Novembro Azul - Belo Oriente realiza ações de prevenção do câncer de próstata

Reprodução
Durante todo o mês de novembro, a Prefeitura de Belo Oriente, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibilizará exames de PSA Total para homens acima de 45 de anos. A ação faz parte da campanha do Novembro Azul para a prevenção de câncer de próstata.

Serão realizadas aferição de peso, pressão arterial e glicemia capilar em todas as unidades de Estratégia da Saúde da Família (ESF) nos homens que fazem parte do público-alvo da campanha. E, nos dias 16, 23 e 30 de novembro serão realizados os Dias D Azul, para os homens que não conseguiram realizar os exames durante a semana.

No dia 16, a ação irá ocorrer nos postos de saúde dos distritos de São Sebastião de Braúnas e Bom Jesus do Bagre. No dia 23, o Dia D será realizado nas unidades de saúde de Belo Oriente – Sede. O último dia da ação ocorrerá no dia 30 de novembro no distrito de Perpétuo Socorro (Cachoeira Escura).

Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Apenas em 2017, foram 15.391 mortes, segundo o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) ocasionadas pela doença.

Segundo a coordenadora da Atenção Básica, Evanice de Carvalho, a melhor forma de combater o câncer de próstata ainda é a prevenção. “Realizar os exames preventivos como o PSA Total e o de Toque ainda são as melhores formas de se combater essa doença. Por isso, pedimos para que os homens pertencentes a faixa etária da campanha participem”.

Postar um comentário

0 Comentários