sexta-feira, 18 de abril de 2014

ESPECIAL BRASILEIRÃO 2014: FIGUEIRENSE, FLAMENGO E FLUMINENSE

FIGUEIRENSE




Até agora, um ano bom para o Figueirense. A equipe até teve algumas dificuldades para conseguir chegar à final do Campeonato Catarinense e até perdeu o jogo de ida para o Joinville. Depois, porém, mostrou que é um time preparado para as decisões, conseguiu reverter a vantagem e se sagrou mais uma vez campeão estadual. Paralelamente, também confirmou o favoritismo contra o frágil Plácido de Castro e avançou na Copa do Brasil.

Em campo, o time é montado por jogadores que chegaram sem muita moral, mas que encaixaram e acharam o melhor futebol sob o comando de Vinícius Eutrópio. Ainda enfrenta problema judiciais, com o Icasa contestando o acesso, e chega à elite do futebol nacional pensando apenas em permanecer nela por mais um ano.


ESTREIA

Sábado - 19/04 às 18h30


FLUMINENSE x

FIGUEIRENSE


EM 2013

4º colocado na Série B


O Figueirense começou o ano lamentando o rebaixamento com direito a lanterna no Brasileirão e até ficou sem o título estadual, mas terminou 2013 em êxtase. A equipe fez uma bela campanha, conseguiu passar uma temporada apenas na Série B e garantiu o retorno à elite do futebol nacional.
DESTAQUE


Marcos Assunção

Aos 37 anos, Marcos Assunção parecia acabado para o futebol. Depois de uma temporada muito ruim e encostado no Santos, o volante chegou até a cogitar a aposentadoria, mas ganhou novos rumos na carreira no Orlando Scarpelli. Com a camisa do Figueirense, voltou a ser decisivo nas bolas paradas e rapidamente se colocou como um dos artilheiros do time. Com a idade avançada, porém, também costuma enfrentar problemas para estar sempre em campo.

FIQUE DE OLHO


Everton Santos

Aos 27 anos, Éverton Santos é outro que parecia sem muitas perspectivas no futebol. Revelado pelo Bragantino, o atacante teve chances em grandes clubes do país, como Corinthians e Fluminense, mas nunca conseguiu vingar. No Figueirense, porém, se transformou em um verdadeiro talismã, auto de gols importantes para a equipe. Foi assim durante toda a campanha na Série B, com direito a gol do acesso, e também no título Catarinense, com atuação decisiva contra o Joinville.


TÉCNICO


Vinícius Eutrópio

Aos poucos, Vinícius Eutrópio vai deixando o anonimato e se transformando em um verdadeiro ídolo da torcida do Figueirense. Depois de passar pelo clube como jogador, ele voltou no ano passado para ser o treinador e conseguiu recolocar a equipe na elite do futebol nacional. Para reafirmar a boa fase, conseguiu acabar com a seca de seis anos e comandar a campanha para o título estadual. Acabou eleito como o melhor técnico do Catarinense.


###################################################################



FLAMENGO








O Flamengo até chega ao Brasileirão com o título do Campeonato Carioca, conquistado da melhor forma possível para a torcida: diante do maior rival e com um gol no último minuto. O balanço do começo de ano, porém, é extremamente negativo. Mesmo em um grupo não tão difícil, com Emelec (EQU), Bolívar (BOL) e Léon (MEX), o time rubro-negro deu vexame e acabou eliminado ainda na fase de grupos da Libertadores. E com derrota em casa, com o Maracanã lotado.

Dentro de campo, o Flamengo sentiu bastante dois problemas em 2014. O primeiro deles é a falta de Elias, principal jogador da temporada passada no meio de campo, mas que teve de ser devolvido ao Sporting. O segundo é a fase decadente de Hernane. O Brocador foi o grande artilheiro da equipe em 2013 e comandou o time no título da Copa do Brasil, mas teve dificuldades de repetir o desempenho e ainda se machucou. Para a segunda posição, ao menos, Alecsandro vem dando conta do recado.

ESTREIA

Domingo - 20/04 às 18h30


FLAMENGO x

GOIÁS


EM 2013

16º colocado na Série A


Um ano ruim que acabou se transformando em bom com uma única conquista. Depois de ficar fora da disputa do título Carioca, a equipe ficou por quase todas as rodadas do Campeonato Brasileiro ‘namorando' com a zona de rebaixamento. Tudo mundo na Copa do Brasil. Com a força da torcida, que passou a lotar o Maracanã em todas as partidas, o Flamengo embalou e conquistou a competição. Para finalizar o ano, escapou da degola (dentro e fora de campo) e completou a festa.

