sexta-feira, 18 de abril de 2014

ESPECIAL BRASILEIRÃO 2014: GOIÁS, GRÊMIO E INTERNACIONAL

GOIÁS



Um ano que já desmoronou em apenas duas semanas. O Goiás teve muita facilidade durante todo o Campeonato Goiano e era o único time da elite nacional ainda invicto em 2014. O problema é que tudo começou a ruir no começo de abril. A invencibilidade foi por água abaixo com uma surpreendente derrota para o Botafogo (PB) na Copa do Brasil. Quinze dias depois, o time esmeraldino tomou um gol aos 48 minutos do segundo tempo e viu a taça de campeão estadual sair de suas mãos e ir parar na galeria de troféus do rival Atlético. O baque foi tão grande que acabou terminando com o trabalho de Claudinei Oliveira, contratado no começo do ano para ser o sucessor do vitorioso Enderson Moreira.

Como é de se esperar, o Goiás começa o Brasileiro em frangalhos. Ricardo Drubscky assumiu o comando da equipe e quis estrear já com a difícil missão de reverter a desvantagem no Copa do Brasil. Não conseguiu nem sair do zero com os paraibanos e chega ao Brasileiro já abalado por uma eliminação. Terá que fazer de tudo para elevar novamente os ânimos esmeraldinos.

ESTREIA

Domingo - 20/04 às 18h30


FLAMENGO x

GOIÁS


EM 2013

6º colocado na Série A



Um ano bem acima do esperado. O título do estadual no começo do ano até era aguardado, mas a luta por uma vaga na Libertadores ficou muito acima da expectativa. O Goiás esperava apenas ficar em uma posição longe da zona de rebaixamento, mas chegou a flertar com as primeiras posições do Campeonato brasileiro. Comandado pelo ‘gordinho' Walter, também conseguiu uma surpreendente semifinal da Copa do Brasil.

DESTAQUE


Araújo

Pode parecer estranho, mas o craque do Goiás está na berlinda. Araújo é o maior artilheiro da história do clube esmeraldino e um dos grandes ídolos de qualquer torcedor. Mesmo aos 36 anos, começou o ano também como o goleador máximo do time no Campeonato Goiano. O problema é que ele perdeu um pênalti na decisão do estadual diante do Atlético e acabou indo para o banco de reservas no primeiro jogo do time sob o comando de Ricardo Drubsky, Para piorar, tem contrato apenas o dia 31 de maio.


FIQUE DE OLHO


Léo Bonatini

Aos 20 anos, é a grande aposta do Goiás para assumir a posição de Araújo na equipe. Contratado por empréstimo junto ao Cruzeiro ainda na temporada passada, ficou para mais um ano na equipe esmeraldina e vem correspondendo até agora. Com boas chances por conta da lesão de Rychely, marcou alguns gols e convenceu. Deve ganhar mais oportunidades na disputa do longo Campeonato Brasileiro.

TÉCNICO


Ricardo Drubscky

Parece incrível, mas Ricardo Drubscky já vai para o comando de sua terceira equipe no ano de 2014. O comandante começou no Criciúma, foi demitido, assumiu o Paraná e resolveu deixar o clube após apenas um jogo, preferindo assumir o pagamento da multa rescisória para disputar a primeira divisão nacional a frente do Goiás. Chega para comandar um time que parecia acertado nas mãos de Claudinei Oliveira, mas que desistiu do comandante na primeira instabilidade.


#######################################################################


GRÊMIO






Um ano de altos e baixos para o Grêmio. A equipe começou 2014 com a péssima notícia de que caiu no grupo da morte da Libertadores, com Nacional (URU), Nacional de Medelín (COL) e Newell's Old Boys (ARG). Na competição continental, porém, não houve nenhum problema. Com até certa facilidade, o clube gaúcho se garantiu como líder e um dos melhores times de toda a fase de grupos. O problema é que a história foi diferente no estadual. Diante do Internacional, o grande rival, não conseguiu fazer frente e acabou perdendo o título com direito a goleada na decisão.

Como todo time que disputa a Libertadores, chega ao Brasileiro colocando a competição em segundo plano. E deve manter deste jeito até ser eliminado no torneio continental. Resta saber se o elenco será grande e bom o suficiente para aguentar o ritmo para deixar os titulares prontos e capazes de brigar pelo título.

ESTREIA

Domingo - 20/04 às 16h


ATLÉTICO PARANAENSE x

GRÊMIO


EM 2013

2º colocado na Série A



Um ano sem título para o Grêmio, mas de muita estabilidade. A equipe decepcionou no primeiro semestre, ficou sem o título estadual e caiu logo nas oitavas de final da Libertadores. Depois, porém, engrenou. Com uma campanha bastante consistente, conseguiu ficar com o vice-campeonato do Brasileirão e assegurou a vaga direta na principal competição continental.


