sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Decisão do Mundial, Muriqui contra Atlético e clássicos europeus

Bayern Gotze Mundial de Clubes 960
Final do Mundial de Clubes, clássicos europeus e jogos que podem mudar as primeiras colocações em campeonatos nacionais. Esses são os ingredientes para este final de semana de futebol internacional. Na Itália, os rivais Internazionale e Milan, em baixa, se enfrentam no San Siro, esperando dar início a uma reação na Serie A. Já na Inglaterra, Arsenal e Chelsea fecham a rodada da Premier League em partida que pode tirar os Gunners da liderança. A França vê o líder Paris Saint-Germain receber o terceiro colocado Lille, que faz boa campanha e pode embolar a ponta da tabela da Ligue 1 para o ínicio de 2014.
Além desses destaques, a sensação Luis Suárez volta a ser o principal candidato a protagonista do Inglês no final de semana, já que o Liverpool pega o fraco Cardiff dentro do Anfield. No Marrocos, Guangzhou Evergrande e Atlético Mineiro abrem o sábado de Mundial de Clubes com a disputa de terceiro lugar, partida especial principalmente para Muriqui, ex-jogador do Galo e destaque dos chineses. Mais tarde, os anifitriões Raja Casablanca terão a difícil missão de não ser destruído pelo Bayern de Munique, na grande decisão.
O jogão
Arsenal x Chelsea
Segunda-feira, 18h

Após as surpreendentes derrota e eliminação para o Sunderland na Copa da Liga Inglesa, o Chelsea terá de responder em campo logo contra o líder da Premier League. Criticado pela derrota, Mourinho cogitou ser – ainda mais – pragmático para conseguir resultados de 1 a 0, afirmando que “não é algo difícil de se fazer”. Certamente o placar mínimo contra o Arsenal, no Emirates, sairia melhor que a encomenda para os Blues, mas mesmo isso deverá ser muito difícil de ser conquistado, embora este seja o melhor momento para tentar. Os Gunners vêm de uma derrota humilhante por 6 a 3 para o Manchester City na rodada passada e, assim como os rivais de Londres, precisam mostrar para o torcedor que não há nada demais com o que se preocupar.
O clássico
Internazionale x Milan
Domingo, 17h45 (Fox Sports)

Em má fase, Milan e Inter fazem clássico na Itália (AP Photo/Luca Bruno)
Em má fase, Milan e Inter fazem clássico na Itália (AP Photo/Luca Bruno)

Nesta temporada, Internazionale e Milan estão longe de ter o mesmo protagonismo que já tiveram no futebol italiano. Ainda assim, o Derby della Madonnina continua muito prestigiado e é a principal rivalidade que entrará em campo neste final de semana. Ambos não fazem boa campanha na Serie A, e o máximo pelo qual irão brigar é uma vaga na Liga dos Campeões, com os Rossoneri pouco cotados até para isso.
Uma vitória no clássico de Milão poderia significar o começo de uma reviravolta importante para qualquer um dos dois clubes. Se, por um lado, o Milan é apenas o 11º colocado e venceu um de seus seis jogos, a Inter, em quinto lugar, estacionou após três empates e uma derrota nas últimas quatro partidas. O jogo não promete ser de muita qualidade, mas certamente briga e emoção terá. Resta saber quem ficará de pé para tentar dar início a uma arrancada na Lega Calcio.
Fique de olho também
Valencia x Real Madrid
Domingo, 18h
Cinco pontos atrás dos líderes Barcelona e Atlético de Madrid, o Real vai até o Mestalla encarar o combalido Valencia para tentar diminuir a distância para seus rivais na tabela. A última partida dos Chotos foi justamente contra o Atleti, e após conseguir segurar os Colchoneros por 45 minutos, foram atropelados por 3 a 0 no segundo tempo. E é nessa fragilidade defensiva, e no possível retorno de Cristiano Ronaldo e Gareth Bale, que os merengues apostam para triunfar fora de casa. Antiga terceira força da Espanha, o Valencia já não representa algum tipo de perigo para Barça e Real, mas ainda é um adversário interessante.

Paris Saint-Germain x Lille
Domingo, 18h (ESPN Brasil)

A última partida do Paris Saint-Germain no ano será muito importante para o panorama da Ligue 1 de janeiro para frente. Na liderança da competição com 43 pontos, o clube da capital francesa ainda vê o Monaco muito próximo no retrovisor, com 41, e o Lille, adversário deste domingo, vem logo atrás, com 39. Uma vitória dos visitantes embolaria a briga pela ponta e permitiria ao Monaco a tomada da liderança, tornando as coisas muito mais interessantes para o reinício do Campeonato Francês no dia 10 de janeiro.
Para evitar que isso aconteça, o PSG espera que sua principal contratação nesta temporada, o uruguaio Edinson Cavani, mantenha o ótimo retrospecto recente, em que marcou cinco gols nos últimos seis jogos. Com nove tentos nas últimas seis partidas da Ligue 1, Zlatan Ibrahimovic é, obviamente, outra grande arma dos parisienses para o confronto. Do lado do Lille, Nolan Roux, Florent Balmont e Salomon Kalou são os que mais podem fazer a diferença. Dando a lógica, o time da casa é o favorito, mas não se pode desprezar a boa campanha do Lille.

