Os personagens desta história, além do próprio jogador, são os jornalistas Bob Faria, da TV Globo, e Lélio Gustavo, da TV BH News e, agora, ex-Itatiaia. Após uma boa partida, o atleticano acusou o comentarista global de receber dinheiro para falar bem de outros jogadores. A atitude foi duramente criticada por
Gustavo.

Em boa fase, Neto Berola (foto) acusou global de receber para elogiar atletas; Lélio Gustavo tomou as dores do colega de imprensa e foi demitido da Rádio ItatiaiaFoto: Ramon Bitencourt / Lancepress!

Após o confronto de ida da semifinal, quando fez gol e deu assistência, o atacante foi até uma rede social e falou mal de Bob Faria. “Chupaaaaaa Bob m... Faria! Só sabe cornetar, so pq não pago pra falar bem de mim, agora vc vai ter motivos pra poder falar mal de mim seu Ma...... do car...! Aqui é Galo e pode torcer contra!”, desabafou na rede.

Vale ressaltar que as criticas sobre Berola são constantes. O jogador está no Atlético-MG desde 2010 e vive agora um dos melhores momentos com a camisa alvinegra. Há pouco tempo o avante era tido como a principal moeda de troca em negociações e já teve seu nome ventilado em outros clubes brasileiros.

Dias depois o comentarista Lélio Gustavo se sentiu incomodado com a postura do jogador na internet e falou sobre o caso na TV BH News. O jornalista não poupou palavras em sua crítica.

“Ô Neto Berola, jogadorzinho de quinta categoria, fica na sua, jogadorzinho de m.... Para falar de companheiro meu de imprensa, você tem que chegar à Seleção Brasileira pelo menos. Seu cocô, seu b.... Você é um b.. rapaz, você é um b..., um nada, um b... Você não presta, você é um péssimo jogador, você é um péssimo jogador, cocô. Não aguenta jogar 90 minutos, não exerce bem o que você tem que fazer. Para falar de companheiro meu da imprensa você tem que nascer de novo rapaz”, xingou, ao vivo.


Guilherme ganha vaga no Atlético-MG para enfrentar Santa Fé

Em seguida, Lélio Gustavo leu no ar o texto postado por Neto Berola nas redes sociais e continuou as ofensas. “Você deve estar brincando comigo né? Jogadorzinho de merda, de quinta categoria, não joga nada. Só joga campeonatinho mineiro e não consegue ficar 90 minutos em campo, pois é bichado, bichado! Volta para a m... do Vitória, sai do Atlético seu b...”, esbravejou.

Em seguida, o companheiro de Lélio Gustavo no programa, o narrador Osvaldo Reis Piquitito, da Rádio Globo, prosseguiu no assunto e lamentou o fato de Neto Berola ter recebido o apoio de companheiros também por comentários na web. Gustavo seguiu com as críticas aos atleticanos.

“Vocês fiquem nas suas que vocês não estão jogando p... nenhuma. Foram ao Marrocos e não jogaram nada. Vocês têm é que comer grama, tem que comer grama, entendeu. Aqui ó, menos aí e menos mesmo, menos mesmo. Ninguém tem procuração para defender o Bob aqui não, mas vai com calma aí meu chapa”, encerrou.

Após as fortes declarações, o comentarista foi demitido da Rádio Itatiaia, empresa na qual trabalhou por mais de 20 anos. Nos últimos tempos, Lélio Gustavo sofreu um infarto e vinha cuidando de sua saúde. Em conversa com o Terra, ele foi atencioso com a reportagem e disse que já tem novos projetos e propostas e em breve estará novamente no ar. Ele garantiu ainda que não deve voltar a comentar futebol pelo menos até a Copa do Mundo.

Vitória solta nota

Os comentários de Lélio Gustavo incomodaram a diretoria do Vitória, que dias depois “externou sua indignação” com o fato com uma nota sobre o caso em seu site oficial. Em carta assinada pelo presidente do conselho diretor do Esporte Clube Vitória, Carlos Sérgio Falcão, o clube se mostrou perplexo com o caso.

“Expressões como a proferida pelo comentarista não deveriam, de forma alguma, ser utilizadas publicamente, sobretudo ao se referir a uma instituição com 115 anos de fundação, reconhecida nacionalmente pela transparência e respeito com que trata os profissionais e entidades com que se 

relaciona”.

No fim do documento, Falcão ainda reforçou que o departamento jurídico do clube foi acionado para que as medidas fossem tomadas.

BH News

A jovem TV Mineira BH News também soltou um comunicado sobre o caso. Na carta, divulgada também no site do Vitória, a empresa de comunicação da capital mineira discorda da postura de seu profissional e garante que medidas administrativas foram tomadas.

Globo, Atlético-MG e jogador se calam

Após o fato, ficou claro o posicionamento da Globo, Atlético-MG e do jogador Neto Berola. As partes ficaram caladas durante todo o caso, e o comentarista Bob Faria não divulgou nada sobre o acontecimento.

O clube alvinegro também se manteve fora da polêmica, sem qualquer manifestação sobre o assunto, assim como o atleta.


TERRA