terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

ENTREVISTA: Futblog do Sorriso, atravessou a fronteira, e conversou com o único brasileiro que atua no futebol da Macedônia

Stenio Junior é um dos grandes destaques da principal Liga do País 



Por: José Dias Sorriso
Futblog do Sorriso

EXCLUSIVO



Stenio Junior, atleta de 22 anos, atua pelo Shkendija FK, da Macedônia


O Futblog do Sorriso atravessou a fronteira, e fez uma ponte até a Europa, onde conversou com o único jogador brasileiro que atua na Liga da Macedônia. Stenio Junior, falou de sua carreira e como é atuar naquele país. 

O atleta revelou sua satisfação de ter o futebol valorizado por lá e ainda afirmou não ter o desejo de retornar precocemente ao Brasil. Com passagem também pelo futebol búlgaro, o jovem atleta chegou na Macedônia, onde conquistou seu espaço e é tido como ídolo dos torcedores locais.


Confiram a entrevista exclusiva de Stênio Junior, ao Futblog do Sorriso:

Futblog do Sorriso: Primeiramente. Nos fale de sua pessoa. Quem é o Stenio Junior ?

Stênio Junior: Me chamo Stenio Marcos da Fonseca Salazar Junior. Sou natural da cidade de Horizonte, no Ceará. Nascido em 10/06/1991. Tenho 22 anos. Sou casado e sigo a minha carreira de jogador profissional, atuando aqui no futebol da Macedônia.

Futblog do Sorriso: Onde o Stenio iniciou a carreira e como chegou ao futebol profissional ?

Stenio Junior: Assim como muitos, eu cheguei ao futebol profissional por meio de testes e tive como meu primeiro treinador, um senhor chamado Totonho, quando eu ainda iniciava lá no Eusébio Futebol Clube, um time da terceira divisão cearense. No Eusébio, assinei meu primeiro contrato com 18 anos. Após passar pelo Eusébio, fui atuar no Santa Cruz de Recife e voltando novamente ao futebol cearense, passei a jogar pelo Horizonte, que disputava ali a primeira divisão. Agora estou atuando no futebol da Macedônia. Vim para a Europa, primeiro passei por um Clube da Bulgária, o  Litex Lovech FK e  por meio de empréstimo vim parar aqui no futebol macedônio. Meu primeiro clube no país foi o  Pelister FK, onde fiz a primeira fase do campeonato e fui comprado por uma outra equipe aqui da Macedónia, o Shkendija FK. Esta é minha atual equipe.

Futblog do Sorriso: Como tem sido para você, esta experiência no futebol internacional e nos conte como é atuar neste país. Como é o futebol aí na Macedônia ? 

Stenio Junior: No começo foi difícil, idioma, estilo de vida, clima. Quando cheguei aqui, estava no inverno.
O futebol é super diferente do Brasil, aqui eu me senti mais valorizado. Até dá para se adaptar com o estilo de jogo e formação deles, mas foi um pouco difícil e tive que ter instinto de guerreiro e estou conseguindo boas atuações e realizações.

Futblog do Sorriso: Algum outro brasileiro, atua por aí ou não ?

Stenio Junior: Sou o único brasileiro que joga na Macedônia. Encontrei a alguns dias atrás com um brasileiro, que mora por aqui. Ele me disse que tenho uma grande responsabilidade de honrar o futebol brasileiro na Macedônia, já que sou o único atleta verde-amarelo que joga no país. São poucos brasileiros que vestiram camisa de algum time daqui.

Futblog do Sorriso: Em que rodada já se encontra a Liga e qual o balanço você faz de sua equipe ?

Stenio Junior: Estamos na Turquia fazendo a preparação para o começo da segunda fase do nosso campeonato, que já terá jogo no próximo dia 2. Estamos atuando em jogos amistosos e temos tudo para alcançar os nossos objetivos.

Futblog do Sorriso: Nos conte um fato marcante, ocorrido com você na Macedônia ?

Stenio Junior: Fato marcante aqui na Macedônia, foi quando marquei 4 gols na mesma partida em uma equipe que estava invicta dentro de seu campo, ganhamos de 4 a 2 e quando chegamos de volta em nossa cidade todos os torcedores do Pelister ( antigo clube ), estavam nos aguardando para festejar, me colocaram nos braços, me agradeceram e me chamaram de Fenômeno da Macedônia ( risos), foi uma coisa que me deixou muito orgulhoso de mim mesmo e de meu trabalho.

Futblog do Sorriso: Você tem vontade de retornar ao Brasil e por qual clube gostaria de jogar ?

Stenio Junior: No momento não tenho a intenção de voltar ao Brasil. Estou muito bem aqui. Retornando ao Brasil, como corintiano que sou, gostaria de um dia poder jogar lá no Corinthians.Todos os jogadores tem um sonho e este é o meu. No momento pretendo seguir firme aqui na Europa, construir minha vida primeiro e depois sim, retornaria novamente ao meu país. Tenho em mente que muitos jogadores no Brasil não são valorizados, como deveriam. Por isso pretendo continuar aqui e ir ao Brasil somente para ver minha família e meus grandes amigos.