Raja Casablanca x Bayern de Munique
Sábado, 14h30 (Fox Sports, Sportv e Band)

É claro que todos aqueles que gostam de futebol prefeririam ver uma final entre Atlético Mineiro e Bayern de Munique no Mundial de Clubes de 2013. Com todo o respeito ao Raja, seria muito mais divertido assistir ao duas vezes melhor do mundo Ronaldinho Gaúcho enfrentando a atual melhor equipe do planeta. Ainda assim, a decisão se torna bastante interessante pelo o que representa o time marroquino na competição. Exceto pelo jogo de estreia contra o Auckland City, o Raja não era favorito contra Monterrey ou Atlético Mineiro. Entretanto, com um jogo de consciência e dedicação, superou os adversários latino-americanos e, empurrado por sua torcida, chegou à final.
O mais provável é que o Bayern atropele a equipe de Casablanca, mas o Raja já fez história, e seus torcedores sabem disso. Só pelo fato de eliminar o campeão sul-americano e enfrentar o campeão da Champions League, a participação das Águias neste torneio já é histórica. O jogo contra os alemães será, independentemente do resultado, uma grande honra para a equipe marroquina.
O cara
Luis Suárez
Liverpool x Cardiff City
Sábado, 10h30 (ESPN)

Suárez é o grande destaque da Premier League (AP Photo/Alastair Grant)
Suárez é o grande destaque da Premier League (AP Photo/Alastair Grant)
Mesmo com contrato vigente até o meio de 2016, Luis Suárez já está sendo procurado pelo Liverpool para uma renovação, que o tornaria o jogador mais bem pago da história dos Reds e alçaria sua multa rescisória a valores exorbitantes. E essa postura do time de Merseyside é justificada pelo desempenho do uruguaio recentemente. “Luisito” perdeu o começo da temporada por ainda estar cumprindo punição pela mordida em Ivanovic, na última Premier League, e, após ter expressado publicamente seu desejo de deixar Anfield, a diretoria via o jogador como uma grande incógnita para o ano. Mas a resposta do atleta veio rapidamente e de forma avassaladora.
É atualmente o artilheiro do Campeonato Inglês, com 17 gols em 11 jogos, além de já ter dado oito assistências na competição. Sua última grande atuação foi na rodada passada, quando carregou os Reds na goleada por 5 a 0 sobre o Tottenham em pleno White Hart Lane. Contra o fraco Cardiff, é provável que Suárez deite e role mais uma vez. Se Liga dos Campeões é o que o atacante queria, ele terá em breve. É só prosseguir com o futebol impressionante que tem apresentado.
O reencontro
Manchester United x West Ham
Sábado, 12h50 (ESPN Brasil)

Em média, o torcedor do Manchester United tem estado bem decepcionado com a equipe nesta temporada. Embora a turbulência da transição de Alex Ferguson fosse esperada, ninguém imaginava que a equipe chegaria à 17ª rodada na 8ª colocação. Neste final de semana, o time reencontra esse torcedor, precisando mostrar para ele que há motivos para não largar mão do clube neste Campeonato Inglês. Após uma vitória por 3 a 0 sobre o Aston Villa fora de casa, os Red Devils retornam ao Old Trafford, onde perderam as duas últimas partidas que disputaram, contra Everton e Newcastle. Ambos os revezes quebraram longas sequências sem derrotas do United para as duas equipes em Manchester: mais de 20 anos no caso dos Toffees e 41 anos no dos Magpies. David Moyes sabe que precisa que seu time tenha uma boa atuação diante de seus torcedores no Teatro dos Sonhos para começar a resgatar a esperança deles na equipe. Contra o West Ham, 17º colocado, terá a oportunidade perfeita para isso.
O cara
O brasileiro
Muriqui
Guangzhou Evergrande x Atlético Mineiro
Sábado, 14h30 (Fox Sports, Sportv e Band)

Muriqui comemora gol pelo Guangzhou Evergrande
Muriqui comemora gol pelo Guangzhou Evergrande

Melhor jogador da Liga dos Campeões da Ásia, Muriqui não conseguiu reproduzir contra o Bayern de Munique as atuações que o levaram a conquistar o título. Por motivos óbvios, é claro. Não era possível mostrar qualquer talento individual contra a melhor equipe do mundo jogando pelo Guangzhou Evergrande. Neste sábado, no entanto, ele sabe que pode brilhar – e, melhor, ficar em mais evidência em seu país de origem. Contra o Atlético Mineiro, seu ex-clube, Muriqui briga pelo terceiro lugar do Mundial de Clubes, em um jogo em que a diferença técnica é muito menor que foi contra os bávaros. O Galo ainda é favorito, mas o brasileiro do Guangzhou pelo menos poderá tocar na bola para mostrar por que tem se destacado tanto no futebol asiático.
Passe longe
Bétis x Almería
Sábado, 15h

Sete derrotas e dois empates nos últimos nove jogos. Esse é o cenário do Bétis em La Liga. Em 16 rodadas, venceu apenas duas partidas e, não à toa, é o lanterninha da competição. O Almería não está tão à frente: uma vitória a mais e uma posição à frente, na 19ª colocação. Embora Celta de Vigo e Osasuna se enfrentem nesta rodada, nenhuma partida supera o confronto entre as equipes da Andaluzia em questão de pouca expectativa. Pelo menos existe a possibilidade de um deles conseguir a vitória, que, pelo andar da carruagem, pode ser uma das poucas chances para ambos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.