sábado, 5 de abril de 2014

Clássico turco e briga acirrada por vagas na próxima Liga dos Campeões




Conforme o fim da temporada vai se aproximando, é natural que cada rodada seja importante para definições na tabela. Neste final de semana, a história não é diferente. Na Inglaterra, o principal jogo é também aquele que pode deixar a disputa por vagas na Liga dos Campeões ainda mais acirrada. Na Alemanha, outro confronto entre times bem colocados e de olho na competição europeia.


Mais ao leste da Europa, temos um dos maiores clássicos do mundo. Em Istambul, o Galatasaray recebe o arquirrival Fenerbahçe em jogo com quase nenhuma importância para a tabela, mas com toda a relevância para os torcedores. Desafio para Júlio César e oportunidade de ouro para Edinson Cavani também estão entre as principais histórias dos próximos dois dias.
O jogão

Everton x Arsenal
Domingo, 09h30 (Fox Sports)

Mais que um duelo entre duas equipes que fazem campanha interessante na Premier League, o jogo entre Everton e Arsenal será também de extrema importância para a tabela e para as pretensões de ambos os times para a próxima temporada. Atualmente, os Gunners ocupam a quarta colocação, posição que garante vaga nos playoffs da Liga dos Campeões. Logo em seguida, em quinto lugar, estão os Toffees, que fazem ótima temporada e, com um jogo a menos em relação ao adversário deste domingo, tem apenas quatro pontos a menos. Uma vitória dos donos da casa diminuiria para apenas um ponto a diferença, e com os comandados de Roberto Martínez com um jogo ainda a ser realizado. Conseguir lugar na Champions seria fantástico para o Everton, que não disputa a competição continental desde a temporada 2005/06.
O clássico


Drogba é a aposta do Galatasaray no clássico turco (Foto: AP)

Galatasaray x Fenerbahçe
Domingo, 13h

Na tabela, não há tanta disputa entre Galatasaray e Fenerbahçe. O time de Didier Drogba e companhia está na segunda colocação, a dez pontos dos rivais, que lideram com um jogo a menos e têm o título bem encaminhado. Ainda assim, isso não tira do confronto entre os dois neste domingo a atmosfera incrível que cerca o clássico. Trata-se da maior rivalidade da Turquia e uma das maiores do mundo. Ambos estão em Istambul, mas divididos pelo Estreito de Bósforo. Do lado europeu, o Galatasaray, do lado asiático, o Fenerbahçe. A separação não é apenas geográfica, mas também cultural, e isso ajuda a compôr a grandeza da rivalidade. No primeiro turno, o Fener foi o mandante e se aproveitou da força de sua torcida para vencer por 2 a 0. Agora, mesmo com pouquíssimas chances de título, o Gala espera ao menos conseguir devolver o revés de novembro do mês passado.
Fique de olho também

Borussia Dortmund x Wolfsburg
Sábado, 13h30 (ESPN+)

O Bayern de Munique já venceu com tempo recorde a Bundesliga desta temporada, mas isso não significa que não há mais pelo que lutar no torneio. A definição de quem ficará com as vagas europeias ainda está bastante aberta, e o jogo entre Borussia Dortmund e Wolfsburg neste sábado é essencial para essa luta. Os aurinegros estão na segunda colocação, com 55 pontos, mas não gozam de muita tranquilidade. O Schalke 04 aparece no terceiro lugar com um ponto a menos, e o Bayer Leverkusen, embora um pouco distante, com 48, pode chegar ainda. Portanto, é bom que o time de Jürgen Klopp siga vencendo. Para o Wolfsburg, a importância da partida se dá pelo fato de que a equipe está muito perto de entrar no pelotão de times que se garantem na Champions. Na quinta colocação com um ponto a menos que o Leverkusen, os lobos são os mais próximos de desafiar os hoje classificados para a competição europeia.

Real Sociedad x Real Madrid
Sábado, 15h (ESPN Brasil)

Sem Cristiano Ronaldo para o jogo deste sábado, o Real Madrid seguirá correndo atrás do prejuízo de perder duas partidas em sequência em La Liga (para Barcelona e Sevilla). Os blancos estão a três pontos do líder Atlético de Madrid, que neste final de semana encara o complicado Villarreal. Portanto, é bom o Real pontuar para o caso de um tropeço dos colchoneros. No entanto, a Real Sociedad promete dificultar as coisas para o time da capital. Jogando em casa, recentemente a equipe já bateu o Barcelona, o que dá confiança para repetir o feito contra os comandados de Carlo Ancelotti.
O reencontro

Anzhi Makhachkala x Dynamo Moscou
Domingo, 09h

Nada menos que seis jogadores do Dynamo Moscou retornam ao palco em que atuaram na temporada passada. Com a retirada dos investimentos de Suleiman Kerimov do Anzhi, muitos atletas deixaram o time, incluindo na conta seis que foram para o Dynamo. Christopher Samba, Vladimir Gabulov, Igor Denisov, Yuri Zhirkov, Aleksandr Kokorin e Aleksey Ionov, hoje defendendo os interesses da equipe de Moscou, tentarão repetir o desempenho do primeiro turno, quando venceram seu ex-clube por 2 a 1 na segunda rodada do Russão.
O cara



Paris Saint-Germain x Rennes
Sábado, 12h (Sportv 2 e TV5)

Sem Zlatan Ibrahimovic, contundido no jogo contra o Chelsea na Liga dos Campeões, Edinson Cavani assume o protagonismo no ataque do Paris Saint-Germain para o jogo deste final de semana contra o Rennes. De dezembro para cá, a média de gols do uruguaio na Ligue 1 caiu um pouco, e essa é a oportunidade de mostrar serviço, ganhar confiança e retomar o nível do primeiro semestre da temporada. Sem Ibra, naturalmente Cavani jogará mais à frente, e, contra um adversário irregular como o Rennes (12º colocado), pode ser o momento perfeito para uma arrancada final, tendo em vista o fim da temporada e, é claro, a Copa do Mundo.
O brasileiro

Júlio César
Columbus Crew x Toronto
Sábado, 19h (ESPN+)

Júlio César transferiu-se para o Toronto não só pelo lado financeiro, forte na equipe canandense neste momento, mas também para ter tempo de jogo e chegar em forma para a Copa do Mundo. Neste sábado, portanto, terá um desafio interessante: o Columbus Crew, líder da Conferência Leste da MLS e ataque mais efetivo dessas primeiras rodadas. Após vitórias nos dois primeiros jogos, sofrendo apenas um gol, o Toronto foi atropelado pelo Real Salt Lake por 3 a 0 na última rodada, então o goleiro precisa dar uma mostra de que pode ser confiável.
Passe longe

Zenit x Rubin Kazan
Domingo, 06h30 (ESPN)

O Zenit é o segundo colocado da Premier League russa e segue de perto o líder Lokomotiv Moscow, com apenas um ponto a menos. É um time interessante e que conta com o titular da seleção brasileira Hulk. Ainda assim, não vale a pena acordar às 6h30 de um domingo para ver esse jogo. É, inclusive, mais aceitável que você assista a esse jogo por começar bem na hora em que você estará chegando da balada que pela hipótese de se levantar tão cedo.


Site Trivela