DESTAQUE


Hernane

O artilheiro do Brasil em 2013, com 36 gols. Hernane chegou sem muito crédito ao Flamengo, mas terminou o ano como um dos maiores goleadores do país, comandou o time na conquista do título da Copa do Brasil com 8 gols e chegou até a ser pedido na seleção brasileira. Bem verdade que nesta temporada não conseguiu mostrar o mesmo brilhantismo, ao menos até agora, enfrenta uma lesão e ainda ganhou a forte concorrência de Alecsandro. Mas já mostrou que pode ser decisivo e comandar o ataque rubro-negro.


FIQUE DE OLHO


Paulinho

Paulinho chegou ao Flamengo e rapidamente virou uma espécie de talismã da equipe. Aos poucos, porém, teve uma queda de rendimento e chegou a ouvir vaias da torcida. Em 2014, tudo mudou. O atacante se transformou em herói ao marcar o gol da vitória contra o Emelec, no Equador, e arrancar o empate com o Vasco no jogo de ida da final do Carioca. O golaço na Libertadores até foi ofuscado pela eliminação precoce da equipe, mas Paulinho chega ao Brasileiro em alta e como titular absoluto do ataque rubro-negro.

TÉCNICO


Jayme de Almeida

Ex-zagueiro do Flamengo entre 1973 e 1977, Jayme de Almeida estava na Gávea desde 2010 como auxiliar e viu a chance cair no colo quando Mano Menezes decidiu deixar o clube. Acabou se transformando em uma espécie de ‘novo Andrade', conseguiu unir a equipe e acabou levando o título da Copa do Brasil de forma surpreendente. O problema é que a eliminação na Libertadores já fez o comandante enfrentar seu primeiro período de turbulência. O título carioca ao menos fez com que a pressão diminuísse um pouco.


####################################################################



FLUMINENSE






Em quatro meses, o Fluminense já viveu uma enorme crise em 2014. Com atritos entre a diretoria e a Unimed, grande patrocinadora tricolor, o clube vive um período conturbado nos bastidores, com direito a salários atrados. As atuações dentro de campo também não vieram e acabou sobrando para Renato Gaúcho, que já perdeu o cargo de treinador neste começo de ano.

Depois do vexame em 2013, o Flu apostou na volta de Conca para liderar a equipe. O começo até parecia promissor, com a segunda melhor campanha da fase de classificação do Carioca. O problema foi a eliminação nas semifinais diante do rival Vasco, que possui um elenco inferior. Na Copa do Brasil, o time sofreu bem mais que o esperado e chegou a perder a ida por 3 a 1 para o Horizonte. Com Cristóvão já como treinador, o Fluminense ao menos conseguiu a virada na eliminatória e chega ao Brasileirão com a crise um tanto quanto aliviada.

ESTREIA

Sábado - 19/04 às 18h30


FLUMINENSE x

FIGUEIRENSE


EM 2013

15º colocado na Série A



Um ano péssimo para o Fluminense. Campeão brasileiro, o time entrou com a expectativa de ser um dos melhores do país, mas decepcionou em tudo que disputou. Caiu nas quartas de final da Libertadores para o Olimpia e fez mais que feio no Brasileirão. Ao invés de brigar na parte de cima, acabou a competição na zona de rebaixamento e só não disputará a segunda divisão porque se deu bem com a escalação irregular de Héverton que acabou derrubando a Portuguesa.
DESTAQUE


Fred
O camisa 9 da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2014. Ninguém duvida das habilidades e da capacidade de Fred. O centroavante só precisará fazer de tudo para se manter longe das lesões que o acometem nos últimos tempos. Em campo, é titular absoluto com a camisa tricolor e um dos artilheiros da equipe. O problema é que poderia resolver deixar o Brasil justamente depois da disputa do Mundial para tentar a sorte mais uma vez na Europa.

FIQUE DE OLHO


Walter

O ‘gordinho' Walter foi o grande destaque do país em 2013. Mesmo com alguns quilinhos extras, deu show em campo com a camisa do Goiás, seja com os gols que marcou, seja com a visão diferenciada de jogo para um centroavante, que acabou virando um dos grandes garçons do país. Assediado pelos gigantes do país, resolveu acertar com o Fluminense e chegou com muita moral nas Laranjeiras, como artilheiro do clube na disputa do Carioca. O problema é que ele não parece ter a mesma moral com Cristóvão Borges que tinha com Renato Gaúcho e deve começar o torneio como reserva.
TÉCNICO


Cristóvão Borges

O melhor treinador do Campeonato Brasileiro de 2011 volta a um grande centro. Depois de virar comandante no Vasco para suprir a ausência de Ricardo Gomes, Cristóvão até começou com um bom trabalho, mas acabou vítima da queda de desempenho e foi demitido. Passou pelo Bahia ainda em 2013 e chega ao Fluminense para substituir Renato Gaúcho. Estreou com uma goleada salvadora para cima do Horizonte na Copa do Brasil, mas terá trabalho para se equilibrar em meio à turbulência política dentro do clube.


ESPN