sexta-feira, 18 de abril de 2014

ESPECIAL BRASILEIRÃO 2014: PALMEIRAS, SANTOS E SÃO PAULO

PALMEIRAS




Um começo de ano ao mesmo tempo animador e preocupante para o Palmeiras. Depois de uma temporada na segunda divisão, o time voltou com a tradicional desconfiança em cima do que faria contra times de elite. No Paulistão, porém, mostrou que poderia enfrentar qualquer um de igual para igual, com vitória sobre o São Paulo, empate com o Corinthians e derrota apertada para o Santos. O problema é que o próprio estadual mostrou como o time pode sofrer durante a temporada. Cheio de lesões, a equipe alviverde sucumbiu ainda nas semifinais diante do Ituano.

O Palmeiras começa o Brasileiro de olho no camisa 9. Alan Kardec chegou ainda na Série B e encaixou como uma luva no esquema tático de Gilson Kleina. O problema é que o centroavante está com o contrato acabando e ainda negocia a permanência, em transação que envolve também o Benfica. No meio de campo, a expectativa como sempre é pela saúde de Valdivia. Desta vez, porém, o time buscou se resguardar e contratou Bruno César para ajudar na armação e também para suprir a ausência do chileno quando ele não puder jogar.

ESTREIA

Domingo - 20/04 às 18h30


CRICIÚMA x

PALMEIRAS


EM 2013

1º colocado na Série B



O ano da reconstrução, da volta ao clube à primeira divisão nacional. O Palmeiras fez exatamente o que se esperava dele em 2013. Com dificuldades para competir de igual para igual em contratações com clubes que estavam na elite, o clube não chegou perto dos títulos do Paulista ou da Copa do Brasil, mas também não fez feio em nenhum dos torneios. Na Série B, mostrou que era superior a todos os rivais e conseguiu o acesso sem grandes dificuldades. E, de quebra, já começou a montagem do elenco para a volta à elite.


DESTAQUE


Valdivia

O chileno é ídolo da torcida desde sua primeira passagem pelo clube, ainda entre 2006 e 2008. O problema é que Valdivia nunca conseguiu se livrar das lesões desde que voltou ao Palmeiras, em 2010. A temporada passada foi bem mais animadora. Na Série B, o meia conseguiu ter uma boa sequência de jogos e empolgou. Neste começo de 2014, também pôde entrar em campo na maioria dos jogos. A expectativa é de que ele consiga seguir esse ritmo. Até porque ainda luta por uma vaga na Copa do Mundo.

FIQUE DE OLHO


Bruno César

Foi a grande contratação do Palmeiras no começo de temporada. Depois de brilhar com a camisa do arquirrival Corinthians, se mudou para Portugal e depois para o Oriente Médio. Chegou fazendo juras de amor ao clube e logo empolgou a torcida, mas teve dificuldades para entrar em forma. Até hoje há quem diga que Bruno César está com alguns quilinhos a mais. De qualquer forma, pode ser titular e formar uma boa dupla de armação com Valdivia ou substituir à altura o chileno em alguns jogos em que ele não puder jogar.

TÉCNICO


Gilson Kleina

Apesar de ter comandado a campanha do acesso e construído toda a equipe que recolou o Palmeiras na Série A, Gilson Kleina não tem a confiança da torcida e também não parece gozar de muito prestígio com a diretoria, que chegou a cogitar a mudança de técnico na volta à elite do futebol nacional. Fato é que Kleina ficou no clube e montou o time mais uma vez. Uma sequência ruim de jogos, porém, pode balançar bastante o comandante, que chegou ao clube ainda em 2012 e ficou perto de evitar o rebaixamento, mas acabou não conseguindo.


#######################################################################


SANTOS





O melhor dos paulistas. Ou ao menos o que mais tem encantado dentro de campo. Com mais uma geração de Meninos da Vila - que chegaram à equipe principal depois de mais um título na Copinha -, a equipe teve a melhor campanha do campeonato estadual, com direito a um ataque avassalador. O problema foi que os garotos vacilaram bem na hora que não podiam e perderam o título em uma final para o Ituano, que tem o orçamento muito inferior. Rapidamente, a derrota ganhou o rótulo de vexame e abalou um pouco as ambições santistas.

Mesmo assim, o Santos chega com moral ao Brasileiro. Afinal de contas, conseguiu mostrar um bom futebol em quase todos os jogos do ano, e a competição nacional é disputada em pontos corridos. A combinação entre jogadores mais experiente, como Arouca e Thiago Ribeiro, e meninos, como Gabriel e Geuvânio, vem dado certo. Com Oswaldo Oliveira dando bastante espaço às revelações, a equipe espera agora que Leandro Damião consiga finalmente render o que se espera dele para mudar de patamar e entrar de vez na briga pelo título.

ESTREIA

Domingo - 20/04 às 18h30


SANTOS x

SPORT


EM 2013

7º colocado na Série A



Um ano de reconstrução. O Santos entrou na temporada com o status de uma das melhores equipes do país, mas apenas por um motivo, que atendia pelo nome de Neymar. Com a venda do astro para o Barcelona, a equipe ficou carente e muitos até colocavam o time como candidato ao rebaixamento. Até por isso, o fim de ano tranquilo no Brasileiro, longe da luta contra a degola e como o melhor paulista do torneio, trouxe motivos para comemoração na Vila Belmiro.

