sexta-feira, 18 de abril de 2014

ESPECIAL BRASILEIRÃO 2014: CORITIBA, CRICIÚMA E CRUZEIRO

CORITIBA




Depois de quatro temporadas, o Coritiba perdeu o domínio do Paraná. Pior que isso: mesmo jogando com os titulares em boa parte da competição, o time caiu na semifinal do estadual para o pequeno Maringá. Sobrou para Dado Cavalcanti, contratado no começo da temporada para ser técnico do clube, mas já demitido.

Fora de campo, o momento também não é dos melhores. Deivid pediu a rescisão contratual por conta dos salários atrasados. Grande astro do time, Alex começa com uma pequena lesão na panturrilha e deve ter problemas para encarar a rotina desgastante de jogos. Missão complicada nas mãos de Celso Roth, que deve apostar suas fichas na recuperação de jogadores como Keirrison, Zé Love e André Lima, e no surgimento de jovens promessas, como o meia Dudu.


ESTREIA

Sábado - 19/04 às 21h





CORITIBA

x




CHAPECOENSE


EM 2013

11º

colocado na Série A


O ano de 2013 começou muito promissor para o Coritiba. O time foi o campeão estadual e chegou até a liderar o Campeonato Brasileiro. Aos poucos, porém, sentiu bastante a falta de elenco. Quando Alex teve de ficar fora por lesão, despencou. No fim, acabou mais perto da briga contra o rebaixamento do que da parte de cima da tabela.


DESTAQUE



Alex

O maior ídolo da história recente do clube. Revelado pelo Coritiba ainda em 1995, Alex voltou ao Couto Pereira no ano passado e fez a torcida delirar com seu bom futebol, com faltas cobradas com perfeição e passes cheio de açúcar para os atacantes alviverdes. O problema é que o meia já tem 36 anos e enfrenta problemas com uma sequência grande de jogos. Ele mesmo já anunciou que vai se aposentar no final do ano e dará todo o gás que tem guardado para se despedir do futebol em grande estilo.


FIQUE DE OLHO




Keirrison

Pode parece estranho Keirrison ainda ser considerado uma aposta, mas, aos 25 anos de idade, o atacante ainda segue como o nome que pode mudar o status do Coritiba. Depois de explodir com a camisa do próprio clube paranaense e depois com a do Palmeiras, Keirrison acabou entrando em queda livre na carreira. Nunca entrou em campo com a camisa do Barcelona, conviveu com inúmeras lesões e foi mal em todos os outros lugares que passou. A aposta é de um recomeço em casa. E, até agora, vem sendo promissor. O atacante está pelo menos conseguindo entrar em campo.


TÉCNICO




Celso Roth

Depois de um ano sem trabalhar, Celso Roth está de volta ao futebol. Conhecido por fazer bons trabalhos, mas com poucos títulos na carreira, o comandante estava sem clube desde 2012, quando deixou o Cruzeiro. Foi o escolhido para assumir a vaga de Dado Cavalcanti, que chegou como uma aposta, mas não conseguiu convencer no comando da equipe. Com o estilo disciplinador, era o sonho da diretoria desde a temporada passada, mas deve ter trabalho para acertar o time.


###############################################################


CRICIÚMA






Depois de se salvar do rebaixamento, só decepções para o Criciúma no começo de 2014. O time até foi bem em boa parte do Campeonato Catarinense, mas perdeu dois jogos decisivos para Joinville e Figueirense e acabou ficando de fora até da decisão do estadual. Na Copa do Brasil, a sorte não foi melhor. Diante de um surpreendente Londrina, uma eliminação ainda na primeira fase da competição.

Até por isso, o Criciúma já começou uma reformulação no elenco. Por enquanto, a aposta é em nomes conhecidos, como o veterano meio-campista Martinez e o lateral-esquerdo Cortez, ex-Botafogo e São Paulo.

ESTREIA

Domingo - 20/04 às 18h30




CRICIÚMA

x




PALMEIRAS

EM 2013

14º

colocado na Série A

Um ano em que o Criciúma fez exatamente o que se poderia esperar. Embalado pelo acesso que havia acabado de conquistar, o time começou o 2013 com o título do Campeonato Catarinense. Depois, como já era previsto, brigou para não cair no Brasileirão. E conseguiu, mesmo depois de passar boa parte do torneio na zona de rebaixamento.


DESTAQUE





Paulo Baier

O maior artilheiro do Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos, com nada menos do que 102 gols anotados até aqui. Mesmo aos 39 anos, Paulo Baier segue como o principal jogador pelas equipes onde passa. E no Criciúma não é diferente. Depois de deixar o Atlético-PR cheio de rusgas com o presidente Celso Petraglia e encontrou portas abertas no Heriberto Hülse, por onde já havia tido duas passagens. Até agora, vem correspondendo em campo e é um dos grandes destaque do time.


