quinta-feira, 6 de março de 2014

AMISTOSOS INTERNACIONAIS: BALANÇO DOS JOGOS



Jogando no Vicente Calderón, em Madri, a Espanha venceu a Itália por 1 x 0, em seu último compromisso antes da lista final dos 23 convocados para a Copa do Mundo.

O único gol da partida saiu aos 18 do segundo tempo. Pedro recebeu na entrada da área e bateu rasteiro, fraco, mas o goleiro Buffon acabou aceitando, em bola que passou por debaixo de suas mãos.

A partida marcou ainda a estreia de Diego Costa pela Fúria. Ainda pelo lado da Espanha, outro hispano-brasileiro, Thiago, também jogou. Na Itália, Thiago Motta começou entre os titulares de Cesare Prandelli.

Esse foi o terceiro encontro entre Espanha e Itália num intervalo de 18 meses. Em todos os duelos, os espanhóis levaram a melhor, sendo os dois últimos pela final da Euro-2012 e pelas semifinais da Copa das Confederações-2013.

**************************************************************


Portugal enfrentou nesta quarta-feira um concorrente direto da seleção brasileira no Grupo A da Copa do Mundo. Liderado pelo melhor do mundo, Cristiano Ronaldo, a seleção portuguesa goleou o Camarões, por 5 x 1. De quebra, CR7 ainda quebrou o recorde de gols de Pauleta.

No primeiro tempo, Portugal abriu o placar aos 21, com Cristiano Ronaldo. Aos 43, Camarões deu um susto nos donos da casa e deixou tudo igual, com Aboubakar.

Na segunda etapa, veio a goleada portuguesa. Com gols de Raul Meireles, Fábio Coentrão, Edinho e mais um de Cristiano Ronaldo, a seleção lusitana fechou o marcador em 5 x 1.

Portugal está no Grupo G, com Alemanha, Estados Unidos e Gana. Já Camarões terá pela frente o Brasil, México e Croácia, no Grupo A.

***********************************************************************


A França encarou um duro adversário no último amistoso antes da convocação para a Copa do Mundo. Jogando no Stade de France, os Bleus reconquistaram a confiança ao bateram a Holanda por 2 x 0. Resultado que encerra um tabu de 14 anos, com duas vitórias e um empate para a Laranja Mecânica, nos últimos três jogos.

Os dois treinadores, Didier Deschamps e Louis Van Gaal aproveitaram para fazer algumas observações e optaram por uma escalação mais alternativa. Destaque para a estreia do jovem Antoine Griezman, pelos Bleus. Enquanto, Jean Paul Boëtius ganhou uma oportunidade no ataque laranja ao lado de Van Persie.

Mas com a bola rolando quem brilhou foram duas figuras conhecidas. Em grande fase, Benzema abriu o placar aos 32 minutos, após receber belo lançamento de Matuidi. O volante do PSG, deixou o dele aos 41. Valbuena descolou um bom cruzamento para a área e o camisa 14 completou de voleio, um golaço.

A Holanda estreia na Copa do Mundo, contra a Espanha, no dia 13 de junho, na Arena Fonte Nova. Enquanto, a França encara Honduras, no Beira-Rio, no dia 15.

*********************************************************************


Com um gol solitário de Sturridge, a Inglaterra bateu a Dinamarca por 1 x 0, nesta quarta-feira, em Wembley.

O atacante do Liverpool aproveitou uma linda jogada do estreante Lallana, para escorar de cabeça e dar números finais à partida, aos 37 do segundo tempo.

A Inglaterra está no Grupo D da Copa, ao lado de Itália, Uruguai e Costa Rica. A estreia do English Team será diante dos italianos, no dia 14 de junho, na Arena Amazônia, em Manaus-AM.

********************************************************************


Austrália e Equador se enfrentaram nesta quarta-feira no último amistoso antes da convocação das seleções para a Copa do Mundo. Depois de abrir 3 x 0, a seleção australiana não resistiu a falta de um jogador, o goleiro Langerak foi expulso, e sofreu a virada, por 4 x 3.

