sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

ESPECIAL LIBERTADORES: Os clubes peruanos venceram no Brasil apenas uma vez na história

Universitário foi o dono da façanha


Por: José Dias Sorriso
Futblog do Sorriso



A Copa Libertadores da América vai começar com tudo em sua fase de grupos, após a disputa dos jogos na fase Pré, com as equipes do Botafogo, Nacional (URU), Santa Fé (COL), Atlético-PR, Universidad de Chile e Lanús, avançando. A Libertadores que é o maior torneio de clubes da América e tem como seu atual campeão, o Atlético-MG, que derrotou o Olímpia na final de 2013.

Estádio de Cuzco/Fonte: wikipedia.com by James Preston

O Futblog do Sorriso destaca nesta matéria especial sobre a Libertadores, os times peruanos, que sempre chegam para a disputa do torneio com aquele estilo do vamos jogar e ver até aonde podemos chegar. As melhores colocações de um time peruano na Libertadores foram em 1972 e 1997, com o Universitário e Sporting Cristal, respectivamente, onde conquistaram o vice-campeonato, sendo derrotados na decisão por Independiente e Cruzeiro.

Neste ano de 2014, o futebol peruano será representado por Universitário e Real Garcilaso, já que o Sporting Cristal caiu na Pré-Libertadores para o Atlético-PR, sendo derrotado nos pênaltis. O Universitário, que é dono de uma das maiores torcidas do país, que são fanáticos e jogam juntos com a equipe, no temido Estádio Monumental, que mais se parece um caldeirão e quem for jogar lá não vai passar bem. O clube que contará com o reforço do zagueiro brasileiro Dalton, ex-Internacional.

Estádio Monumental

O Real Garcilaso, é outro que vai representar o país na Libertadores e contará com a ajuda da altitude para derrotar seus adversários, entre eles o Cruzeiro, um dos maiores vencedores da competição. O jogo contra o time mineiro vai acontecer na cidade de Cuzco, no próximo dia 12. O Garcilaso, que vem em mais uma Libertadores, já que atuou na última edição do torneio.

Para a infelicidade dos peruanos, jogar contra brasileiros nunca foi um bom negócio, principalmente quando atuam fora de casa. Só venceram no Brasil uma vez, em uma vitória do Universitário sobre o Palmeiras por 2 a 1, longiquo ano de 1979, Estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu).