terça-feira, 26 de novembro de 2013

Receita de sucesso! Barcelona pega o Ajax com garotada promissora

Catalães pegam holandeses com quatro jovens da base relacionados, mas isso está longe de ser motivo de preocupação para um clube com tradição com jovens


Thiago Correia -Rio de Janeiro (RJ)
Dongou e Adama - Barcelona (Foto: AFP)

Já classificado para as oitavas de final da Liga dos Campeões, o Barcelona entra em campo nesta terça-feira às 17h45 (Brasília), contra o Ajax, praticamente em remendos. O time titular não vai sofrer tanto, mas o banco terá quatro nomes praticamente desconhecidos para a maioria do público: Adama, Dongou, Sergi Gómez e Patric.
Isso pelo simples fato de a enfermaria do Barcelona estar lotada. Nomes como Messi, Valdés, Daniel Alves e Jordi Alba estão lá. Para o jogo desta terça, em Amsterdã, não há lateral-esquerdo, por exemplo.

Por isso, Gerardo Martino se vê obrigado a usar os jovens, o que, na verdade, é uma rotina de sucesso para o Barcelona. E Adriano, que também está vetado para hoje, aprova a política do clube de apostar na base. Do time principal do Barça, astros como Messi, Xavi, Piqué, Iniesta, Valdés, Fàbregas e Puyol são revelados na base premiada do clube.
– Isso é muito legal, até por ter muito sucesso. Muitas vezes, os talentos são descobertos em emergências assim. Há lesões, e em alguma urgência, vai na base, no Barcelona B, sobe esses garotos, e eles dão conta – disse o brazuca ao LANCE!Net:
– Eles já têm a nossa filosofia, o clube apoia e tem retorno. Muitas vezes não é preciso sair loucamente ao mercado de transferências. Vejo por esse lado. É importante para o clube, pela estrutura que tem. É uma inteligência do Barcelona, e há uma confiança muito grande na base, acho que faz parte até dos princípios do Barça.
Sergi Gómez já chegou a jogar sob o comando de Pep Guardiola (Foto: AFP)

Nascido "literalmente" no Barça
Um deles até já se destacou no último fim de semana. Adama, de apenas 17 anos, é quase que literalmente nascido no Barcelona. O seu parto foi em uma maternidade em frente ao Camp Nou. Ele é do juvenil e encantou Tata Martino em alguns treinos. Foi chamado para o jogo de sábado e quase fez um golaço em seus dez minutos em campo.

– Sempre gostei dele. Tem velocidade, dribla e é a nossa grande promessa, todos estão vendo – garantiu o lateral-esquerdo.
  
Adama tem 17 anos (Foto: AFP)
Os outros dois são mais defensivos. Patric é lateral-direito e já "bateu de frente" com Adriano algumas em treinos. Suficiente para ganhar elogios do brasileiro (veja mais abaixo). Sergi Gómez, zagueiro de 21 anos, já está na casa há muito tempo, e é visto como um dos sucessores de Puyol e Piqué, até pela identificação enorme que tem com o Barcelona
- O relacionamento é muito bom, eles são muito bem aceitos, para nós é um prazer ter garotos. Aconteceu com todos. Eu entrei por causa da lesão do Sérgio Manoel, no Coritiba, com o Bonamigo. Nós passamos confiança, a gente vai lá, cumprimenta, deixa eles tranquilos, para eles se integraram e terem confiança, que é fundamental, ainda mais em uma urgência. O diferencial do nosso grupo é a aceitação. Por isso que continua dando certo.
Outro nome cotado para o futuro é Dongou, que chamou atenção na pré-temporada do Barcelona, quando esteve com o time principal. Fez dois gols contra o Valerenga, e marcou no amistoso contra o Santos no meio do ano. Podem ser os novos Messi, Iniesta, Xavi, Piqué...

Culpa do calendário
A maior parte das lesões, não só do Barcelona, tem sido de ordem muscular. Para Adriano, muito disso se deve ao fato de o calendário estar apertado. Muitos jogadores acabaram de voltar de jogos intensos com suas seleções, já jogaram pelos campeonatos nacionais, e já têm Liga dos Campeões.

  
Dongou fez gol no Santos (Foto: AFP)
- Não dá para brigar com o calendário, já sabemos que não se pode fazer nada, nós somos os maiores prejudicados. A maioria dos jogadores são de seleção, e são amistosos entre aspas, querem mostrar serviço, ainda mais em ano de Copa, e no clube é a mesma coisa, sobrecarrega o jogador, e os clubes sofrem, a tabela é apertada - disse Adriano, que até falou sobre os movimentos no Brasil do Bom Senso F.C.:
- Não estou acompanhando muito, só os jogos. As manifestações devem ser feitas, desde que sejam coerentes, sem quaisquer danos materiais. Qualquer um deve brigar pelos seus direitos, não tenho dúvida. Mas é triste que isso aconteça com o nosso futebol. Espero que se resolva logo.
Por fim, Adriano falou de duas das principais estrelas do Barcelona. Messi, que vai ficar fora por praticamente dois meses no total, e Neymar, que em campo, tomou o lugar do craque argentino.
- A gente sente falta de Messi, até pela dependência e da forma que a gente joga. Mas precisamos jogar bem, até para ele sentir que estamos bem, para ele se recuperar tranquilamente. E o Neymar está preparado. Já sabíamos que com a lesão, ele era a peça para esta função, e deu muito certo, até porque ele é muito inteligente, versátil, tem ajudado muito, ele se adaptou muito rápido. Eu já sabia que seria assim, já o conhecia pessoalmente, por ser humilde, ter caráter, conseguiu.

Os novos atacantes
 

Adama – 17 anos – Atacante
Já animou a torcida do Barça no último sábado. Substituiu Neymar e, em dez minutos, quase fez um golaço. Ainda é do juvenil e tem a admiração de Adriano: “Sempre gostei dele, no futuro, vai ser um dos principais jogadores do Barcelona. Impressionou nos treinos”.


Dongou – 18 anos – Centroavante
Titular do Barça B, esteve na pré-temporada do time principal e marcou um gol no Santos. Adriano o elogia: “Já é da seleção camaronesa, tem muitas qualidades, faz bem o pivô, é centroavante, mas sabe sair da área”.


Os novos defensores
 

Patric – 20 anos – Lateral-direito
Chegou em 2008, após se destacar no Villarreal, e é titular do Barcelona B desde 2012. Adriano já treinou contra ele: “Muito inteligente, ataca e apoia bem e defende com eficiência. Está adquirindo experiência e tem muito futuro”.


Sergi Gómez – 21 anos – Zagueiro
Esteve em todas as seleções de base e até já foi titular com Pep Guardiola. Ganhou a Eurocopa Sub-19 de 2011. Também recebeu elogios de Adriano: “Um dos capitães do Barça B, ele é o substituto de Piqué. Tem boa saída de bola, é da casa e tem muita identificação com o clube".


Situação do grupo
O Barcelona está com 10 pontos e está classificado, e pega o Ajax, com quatro. Todos ss outros times ainda brigam por vaga. O Milan, com cinco, visita o Celtic, com três. Na última rodada, os italianos jogam em casa contra os holandeses, enquanto os espanhóis pegam os escoceses no Camp Nou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.