DESTAQUE


Barcos

O artilheiro absoluto da equipe. Barcos começou o ano com 15 gols marcados nos primeiros jogos e de paz com as redes, sempre como a referência dentro da área. Depois de ter certas dificuldades para repetir o bom futebol que conseguiu alcançar no Palmeiras, o argentino quase deixou o clube, mas se encontrou de novo com a boa fase e é o grande destaque ofensivo tricolor. Também fez as pazes com a torcida e viu reaparecer as máscaras de pirata pelas arquibancadas.

FIQUE DE OLHO


Luan

A grande surpresa gremista deste começo de ano. Cria do futsal, jogou a Copa São Paulo de 2013 pelo América (SP) e chamou a atenção. Depois de seis meses nas categorias de bases gremistas, finalmente teve as primeiras chances e aproveitou como ninguém. Em 19 jogos no ano, anotou quatro gols distribuiu duas assistências e ganhou um contrato cuja multa rescisória é de nada menos que R$ 60 milhões. Tudo para o Grêmio se proteger do assédio internacional. Começa o Brasileiro ainda enfrentando uma contusão, mas tem tudo para ser um dos destaques da equipe.

TÉCNICO


Enderson Moreira

Um dos grandes destaques entre os treinadores em 2013. Enderson Moreira pegou um Goiás desacreditado no Brasileiro e levou o time para brigar por uma vaga na Libertadores e até a uma semifinal de Copa do Brasil. O suficiente para credenciá-lo para o comando do Grêmio. Até agora vinha convencendo, mas chega ao Brasileiro um pouco balançado pela goleada para o Internacional na decisão do Campeonato Gaúcho.


##########################################################################


INTERNACIONAL





Promissor. Essa é a melhor palavra para definir o começo de ano do Internacional. A equipe encaixou perfeitamente e sobrou durante todo o Campeonato Gaúcho. Mesmo quando atuou com reservas, teve um desempenho para lá de convincente e ficou com a sensação de que pode confiar na capacidade do elenco para aguentar uma competição grande como o Brasileiro. A moral também está bastante elevada depois da goleada em cima do arquirrival Grêmio na decisão do estadual.

Tudo muito bem, mas o Inter terá que driblar agora o retrospecto recente no Brasileirão. Em todas as ultimas edições, o clube colorado chegou com rótulo de favorito, recheado de astros. Em nenhum deles, porém, conseguiu ser campeão e quebrar o jejum que já dura desde 1979. De novo com D'Alessandro como maestro e agora com o ídolo Abel Braga no banco de reservas, o time terá condições de quebrar a incômoda sina.

ESTREIA

Sábado - 19/04 às 18h30


INTERNACIONAL x

VITÓRIA


EM 2013

13º colocado na Série A



Um ano desanimador para o Internacional. Com nomes como Forlán, Scocco, D'Alessandro e Leandro Damião na equipe, a expectativa era de briga pelo título no Campeonato Brasileiro. A realidade, porém, foi outra: time no meio da tabela por boa parte de competição e até um risco de rebaixamento na reta final. O único momento de alegria foi o título no estadual, logo no começo do ano.

DESTAQUE


D'Alessandro

O maior ídolo recente da história do Internacional e talvez um dos maiores ídolos dos times brasileiros da atualidade. D'Alessandro chegou ao Internacional em 2008 com a expectativa de ser um craque e nunca decepcionou. Mais que as boas atuações dentro de campo, vestiu como ninguém a camisa colorada, entrou na rivalidade contra o Grêmio e sempre aparece provocando os adversários tricolores. Comandou o time na conquista da América em 2010 e ganhou quase tudo que poderia, mas ainda sente a falta de uma conquista a nível nacional.

FIQUE DE OLHO


Aranguíz

O craque do Campeonato Gaúcho. O chileno Aranguiz chegou contratado junto a Universidad de Chile para compor o elenco colorado, mas fez muito mais que isso. Volante com ótima saída de jogo e poder ofensivo, fez 10 jogos, marcou quatro gols, deu mais quatro assistências e foi um dos destaques do time durante todo este começo de 2014. O meio-campista segue a tradição do Internacional nos últimos anos em apostar em estrangeiros. É também nome certo para a Copa do Mundo.

TÉCNICO


Abel Braga

Um dos maiores técnicos da história do Internacional. Foi sob o comando de Abel Braga que a equipe conquistou a América e o mundo em 2006. Bem verdade que o comandante chegou a ser demitido pouco tempo depois por não conseguir manter o desempenho. Mesmo assim, é ídolo no Beira-Rio até hoje e voltou para comandar a reconstrução da equipe, que não conseguiu vingar nos últimos anos mesmo com um elenco estelar. Com perfil disciplinador e de ‘paizão', vem conseguindo acertar o time.


ESPN