segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Platini quer 40 seleções na disputa da Copa do Mundo de 2018, na Rússia

Proposta do francês é uma resposta a Joseph Blatter que, para aumentar o número de africanos e asiáticos no torneio, quer diminuir número de europeus


Por Londres


Platini Suiça  (Foto: Agência AFP) 
Platini Suiça (Foto: Agência AFP)
Uma proposta que promete causar muita polêmica.  Possível candidato à presidência da Fifa em 2015, o francês Michel Platini quer aumentar o número de países participantes da Copa do Mundo a partir de 2018, quando o torneio será disputado na Rússia. A ideia do atual mandatário da UEFA é uma alternativa ao que pretende o suíço Joseph Blatter, que quer ver mais equipes africanas e asiáticas na competição. Para isso, ele gostaria de diminuir as vagas da Europa. Atualmente, o continente cede 13 das 32 vagas.
- Seria bom para todo mundo. Eu concordo com o Blatter que precisamos de mais seleções africanas e asiáticas. Mas, ao invés de diminuirmos as vagas dos europeus, teríamos 40 equipes na disputa. Seria possível acrescentar duas seleções da África, duas da Ásia, duas da América, uma da Oceania e uma da Europa. Seria bom para todo mundo – afirmou o dirigente do jornal The Times.
O francês, inclusive, diz ter em mãos um estudo feito por uma empresa especializada que mostra que seria necessário aumentar o tempo de disputa da Copa em apenas três dias, caso sua ideia fosse aceita. Para passar a valer, a proposta precisa ser aprovada pelo Comitê Executivo da Fifa.
Platini é apontado como provável sucessor de Blatter, que está no seu quarto mandato na entidade que controla o futebol. No entanto, ele já deixou claro que só vai decidir essa questão durante a Copa do Mundo que será realizada no Brasil no ano que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.