FIQUE DE OLHO





Lucca

Um dos grandes destaques da campanha do acesso do Criciúma à elite em 2012, Lucca atraiu o interesse de quase todos os times grandes do Brasil. Resolver ir para o Cruzeiro, mas chegou lesionado e teve pouquíssimas chances. Até estreou com um gol na Copa do Brasil, mas nunca vingou. Acabou voltando ao Heriberto Hülse por empréstimo no começo do ano e vem reencontrado o bom futebol aos pouco. É titular absoluto no ataque e a grande arma ofensiva da equipe ao lado de Paulo Baier. Precisa manter o ritmo.


TÉCNICO





Caio Júnior

Um treinador que não consegue se firmar por onde passe. Desde que despontou no comando do Paraná em 2006, Caio Júnior só ficou mais de um ano no mesmo clube quando tentou a sorte no Al-Gharafa, do Catar. No Brasil, tem passagens por grandes clubes como Palmeiras, Flamengo, Botafogo e Grêmio. O curioso é que até conseguiu bom começo em todos, mas acabou demitido após uma queda de rendimento. Em 2012 esteve no Vitória e colocou o time na briga pela Libertadores, mas acabou demitido antes do fim do Brasileiro. Já é o segundo técnico do Criciúma em 2014.


###################################################################


CRUZEIRO





A torcida cruzeirense teve mais sustos do que poderia esperar neste começo de 2014. O time demorou a engrenar e ficou a um passo da eliminação precoce ainda na fase de grupos da Libertadores. A classificação para as oitavas de final foi suada, mas saiu na última rodada e aliviou bastante o clima na Toca de Raposa. E o título do Mineiro para cima do arquirrival Atlético, mesmo que com dois empates sem gols na decisão, só veio para melhorar ainda mais a moral da equipe celeste.

Se por um lado a classificação para as oitavas da Libertadores devolveu a tranquilidade para a equipe, por outro a continuação no torneio continental pode prejudicar o time no Campeonato Brasileiro. O Cruzeiro chega como um dos favoritos ao título, mas terá que provar que o elenco é mesmo recheado para aguentar disputar as duas competições. Nomes não faltam, com jogadores como o dos atacantes Willian e Borges, importantes peças de reposição do técnico Marcelo Oliveira.

ESTREIA

Domingo - 20/04 às 16h





BAHIA

x




CRUZEIRO


EM 2013




colocado na Série A

Um time em que ninguém apostava. Depois de perder o Mineiro para o Atlético, o Cruzeiro chegou ao Brasileirão com a expectativa de terminar no meio da tabela. Aos pouco, porém, o esquema de jogo de Marcelo Oliveira foi encaixando e alguns jogadores começaram a deslanchar. Mesmo quando o time assumiu a liderança, demorou para ganhar a confiança de que poderia ir mais longe. Jogando um futebol de primeira, acabou o ano como campeão nacional e evidentemente a equipe mais regular do país.


DESTAQUE





Éverton Ribeiro

O grande astro do último Campeonato Brasileiro. Éverton Ribeiro chegou ao Cruzeiro como um incógnita, mas acabou superando todas as expectativas. Virou o maestro da equipe em campo e peça fundamental no setor ofensivo com gols – alguns deles golaços – e muitas assistências. Acabou eleito o Bola de Ouro da competição e chegou a atrair especulações de gigantes do futebol mundial, como o Manchester United. Ficou e segue sendo importante. Em 2014, já são quatro assistências e dois gols nos 15 jogos que fez.


FIQUE DE OLHO





Ricardo Goulart

Revelado pelo Santo André e com passagens por Internacional e Goiás, Ricardo Goulart chegou ao Cruzeiro na temporada passada apenas com a expectativa de compor o elenco. Aos poucos, porém, se tornou peça fundamental. Elemento surpresa no esquema armado pelo técnico Marcelo Oliveira, o meio-campista anotou nada menos que 10 gols na campanha do título nacional e foi um dos artilheiros do time. Não atrai tantas atenções em meio ao poderoso setor ofensivo celeste, mas é uma das peças mais fundamentais da equipe.


TÉCNICO





Marcelo Oliveira

Aos pouco, vai escrevendo seu nome na galeria dos melhores técnicos brasileiros. Depois de levar o Coritiba duas vezes à final da Copa do Brasil, chegou ao Cruzeiro e foi montando aos poucos a equipe, sempre contratando jogadores considerados apostas. No fim, conseguiu transformar um time em que ninguém apostava no campeão nacional. De quebra, ainda passou a rivalizar novamente de frente com o arquirrival Atlético, que havia conquistado a Libertadores. Por tudo isso, segue cheio de moral na Toca da Raposa.


ESPN