DESTAQUE


Leandro Damião

A contratação mais cara do futebol brasileiro. Um fundo de investimentos se uniu ao Santos no final de 2013 e abriu os cofres para tirar Leandro Damião do Internacional: R$ 42 milhões. Desde o começo, porém, a contratação teve problemas. O time da Vila teve dificuldades para arcar com sua parte do acordo, e o centroavante demorou a entrar em campo. Quando entrou, não convenceu. Até marcou alguns gols, mas perdeu outros e começou a levantar alguns questionamentos. Aos 24 anos, terá todo o Brasileiro para afastar o rótulo de eterna promessa e voltar a explodir para o futebol.

FIQUE DE OLHO


Geuvânio

O status de possível surpresa do Santos pode ser encaixado perfeitamente em muitos jogadores do elenco: Gabriel, que já está no profissional há um ano e é o artilheiro do time em 2014, Stefano Yuri, que já mostrou ter estrela no Paulistão, Diego Cardoso, destaque da Copinha... Mas o escolhido foi Geuvânio. Aos 22 anos, ganhou a chance na equipe após ser emprestado para o Penapolense e agarrou a oportunidade como ninguém. Foram nada menos que sete gols e 11 assistências no Campeonato Paulista. O suficiente para que ele recebesse o prêmio de revelação do torneio.

TÉCNICO


Oswaldo Oliveira

Pelos trabalhos recentes, Oswaldo Oliveira parece ter sido a escolha certa para o Santos. Depois de especular nomes renomados e caros, como o de Marcelo Bilesa, a diretoria santista resolveu apostar em alguém que usasse as categorias de base. E Oswaldo foi escolhido a dedo. Foi exatamente o que ele havia acabado de fazer no Botafogo, driblando o enorme problema financeiro do time carioca para buscar contratações. Depois de revelar nomes como Hyuri e Cidinho em General Severiano, já é o pai dos novos Meninos da Vila e vem assistindo o sucesso de garotos como Gabriel e Geuvânio.


####################################################################


SÃO PAULO





De novo, o começo de temporada do São Paulo foi longe do esperado. Pela primeira vez em muitos anos fora da Libertadores, a equipe tinha apenas o Campeonato Paulista pare se preocupar e, mesmo assim, acabou dando vexame. O time passou às quartas de final aos trancos e barrancos, sem nunca convencer pelo futebol mostrado em campo, e acabou caindo logo na primeira fase do mata-mata frente à retranca formada pelo Penapolense.

O Brasileirão, porém, trará uma grande novidade à equipe do São Paulo. Depois de muita espera e apenas dois jogos, Alexandre Pato finalmente está livre para ter uma sequência de jogos. O time tricolor ainda entrará na competição embalado para tentar dar ao capitão Rogério Ceni uma ótima despedida. Um dos maiores ídolos da história do clube, o goleiro já anunciou que vai pendurar as luvas no final de 2014 e quer sair do Morumbi fazendo o que se acostumou a fazer nos últimos anos: levantando uma taça.

ESTREIA

Domingo - 20/04 às 16h


SÃO PAULO x

BOTAFOGO


EM 2013

9º colocado na Série A


Um ano incomum para o São Paulo, sem a conquista de nenhum título. A equipe começou muito mal e quase caiu na Libertadores ainda na fase de grupos. Cambaleante, chegou às oitavas da competição internacional, mas não foi páreo para o Atlético-MG, que depois se consagraria campeão. No Brasileirão, começou ainda pior e chegou a flertar com a zona de rebaixamento. Havia até quem já garantisse que o São Paulo jogaria a Série B em 2014. Tudo mudou com Muricy Ramalho, que levou o time ao meio da tabela. O vexame contra a Ponte Preta na Copa Sul-Americana, porém, fez com que a torcida apenas lembrasse que o ano não seria mesmo tricolor.

DESTAQUE


Alexandre Pato

Seria o nome de destaque em quase todas as equipes do país. O grande problema é que Alexandre Pato vem tendo trabalho para levar o peso do nome para dentro de campo. O atacante chegou com pompas (e preço) de astro ao Corinthians em 2013, conseguiu ficar livre das lesões que tanto o incomodavam nos últimos anos, mas nunca caiu nas graças da torcida. A falta de disposição em campo, os gols perdidos e o pouco espaço no elenco foram frustrando cada vez mais ao jogador, ao torcedor e aos dirigentes corintianos. Acabou chegando ao Morumbi em uma troca por Jadson e terá a missão ainda maior de brilhar om o meia fazendo sucesso com a camisa alvinegra. Em dois jogos, mostrou o quanto pretende se esforçar para isso e já balançou as redes, em vitória contra o CSA pela Copa do Brasil.

FIQUE DE OLHO


Pabón

Em um ataque com Alexandre Pato e Luis Fabiano, qualquer jogador teria problema para conseguir um espaço. Mas Pabón aproveitou as chances que teve no Paulistão para mostrar que pode ser uma boa surpresa vinda do banco de reservas tricolor. Rápido e com boa força física, já tem ao seu lado também a confiança de Muricy Ramalho. Deve disputar posição com Osvaldo no time titular, mas, mesmo que não consiga espaço entre os 11 titulares, deve ganhar boas chances durante a competição.

TÉCNICO


Muricy Ramalho

Dispensa apresentações. É o grande ídolo do São Paulo no banco de reservas desde Telê Santana. Foi com Muricy Ramalho que o time tricolor viveu sua grande fase nos últimos anos, com direito ao tricampeonato brasileiro de 2006 a 2008. Saiu do Morumbi por conta da dificuldade em brilhar em mata-matas, como os da Libertadores, mas voltou na temporada com o status de salvador da pátria. Pegou um time desmotivado e que flertava com a zona de rebaixamento e transformou em uma equipe confiável, de meio de tabela no Brasileirão. Terá que fazer ainda mais para brigar pelo título em 2014.


ESPN