sexta-feira, 18 de abril de 2014

ESPECIAL BRASILEIRÃO 2014: BOTAFOGO, CHAPECOENSE E CORINTHIANS

BOTAFOGO






Mesmo sem Seedorf, o ano de 2014 tinha tudo para ser de lua de mel entre o Botafogo e a torcida. Até agora, porém, todos os sonhos da equipe se transformaram em desastre. O clube foi com os reservas para a disputa do Campeonato Carioca e deu vexame: eliminado ainda na primeira fase e longe de ter chances de classificação. Os titulares também não fizeram melhor. Tendo que se preocupar apenas com a disputa da Libertadores, acabaram eliminados também na fase de grupos. Campanhas que fizeram com que Eduardo Húngaro deixasse de ser o técnico para virar auxiliar na equipe.

Não bastasse as campanhas ruins, o clube ainda enfrenta um péssimo momento fora de campo, com muitas dificuldades de pagar os salários dos jogadores. Para o brasileiro, a maior aposta por enquanto é em Emerson Sheik, que estava sem muita moral no Corinthians. O maior desafio deve ser fazer com que os jogadores levantem a cabeça novamente para buscar um renascimento no segundo semestre.


ESTREIA

Domingo - 20/04 às 16h




SÃO PAULO

x




BOTAFOGO


EM 2013




colocado na Série A

O Botafogo teve um ano bastante razoável em 2013. O clube conseguiu conquistar o Carioca de forma incontestável, levando a melhor nos dois turnos e dispensando a final da competição. Depois, fez campanha consistente durante o Brasileirão e só não chegou mais longe por conta do enxuto elenco. Mesmo assim, conseguiu se garantir na Libertadores depois de 17 anos sem disputar a competição continetal.

DESTAQUE




Jefferson

Um goleiro que parece evoluir a cada temporada. Sem muita badalação, Jefferson deixou as dúvidas de lado, se transformou em um dos melhores do país embaixo das traves e praticamente se garantiu como um dos convocados para a Copa do Mundo – há até quem o defenda como titular da seleção brasileira. No Botafogo, claro, é incontestável, capitão, líder dentro do elenco, um dos poucos considerados ídolos pela torcida e muitas vezes salvou a equipe de ter um começo de ano ainda pior.


FIQUE DE OLHO





Cidinho

O meia-atacante surgiu ainda em 2012 e teve momentos de brilho no final daquele Campeonato Brasileiro, com direito a três gols marcados. O ano seguinte começou cheio de expectativa, mas logo desmoronou com uma lesão no joelho que o tirou de toda a temporada. Em 2014, Cidinho está de volta. O jovem chegou até a atuar uma vez na Libertadores, mas acabou se lesionando mais uma vez. É uma das peças chaves na anunciada renovação da equipe, mas precisará se livrar das contusões para poder enfim deslanchar.


TÉCNICO





Vagner Mancini

Campeão da Copa do Brasil em 2005 com o pequeno Paulista, Vagner Mancini reencontrou o auge da carreira na temporada passada e levou o Atlético-PR à final da Copa do Brasil e a uma vaga na Libertadores. O vice na competição nacional, porém, fez com que ele entrasse em atrito com o presidente Celso Petraglia e deixasse o clube rubro-negro. Chega ao Botafogo para tentar apagar a crise após a eliminação na Libertadores, mas deve encontrar muita dificuldade pela frente com a falta de dinheiro nos cofres.


##################################################################


CHAPECOENSE









Depois de perder os grandes destaques da disputa da Série B, como o artilheiro Bruno Rangel, o começo de ano foi péssimo para a Chapecoense. Depois de demorar quatro partidas para finalmente vencer a primeira, a equipe foi eliminada logo na primeira fase da briga pelo título Catarinense e acabou empurrada para o hexagonal contra o rebaixamento no estadual. Aos poucos, porém, tudo foi mudando.

Gilmar dal Pozzo conseguiu achar peças baratas para reformular o time, conseguiu encaixar o esquema de jogo e chega ao Brasileirão com a equipe vivendo o melhor momento na temporada, tendo ao menos terminado com a melhor campanha do hexagonal e a vaga para a Copa do Brasil do ano que vem. E a diretoria segue se mexendo. Enquanto a equipe melhorava em campo, os cartolas foram buscar nomes como os do goleiro Lauro e do lateral-esquerdo Rodrigo Biro para reforçar o elenco, que entra com a expectativa de se manter na elite do futebol nacional.


ESTREIA


Sábado - 19/04 às 21h





CHAPECOENSE

x




CORITIBA


EM 2013




colocado na Série B

Um ano histórico para o clube. Depois de chegar à Série B com a missão de não cair novamente e fez muito mais do que isso: passou muito longe da zona de rebaixamento, foi vice-campeã e conseguiu pela primeira vez o acesso à primeira divisão do futebol nacional.