No primeiro tempo, a Austrália parecia que iria golear o Equador. Com dois gols de Cahill e um de Jedinak, a seleção da Oceania abriu 3 x 0 no placar.

O que parecia uma vitória tranquila, se transformou em um drama na segunda etapa. Com o goleiro Langerak expulso, aos 13 minutos, a seleção equatoriana veio com força e conseguiu virar a partida. Fidel Martinez, Segundo Castillo, Edwin Valencia e Édison Méndez, marcaram os gols da vitória da equipe sul-americana.

A Austrália está no Grupo B, com Espanha, Holanda e Chile. Já o Equador enfrenta Honduras, França e Suíça, pelo Grupo E.

*******************************************************************


Grande candidata a sensação da Copa do Mundo, a Bélgica recebeu a Costa do Marfim e surpreendida no fim da partida, ficando no empate em 2 x 2. Fellaini e Nainggolan marcaram para os donos da casa. Drogba e Gradel fizeram pela seleção africana descontou no fim.

Jogando em Bruxelas, a seleção belga abriu o placar logo no começo do jogo. Aos 17 minutos, após bom passe do meia Mertens, Fellaini deixou o dele.

Na segunda etapa, depois de algumas mudanças em ambas equipes, os Diabos Vermelhos aumentaram o marcador com Naiggolan, aos 6 minutos. Aos 29, a seleção africana começou a reação. Primeiro foi com o craque da equipe, Didier Drogba. O segundo, no último minuto, foi do atacante Gradel

Bélgica está no Grupo H, com Rússia, Argélia e Coreia do Sul. Já a Costa do Marfim faz parte do Grupo C, com Japão, Colômbia e Grécia.

*********************************************************************


Mesmo fora da Copa do Mundo, Polônia e Escócia decidiram aproveitar a data Fifa para manter o ritmo. Jogando em Varsóvia, os escoceses conseguiram a vitória com o gol do volante Brown.

A Polônia parece ter sentido a ausência de seu principal goleador, Robert Lewandowski, que desfalcou a equipe por conta de uma lesão no joelho. A equipe da casa criou pouco e teve dificuldades para finalizar.

Já a Escócia apostava na força física e chegou a vitória, aos 32 minutos do segundo tempo, com o volante do Celtic, Scott Brown.

**********************************************************************


Sempre favorita quando o assunto é Copa do Mundo, a Alemanha entrou em campo nesta quarta-feira para enfrentar a forte seleção do Chile. Mesmo sem mostrar um grande futebol, a seleção alemã venceu, por 1 x 0, com gol de Gotze e encerrou os amistosos antes da convocação.

Pela seleção chilena, o meia Aranguiz, do Internacional, começou a partida como titular. Valdivia, jogador do Palmeiras, entrou apenas no segundo tempo.

O único gol da partida foi marcado aos 16 minutos do primeiro tempo. Gotze aproveitou passe de Ozil e deu a vitória para os alemães.

A Alemanha está no Grupo G, com Portugal, Gana e Estados Unidos. Já o Chile faz parte do Grupo B, com Espanha, Holanda e Austrália.

***********************************************************************



Bicampeã mundial, a seleção uruguaia travou na Áustria, nesta quarta, não indo além de um empate em 1 x 1.

Janko abriu o placar para os austriacos, mas o são-paulino Álvaro Pereira deixou tudo igual para a Celeste.

O Uruguai está no Grupo D da Copa do Mundo, ao lado de Costa Rica, Itália e Inglaterra. A estreia dos uruguaios está marcada para o dia 14 de junho, contra a Costa Rica, no Castelão, e Fortaleza.


************************************************************************


Na série de amistosos preparatórios para a Copa do Mundo, a Suíça enfrentou a Croácia, em St. Gallen. A partida foi muita disputada e terminou com um 2 x 2, que agradou aos dois lados. Drmíc e Olic foram os destaques com dois marcados, cada.

O primeiro tento suiço saiu aos 33 minutos, mas seis minutos mais tarde o atacante do Wolfsbug, Ivica Olic deixou tudo igual. Mal deu tempo para os croatas comemoraram e Drmíc colocou os donos da casa em vantagem.

