quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Pato 'recua' pênalti decisivo para Dida, Grêmio passa e enterra sonho do Corinthians

O Grêmio é o semifinalista da Copa do Brasil...

  • Atualizado: 23/10/2013 | Por ESPN.com.br- espn.com.br

Pato 'recua' pênalti decisivo para Dida, Grêmio passa e enterra sonho do Corinthians

O Grêmio é o semifinalista da Copa do Brasil. Na noite desta quarta-feira, o clube gaúcho venceu o Corinthians nos pênaltis por 3 a 2, depois de empate sem gols durante os 90 minutos na Arena do Grêmio, e avançou à próxima etapa da competição. Alexandre Pato, após cobrança fraca, parou em Dida e viu o estádio do adversário explodir com a vaga no torneio nacional.
Assim como nos dois confrontos recentes (primeiro duelo pela Copa do Brasil e jogo válido pelo segundo turno do Brasileiro), Grêmio e Corinthians realizaram uma primeira etapa truncada. Parecidos na questão da disposição defensiva, os dois clubes pouco ameaçaram os goleiros. A melhor oportunidade foi dos gaúchos, com Vargas, que perdeu um gol incrível dentro da pequena área.
O chileno voltou a ser protagonista durante a segunda etapa. Na reta decisiva do confronto em Porto Alegre, Vargas desperdiçou a melhor chance do tempo final, quando invadiu a área e acertou a trave. O Corinthians, por outro lado, se manteve mais preocupado em se posicionar e marcar do que buscar o gol da classificação. Antes do final do jogo, Emerson Sheik e Vargas ainda foram expulsos.
GALERIA Todos os atos da 'pifia' cobrança de pênalti de Pato na derrota do Corinthians para o Grêmio
Depois de uma tensa classificação, o Grêmio duelará contra o Atlético Paranaense na semifinal da Copa do Brasil. O clube rubro-negro alcançou esta etapa da competição ao empatar sem gols com Internacional. O Corinthians, por outro lado, viu praticamente ser encerrado o sonho de uma vaga na Libertadores de 2014, já que vive situação complicada no Campeonato Brasileiro - ocupa apenas a 12ª posição.

O jogo

O empate sem gols obrigou o Grêmio a atuar mais ofensivamente na Arena. Escalado com Vargas, Barcos e Kleber no ataque, o time gaúcho pressionou a defesa corintiana a fim de evitar a forte marcação rival. A primeira boa chance ocorreu aos 14min, quando Vargas arrematou sobra de bola de primeira e acertou o zagueiro Gil, que colocou o corpo na direção do arremate para afastar o perigo.
Acuado e defensivo, o Corinthians surgiu no campo de ataque somente em uma oportunidade. Mais preocupado em marcar, o time do Parque São Jorge ameaçou aos 15min. Em contra-ataque bem encaixado, Douglas recebeu passe de Romarinho, invadiu a área e exigiu boa defesa de Dida; a única durante os primeiros 45 minutos de confronto na Arena do Grêmio.
A oportunidade rara do Corinthians resultou em uma pressão ainda maior do clube gaúcho. Sem conseguir sair do campo de defesa com tranquilidade, o clube alvinegro testemunhou o crescimento do adversário. Abusando dos cruzamentos, o Grêmio quase chegou ao gol aos 19min, quando Vargas pegou sobra na entrada da pequena área e chutou sobre o travessão.
O primeiro tempo apagado não serviu de medida para Tite alterar o Corinthians para a segunda etapa. Com o mesmo comportamento passivo dos primeiros 45 minutos, o clube do Parque São Jorge seguiu esperando o Grêmio no campo defensivo. Entretanto, o acúmulo nos erros de passes e o péssimo momento técnico vivido por alguns jogadores impediu o visitante de assustar Dida.
O Grêmio, por outro lado, manteve as investidas pelas laterais e por pouco não abriu o placar aos 11min. Riveros cruzou na medida para Kleber, totalmente sozinho, cabecear para o gol. A bola ainda quicou no gramado e dificultou a tarefa da defesa para o goleiro Walter, que desviou para escanteio e manteve o 0 a 0 no marcador.
Sem presença ofensiva, Tite colocou em campo os experientes Danilo e Emerson. Contudo, as alterações não surtiram o efeito esperado. Embora melhor colocado em campo e afastando qualquer tipo de pressão dos mandantes, o Corinthians pouco atacou. O Grêmio, em contrapartida, quase matou o confronto aos 37min, quando Vargas invadiu a área e arrematou na trave.
Antes do final da partida, o árbitro Paulo Godoy Bezerra se tornou o protagonista. Depois de uma rápida discussão, Vargas e Emerson Sheik foram expulsos. Minutos depois, Edenílson, sem participar de uma jogada faltosa, recebeu o amarelo. Walter, um dos destaques corintianos, voltou a ser exigido nos acréscimos, quando espalmou para escanteio uma falta cobrada por Elano.
Na disputa de pênaltis, os goleiros se tornaram os grandes personagens. O recém-contratado Walter parou Barcos e viu Alex Telles chutar na trave. Dida, por outro lado, defendeu o de Danilo - Romarinho marcou. A partir de então, um jogador terminou como o grande vilão.
Pará, Elano e Kleber marcaram. Pelo lado do Corinthians, Edenílson cobrou pênalti fraco e parou em Dida; Alessandro, com categoria, marcou. Na batida decisiva, que levaria o duelo para as alternadas, Alexandre Pato tentou uma cavadinha e parou em um tranquilo Dida, que esperou o chute e 'desgraçou' a noite do camisa 7.

Pato erra, e Grêmio elimina o CorinthiansFICHA TÉCNICA
GRÊMIO (3) 0 x 0 (2) CORINTHIANS
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 23 de outubro de 2013, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Paulo Henrique Godoy Bezerra (SC)
Assistentes: Márcio Eustáquio Santiago (Fifa-MG) e Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa-GO)
Público: 35.684 pessoas (33.503 pagantes)
Renda: R$ 1.820.728,00
Cartões amarelos: Kleber e Barcos (Grêmio); Alexandre Pato, Ralf e Edenílson (Corinthians)
Cartões vermelhos: Vargas (Grêmio); Emerson (Corinthians)
GRÊMIO: Dida; Pará, Rhodolfo, Bressan e Alex Telles; Souza, Ramiro e Riveros (Elano); Kleber, Barcos e Vargas
Técnico: Renato Gaúcho
Cobranças: Barcos (defendido), Alex Telles (trave), Pará (gol), Elano (gol), Kleber (gol)
CORINTHIANS: Walter; Alessandro, Gil, Paulo André e Fábio Santos (Igor); Ralf, Guilherme (Emerson), Edenílson, Douglas (Danilo) e Romarinho; Alexandre Pato
Técnico: Tite
Cobranças: Danilo (defendido), Romarinho (gol), Edenílson (defendido), Alessandro (gol), Alexandre Pato (defendido)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.