sexta-feira, 18 de abril de 2014

ESPECIAL BRASILERÃO 2014: SPORT E VITÓRIA

SPORT



O começo do ano dos sonhos para o Sport. Sempre com o apoio da Ilha do Retiro lotada pela torcia, a equipe rubro-negra conseguiu conquistar o título mais importante do primeiro semestre, o da Copa do Nordeste. Com isso, garantiu vaga na Sul-Americana e já avisou que vai ser propositalmente eliminado da Copa do Brasil para poder disputar a competição continental - pelas regras da CBF, os clubes que chegam às oitavas de final da Copa do Brasil estão automaticamente fora da Sul-Americana. De quebra, o Sport também abriu boa vantagem na final do Campeonato Pernambucano diante do rival Náutico.

Motivos de sobre para que o torcedor do Sport chegue ao Campeonato Brasileiro com a confiança bem alta. O time também está cheio de moral e o objetivo é tentar ir mais longe. Mesmo sendo o primeiro ano após a volta à elite do futebol nacional, o começo de ano deu expectativas de que o Sport fique longe da luta contra o rebaixamento e figure na metade de cima da tabela.

ESTREIA

Domingo - 20/04 às 18h30


SANTOS x

SPORT


EM 2013

3º colocado na Série B



O ano começou ruim para o Sport, com a perda do título pernambucano em uma final contra o Santa Cruz, um dos maiores rivais. O time ainda fez feio na Copa do Brasil, caindo logo na segunda fase, mas ganhou a chance de disputar a Copa Sul-Americana. Depois de eliminar o outro rival, o Náutico, acabou caindo nas oitavas para o Libertad. O que salvou 2013 para o torcedor foi mesmo a volta à elite do futebol nacional, com um terceiro lugar conquistado na Série B.

DESTAQUE


Neto Baiano

Neto Baiano vivia mais um dos períodos de baixa de sua carreira. Depois de refazer as pazes com as redes com a camisa do Vitória, o atacante foi para o Japão, voltou para o Goiás e não foi em nenhum dos dois lugares. Com a camisa do Sport, porém, se reencontrou. Chegou ainda em 2013 e já foi peça fundamental na conquista do acesso, marcando gols importantes na Série B. Na temporada atual, seguiu com o ótimo momento. Marcou seis gols, foi o vice-artilheiro e comandou a conquista da Copa do Nordeste. No primeiro jogo da final do Pernambucano, também balançou as redes e chega ao Brasileirão em alta.

FIQUE DE OLHO


Ananias

Depois de ganhar o simpático apelido de Ananiesta - uma comparação com Iniesta, do Barcelona - Ananias caiu de rendimento quando decidiu trocar A Portuguesa pelo Cruzeiro. Depois, ainda acertou com o Palmeiras na expectativa de deslanchar mais uma vez na Série B, mas acabou se transformando em uma decepção. Chegou ao Sport no começo do ano como uma aposta. Se reencontrar o bom futebol dos tempos de ‘Barcelusa' pode ser muito útil ao time. Começou ainda tímido e enfrentou uma lesão, mas ainda tem tempo de crescer no ano.

TÉCNICO


Eduardo Baptista

Eduardo é quase que desconhecido por enquanto no eixo Sul do país, mas trás no seu nome um bom cartão de apresentação: é filho de Nelsinho Baptista, treinador campeão com o Corinthians do Brasileiro de 1990. Eduardo começou o ano como preparador físico do clube pernambucano, mas aproveitou as chances que teve como interino - três vitórias em três jogos após a demissão de Geninho - e acabou efetivado. Já enfrentou um período de crise, com o time próximo da desclassificação ainda na fase de grupos da Copa do Nordeste, mas soube dar a volta por cima, conquistou o título e a confiança de todos.


##########################################################################


VITÓRIA





Depois de um ótimo ano de 2013, o Vitória começou 2014 em baixa. A equipe baiana entrou como uma das favoritas ao título na Copa do Nordeste, mas caiu ainda nas quartas de final com direito a goleada sofrida para o Ceará. No campeonato estadual, também chegou com pompas de campeão, mas não conseguiu vencer o arquirrival Bahia em nenhum dos quatro encontros e acabou tendo que ver a festa tricolor em pleno Pituaçu.

Dentro de campo, a principal curiosidade vem por um troca-troca inusitado justamente com o Bahia. O Vitória acabou perdendo Maxi Bianccuchi para o principal rival, mas se reforçou com o centroavante Souza. Forte nas bolas paradas, a equipe entra no Brasileirão mais uma vez com o sonho de passar longe da luta contra o rebaixamento, mas parece já não ter mais a mesma força do ano passado.

ESTREIA

Sábado - 19/04 às 18h30


INTERNACIONAL x

VITÓRIA


EM 2013

5º colocado na Série A



Um dos melhores anos recentes do Vitória no Brasileirão. A equipe entrou na competição do ano passado embalada por uma goleada contra o Bahia em plena final do estadual e conseguiu manter o embalo por boa parte da competição. Quando teve uma queda de desempenho, trocou Caio Júnior por Ney Franco e voltou a subir novamente. Pelo orçamento menor que os dos gigantes, saiu de cabeça erguida. Ainda mais passando muito longe da briga contra o rebaixamento, vivida pelo Bahia até o fim do torneio.

DESTAQUE


Ayrton

O dono das bolas paradas no Vitória. Ayrton chegou a despontar como uma das promessas para a lateral-direita quando ainda vestia a camisa do Coritiba e se transferiu para o Palmeiras, mas nunca conseguiu repetir as mesmas atuações. Está no Vitória desde 2013 e foi parte importante da briga pela vaga na Libertadores, que acabou escapando. Em 2014, segue a fase artilheira e anotou cinco gols no Campeonato Baiano, sempre transformando as faltas em um perigo real para os adversários.

FIQUE DE OLHO


José Welison

A revelação do Campeonato Baiano. Aos 19 anos de idade, o volante ganhou aos poucos a posição de titular da equipe rubro-negra, agradou bastante ao comandante Ney Franco e não saiu mais. As boas atuações lhe renderam até uma convocação para a seleção brasileira sub-21. Uma entorse no tornozelo, porém, acabou prejudicando as participações do atleta justamente no momento mais decisivo do estadual. Tem tudo para ser uma surpresa agradável também no Brasileirão.

TÉCNICO


Ney Franco

Mesmo com a perda do título estadual e o começo de ano não como o planejado, Ney Franco chega ao Brasileirão com moral, com direito a diretoria impedindo que ele trocasse o Barradão pelo Botafogo. Com um histórico de bons trabalhos, Ney chegou ao Vitória vivendo o seu pior momento na carreira, com uma saída cheia de críticas do São Paulo. Pegou o time baiano também em queda, mas encaixou bem um padrão de jogo e conseguiu levar a equipe para a briga para uma vaga à Libertadores até a última rodada da competição.


ESPN