Já na segunda etapa, Mandzukic deu lugar à Jelavic. Aos 11 minutos, Olic deixou tudo igual e fechou o placar. O brasileiro Eduardo da Silva, entrou na vaga de Kovacic, enquanto Modric subustituiu Males. Já na Suiça, Ottmar Hitzfield sacou Shaqiri, Inler e Lichensteiner para as entradas de Mehmedi, Dzemaili e Lang, respectivamente.

A Croácia abre a Copa do Mundo 2014 diante do Brasil, no dia 12 de junho, na Arena Corinthians. Já a Suíça tem seu primeiro compromisso em 15 de junho, contra o Equador, em Brasília, pelo grupo E.


*********************************************************************



Em jogo que esteve perto de não acontecer, Ucrânia e Estados Unidos se enfrentaram nesta quarta-feira,no Chipre. Até a última segunda, o duelo estava vetado por conta da crise política que atinge a Ucrânia.

Com a bola rolando, melhor para os europeus, que fizeram 2 x 0. Os gols da partida foram marcados por Yarmolenko e Devic.

A Ucrânia ficou perto de uma vaga na Copa, mas caiu na repescagem europeia para a França. Já os Estados Unidos liderou o hexagonal final da Concacaf e se garantiu no Mundial.


**********************************************************************


Na primeira partida sem o craque Radamel Falcao, que corre contra o tempo para se recuperar de uma cirurgia no joelho esquerdo à tempo de disputar a Copa do Mundo, a Colômbia só ficou no empate com a Tunísia no duelo disputado no Estádio Cornellà-El Prat, em Barcelona.

Aos 20 minutos do primeiro tempo, o jovem James Rodriguez, companheiro de Falcao no Monaco, um dos principais nomes da nova geração da equipe cafetera, abriu o placar para o escrete sul-americano, de pênalti. O tunisiano Wahbi Khazri, quinze minutos depois, deixou tudo igual no marcador.

O atacante Arthur Ramos, do Herta Berlim, artilheiro da Bundesliga, finalmente ganhou uma chance do técnico José Pekerman, mas não conseguiu ir às redes. O empate contra uma seleção que sequer irá ao Mundial poderia ser visto com preocupação pela comissão técnica colombiana. Os cafeteros, no entanto, preferem manter o otimismo quanto à recuperação de Falcao para a Copa do Mundo, acreditando, assim, que têm uma seleção forte nas mãos.


**********************************************************************



Jogando no estádio do Olympiacos, no Piraeus, na grande Atenas, a Grécia foi derrotada pela Coreia do Sul por 2 x 0, repetindo o placar do último confronto entre ambos, na África do Sul, durante a última Copa.

O jogo começou equilibrado, com a Coreia do Sul um pouco melhor. Logo no começo, o goleiro Glikos foi obrigado a fazer grande defesa. No entanto, ainda superior, a Coreia chegou ao primeiro gol da partida com Gun-Young Park, que recebeu no meio da dupla de zaga reserva da Grécia, e bateu na saída do goleiro, marcando seu 24° gol com a camisa de sua seleção.

Pouco após o gol, Holebas fez grande jogada pela esquerda e cruzou para o capitão Katsouranis, que, sem goleiro, chutou a bola na trave. Aos 30, com muita pressão, a Grécia acertou duas bolas no travessão com Torosidis e Papadopoulos, no mesmo lance, assustando a defesa e o goleiro coreano.

No segundo tempo, a Coreia ampliou logo aos 10 minutos, com Heung-Min Son, em jogada pelo lado esquerdo. A Grécia continou perdendo muitos gols, não conseguindo furar a defesa coreana. Assim, os gregos seguem sem vencer os coreanos.

A Grécia está no Grupo C da Copa do Mundo, com Costa do Marfim, Japão e Colômbia, adversário da primeira partida dos gregos, no Mineirão, dia 14 de junho. Já a Coreia do Sul está no Grupo H, com Bélgica, Argélia e Rússia, adversário da primeira partida dos coreanos, dia 17 de junho, na Arena Pantanal.