DESTAQUE





Régis

Revelado na base do São Paulo, Régis nunca teve nenhuma chance no Morumbi. Chegou a rodar por Paulista e América-RN por empréstimos, mas só conseguiu se firmar mesmo com a camisa da Chapecoense. Mesmo sem atuar por todas as rodadas, já que demorou a entrar na melhor forma física, e jogando como meia e não como atacante, Régis acabou como o artilheiro do Campeonato Catarinense, com oito gols. O problema é que pode não ficar no clube por muito mais tempo, já que já se especula que ele pode trocar o Brasil pelo Porto.


FIQUE DE OLHO





Roni

Mais um que se cansou de esperar chances no São Paulo e resolveu mudar de ares. Saiu do país aos 19 anos para tentar na Turquia e ainda passou pela Coreia do Sul e pelo Japão antes de desembarcar novamente no Brasil. Aos 22 anos, chegou em baixa na Chapecoense, mas cheio de expectativas. Aos poucos, conseguiu corresponder e chega ao Campeonato Brasileiro como titular da equipe e cheio de elogios do treinador Gilmar dal Pozzo.


TÉCNICO





Gilmar dal Pozzo

Gilmar dal Pozzo chegou a Chapecoense em 2012, pegou o time na Série C e, em dois anos, conseguiu colocá-lo na elite do futebol nacional. Chegou até a ser especulado em outros clubes ao final da última temporada, mas resolveu ficar. Mesmo com tudo isso, porém, já percebeu nesta temporada que não é intocável e quase caiu no primeiro momento de turbulência em 2014. Aos poucos, conseguiu acertar novamente a equipe e chega ao Brasileirão mais uma vez com moral.


################################################################



CORINTHIANS










O começo de 2014 foi assustador para o torcedor corintiano. O time entrou em campo com a expectativa de um renascimento com Mano Menezes após a vitoriosa Tite, mas viveu uma verdadeira catástrofe no Campeonato Paulista. A equipe demorou bastante para se encaixar, tomou uma goleada do Santos, não conseguiu vencer nenhum clássico e acabou eliminada ainda na primeira fase da competição.

A boa notícia é que a reformulação no elenco começou ainda durante o Paulista e parece ter dado resultado. Fagner, Bruno Henrique e Luciano chegaram ainda durante a competição, Romarinho se reencontrou com o bom futebol e a diretoria segue se mexendo. A grande aposta é na volta de Elias, mas o meio-campista acabou acertando apenas após o fim da janela de transferências e só poderá estrear na 10ª rodada. Com um mês apenas treinando, a expectativa é que o time chegue ao torneio bem mais entrosado.


ESTREIA


Domingo - 20/04 às 16h





ATLÉTICO MINEIRO

x




CORINTHIANS


EM 2013


10º

colocado na Série A


O ano de 2013 começou cheio de expectativas para o Corinthians, mas terminou em frustração. O time até foi campeão do Paulista e da Recopa Sul-Americana, mas caiu nas oitavas de final da Libertadores e teve uma enorme queda de desempenho. No Campeonato Brasileiro, até conseguiu manter uma das melhores defesas, mas teve um ataque sofrível e, de favorito ao título, acabou apenas na décima posição, muito mais perto da zona de rebaixamento do que da de Libertadores.


DESTAQUE





Jádson

Jádson estava esquecido no São Paulo. Teve uma queda de rendimento, perdeu espaço com a chegada de Muricy Ramalho e ficava mais tempo fora do que dentro do campo. Tudo mudou, porém, com uma troca que até agora se mostrou perfeita para o Corinthians. O clube alvinegro mandou o contestadíssimo Alexandre Pato para o rival e ganhou um meia que chegou, vestiu a camisa 10 e passou a jogar um futebol de primeira. Até agora, são nove jogos, com três gols e cinco assistências. Mais que isso, Jádson rapidamente se transformou em um verdadeiro maestro.


FIQUE DE OLHO





Luciano

Ninguém conhecia direito Luciano quando o Corinthians começou as negociações com o Avaí para contratá-lo. Até por isso, chegou sem gerar muitas expectativas na torcida. Pouco tempo depois, mudou completamente a história. Ganhou chances com a lesão de Guerrero e não se desperdiçou. Em pouco tempo, se transformou em um dos artilheiros da equipe, com uma média de quase um gol por jogo (são seis em sete partidas até aqui). Resta saber se vai conseguir manter o desempenho durante o Brasileirão.


TÉCNICO





Mano Menezes

Responsável pela volta à primeira divisão nacional e pela reestruturação do clube, Mano Menezes tem status de ídolo no Corinthians. Até por isso, o treinador retornou nos braços da torcida, visto como a escolha certa para substituir Tite, que ganhou todos os títulos possíveis, mas acabou deixando a equipe cair em um futebol pragmático. No primeiro trimestre do ano, Mano deixou um pouco a desejar e demorou para fazer com que o time encaixasse, mas ganhou uma verdadeira intertemporada de preparação e, ao menos por enquanto, segue com a confiança da diretoria e da torcida.


ESPN