quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Rogério Ceni salva, São Paulo vence jogo eletrizante com a Católica e avança às quartas

 Atual campeão da Copa Sul-Americana, o São Paulo segue vivo na briga pelo bicampeonato...

  • ESPN

Rogério Ceni salva, São Paulo vence jogo eletrizante com a Católica e avança às quartas
Atual campeão da Copa Sul-Americana, o São Paulo segue vivo na briga pelo bicampeonato. Nesta quarta-feira, a equipe paulista visitou a Universidad Católica-CHI, no estádio San Carlos de Apoquindo, em Santiago, e conseguiu avançar na competição depois de uma emocionante vitória por 4 a 3. Na partida de ida, no Morumbi, as equipes empataram em 1 a 1. No ano passado, o São Paulo também eliminou o adversário chileno da competição, na fase semifinal.
O goleiro Rogério Ceni e o atacante Aloísio foram os dois principais destaques da classificação são-paulina. O arqueiro viveu uma noite inspiradíssima, praticando ao menos cinco defesas difíceis. Já Aloísio, herói da equipe na vitória do último domingo, sobre o Bahia, fez os dois primeiros gols do time, além de ter dado a assistência para o gol anotado por Ademílson. O outro gol do time paulista foi marcado por Welliton. O São Paulo ainda teve Paulo Henrique Ganso expulso no fim da partida.
Nas quartas de final da competição sul-americana, o São Paulo vai duelar com o vencedor do confronto entre Bahia e Nacional de Medellín, da Colômbia. Os colombianos venceram o primeiro compromisso por 1 a 0. As duas equipes estarão frente a frente novamente nesta quinta-feira, na Arena Fonte Nova.
Classificado na Copa Sul-Americana, o São Paulo tentará continuar a sua arrancada no Campeonato Brasileiro. No domingo, a equipe do técnico Muricy Ramalho visita o Internacional, no estádio Centenário.
O jogo
Nesta quarta-feira, apesar de ter dito que pouparia parte do time, Muricy fez uma única substituição em relação ao fim de semana: a volta de Rodrigo Caio ao meio-campo. O volante ficou com a vaga do lateral esquerdo Reinaldo, vetado por dores musculares. O treinador então deslocou Douglas para o lado oposto, deixando Paulo Miranda pela direita.
A escalação dos titulares não deixou a tarefa menos difícil. Com menos de um minuto de jogo, a Católica deu mostras de quão complicada seria a partida para o São Paulo. Cordero avançou com liberdade pela ponta esquerda e tentou o cruzamento para o meio da área. A bola desviou na zaga e sobrou para Castillo cabecear. Bem colocado, Rogério Ceni fez a defesa.
Mais tarde, uma saída de bola comprovou a desatenção com que alguns são-paulinos haviam ido a campo. Por estar conversando com seus companheiros, Maicon deixou a bola passar quando foi acionado na intermediária defensiva, e Milovan Mirosevic agradeceu. O meia notou Rogério Ceni adiantado e tentou encobri-lo, mas errou o arremate.
Com oito minutos, uma nova oportunidade para a Católica. Castillo foi encontrado sem marcação no meio da área, após outro cruzamento pela esquerda, e cabeceou para o chão. No quique da bola, Rogério Ceni saltou e espalmou para escanteio. Para amenizar o susto, o São Paulo respondeu quatro minutos depois, em arremate de Aloísio, de longa distância, que acertou o travessão do goleiro Cristopher Toselli.
O gol estava próximo. Aos 16 minutos, Tomás Costa tentou passar por três marcadores e trombou com eles na entrada da área. Após corte parcial do zagueiro Rafael Toloi, a bola caiu nos pés de Sosa, que bateu rasteiro, por baixo de Rogério Ceni, para abrir o placar no San Carlos de Apoquindo e aumentar ainda mais a necessidade dos visitantes de gol.
Necessidade que foi saciada rapidamente. Aos 19 minutos, Aloísio recebeu de costas para área, girou sobre a marcação e tocou por cima, na saída do goleiro. Um gol que levaria a decisão da vaga para os pênaltis. Levaria se, logo três minutos mais tarde, a Católica não ficasse novamente em vantagem: após contragolpe iniciado em escorregão de Douglas, Cordero bateu rasteiro da esquerda e balançou a rede novamente.
Muricy ainda esbravejava à beira do campo - irritado talvez com as repetidas quedas de seus jogadores -, no minuto seguinte, quando Aloísio amorteceu com o peito um lançamento, tabelou com Ganso e recebeu de volta na área. Em velocidade, o centroavante passou pelo goleiro e tocou para a rede e, mais uma vez, igualar o marcador em Santiago.
Daí até o fim do primeiro tempo, só deu Católica, até porque, pela primeira vez, a vaga momentaneamente passava a ser do São Paulo. Castillo desperdiçou três grandes chances de marcar. Na primeira, tirou de Rogério Ceni, mas Maicon salvou com o pé. Na seguinte, o próprio goleiro fez o serviço, e em grande estilo, ao buscar uma bola no ângulo direito. Por fim, a trave direita impediu que chute do atacante fosse para a rede.
Antes do intervalo, a torcida chilena ainda prendeu o grito na garganta mais uma vez. Aos 42 minutos, Tomás Costa arriscou de fora da área e contou com desvio para quase superar Rogério Ceni. Só não superou porque o goleiro, decisivo depois de sofrer os dois gols, deu um passo atrás para não ser encoberto e fez outra ótima defesa, espalmando a bola pela linha de fundo.
O segundo tempo não foi menos emocionante. De diferente, apenas o fato de que o São Paulo conseguiu ficar à frente no placar. Depois de chances desperdiçadas no começo pelos dois lados, Ademilson recebeu por trás da marcação e tocou na saída do goleiro para marcar o terceiro gol brasileiro.
A classificação parecia bem encaminhada, porém, aos 25 minutos, o árbitro deu pênalti de Douglas. Ceni, que fazia grandes defesas, não acertou o canto escolhido por Mirosevic, e a Católica alcançou o empate.
O time chileno se animou tanto que sofreu o castigo aos 40 minutos. Após boa troca de passes na entrada da área, Welliton recebeu na marca penal, e colocou a bola entre as pernas do goleiro. Nos acréscimos, Tomás Costa e Ganso foram expulsos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.