sábado, 16 de novembro de 2013

Melhor europeia nas eliminatórias, Holanda tem apagão e empata com o Japão


Do UOL, em São Paulo
Kiyotake, do Japão, e o holandês Janmaat brigam pela bola 
 AP Photo/Geert Vanden Wijngaert
 
A Holanda chegou para o amistoso deste sábado contra o Japão, na Cristal Arena, em Genk, na Bélgica, como franca favorita após consolidar a melhor campanha nas eliminatórias europeias. O time holandês abriu 2 a 0 ainda no primeiro tempo, fazendo jus ao favoritismo, mas uma reação incrível do Japão fez com o placar acabasse empatado em 2 a 2, com direito a sufoco japonês no segundo tempo.
No duelo entre a oitava colocada do ranking mundial da Fifa contra o 44º lugar, um apagão holandês na segunda etapa foi suficiente para o time japonês ganhar fôlego na reta final de preparação para a Copa do Mundo.

As duas seleções voltam a campo na próxima terça-feira para a disputa de amistosos. A Holanda encara a Colômbia, que fez boa campanha nas eliminatórias da América do Sul, em Amsterdã. O Japão continua na Bélgica e enfrenta a seleção local, que também está classificada para a Copa do Mundo de 2014, em Bruxelas.

O jogo
Aos 12 minutos de partida, na primeira chance da Holanda no ataque, Van der Vaart ganhou uma dividida da zaga após falha bizarra do japonês Uchida e tocou por cobertura na saída do goleiro Nishikawa para abrir o placar a favor do time holandês.

Depois do gol, a seleção da Holanda passou a permanecer mais tempo no campo de ataque. O Japão tinha muitas dificuldades na saída de bola, o que forçava a lançamentos de longa distância que poucas vezes resultavam em finalizações.

Aos 21 minutos, o zagueiro Uchida se recuperou da falha no gol e salvou uma chance incrível da Holanda. Lens recebeu um passe em profundidade e preparou o chute frente a frente com o goleiro japonês. No momento da finalização, Uchida conseguiu um toque providencial para afastar a bola pela linha de fundo.

A postura da seleção japonesa ficou definitivamente recuada, e a partida virou verdadeiro jogo de ataque contra defesa no meio do primeiro tempo. A Holanda, no entanto, não conseguia ter sucesso nas finalizações para ampliar o placar. O Japão defendia como podia, abusando dos chutões para a lateral e também para o campo de ataque como forma de afastar o perigo.

Aos 37 minutos, depois de um belo lançamento de Van der Vaart, o meia-atacante Robben deu um bom drible para cima da zaga japonesa e acertou um chute de perna esquerda, de fora da  área, no ângulo do gol para ampliar o placar.

Depois do segundo gol holandês, o Japão passou a se expor mais e criar jogadas. A mudança de postura deu certo rapidamente e, aos 43 minutos do primeiro tempo, após receber um bom passe na entrada da área, o atacante Osako chutou firme no canto direito do goleiro Cillessen para diminuir a vantagem da Holanda.

No segundo tempo, o Japão partiu para cima do time holandês com mais consistência. Aos 10 minutos, Nagatomo finalizou de fora da área e levou muito perigo ao gol de Cillessen. A pressão deu resultado quatro minutos depois.

Após uma bela troca de passes na entrada da área, Osako e Honda fizeram uma tabelinha em alta velocidade na frente dos zagueiros holandeses. Honda aproveitou a falta de reação da defesa adversária e chutou para o gol, empatando a partida em 2 a 2, aos 14 minutos.

O Japão voltou a assustar a Holanda aos 21 minutos do segundo tempo, quando, após nova troca de passes na frente da defesa, Kagawa arriscou um chute no canto esquerdo de Cillessen, que fez boa defesa. Na sequência, na cobrança do escanteio, o time japonês teve mais uma chance de gol, mas a defesa holandesa conseguiu afastar o perigo.

Aos 31 minutos da etapa final, foi a vez de Kakitani perder boa chance de virar o jogo para o Japão após bom passe de Kagawa. A bola acabou saindo pelo canto esquerdo do goleiro da Holanda.

Nos minutos finais, a seleção da Holanda ainda trocou passes entre seus jogos para segurar a posse de bola, diante da superioridade demonstrada pelo time japonês. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.