quinta-feira, 17 de abril de 2014

ESPECIAL BRASILEIRÃO 2014: ATLÉTICO-MG, ATLÉTICO-PR E BAHIA

ATLÉTICO-MG






O ano de 2014 vem sendo de oscilações até agora. Depois de conquistar a América e viver a decepção de perder para o clube marroquino logo na estreia do Mundial, o Atlético-MG trocou de comando técnico e ainda não conseguiu convencer nas mãos de Paulo Autuori. A equipe até atingiu a final do torneio estadual, mas não conseguiu apresentar um futebol convincente e acabou perdendo o título diante do maior rival, o Cruzeiro.


Outro ponto importante é que o Atlético começa o Brasileiro dividindo as atenções e com a competição nacional em segundo plano. A equipe liderou o grupo e está nas oitavas de final da Libertadores, que será novamente a prioridade. O time titular conta com nomes de peso (Victor, Ronaldinho, Jô, Diego Tardelli), e o elenco, ao menos até agora, vem dando conta do recado até aqui, com reservas como Guilherme e Neto Berola novamente jogando bem. No Brasileirão, porém, os rivais devem sem (bem) mais difíceis que no estadual.


ESTREIA

Domingo - 20/04 às 16h





ATLÉTICO MINEIRO

x




CORINTHIANS


EM 2013




colocado na Série A


O ano de 2013 até terminou com uma dura derrota no Mundial de Clubes, mas foi o melhor ano de toda a história do Atlético-MG. O time levou o Mineiro contra o Cruzeiro e ganhou a inédita Libertadores, quebrando um jejum enorme de grandes conquistas. Deu a impressão em muitos momentos de que era o melhor time do país. Até por isso, acabou com a oitava posição no Campeonato Brasileiro mesmo sem levar a competição a sério.


DESTAQUE





Ronaldinho

Só pelo peso do nome, Ronaldinho Gaúcho seria o craque de qualquer time do Brasil. Bem verdade que não está brilhando tanto em 2014 (são apenas duas assistência e um gol em nove jogos), mas ninguém duvida de suas capacidades. É o tipo de jogador que muda o status de qualquer time e foi exatamente o que fez com o Atlético-MG. O meia chegou em um time desacreditado e teve atuações decisivas na conquista inédita da Libertadores. É exatamente esse poder de decisão que o torcedor espera dele para a disputa do Brasileirão.


FIQUE DE OLHO





Marion

Aos 20 anos de idade, Marion foi um dos jogadores que mais soube aproveitar o estadual. Com o time titular poupado em boa parte dos jogos, o jovem ganhou muitas chances e não desperdiçou: foram três gols e duas assistências em oito partidas do Mineiro. Desempenhou que já o fez até ganhar chances na Libertadores. Com o Atlético-MG dividindo atenções neste começo de Brasileiro, deve ganhar mais oportunidades.


TÉCNICO





Paulo Autuori

Paulo Autuori teve a difícil missão de substituir um técnico que levou o Atlético-MG ao maior título da história do clube. Cuca ganhou a Libertadores, mas resolveu trocar a Cidade do Galo pelos milhões da China. Por outro lado, Autuori também pegou um time com a moral lá embaixo depois da surpreendente derrota para o Raja Casablanca ainda na estreia do Mundial de Clubes. Até agora, o comandante tem tido problemas para fazer com que o time tenha um futebol vistoso dentro de campo e também tem enfrentado algumas críticas da torcida.


###################################################################




ATLÉTICO-PR










O Atlético-PR resolveu repetir em 2014 a mesma estratégia que deu certo em 2013: mandar a campo o time sub-23 para a disputa do estadual e deixar o time titular com mais tempo de preparação e pensando apenas na disputa da Libertadores. Mas se no ano passado o time conseguiu se classificar para a competição continental e foi vice-campeão da Copa do Brasil, tudo começou muito errado nesta temporada. Com o reforço de Adriano, os meninos atleticanos caíram ainda na semifinal do Paranaense. Os profissionais fizeram ainda pior e deram o vexame de cair já na fase de grupos da Libertadores.


Um desempenho que já começou a abalar bastante o elenco. Adriano deixou de ser a aposta e já foi dispensado. O zagueiro Manoel, que por muito tempo foi um dos melhores da equipe, acabou surpreendentemente afastado pela diretoria, que alegou falta de comprometimento com o clube. Alguns jogadores como Bruno Mendes e Felipe chegaram a ficar misteriosamente fora de alguns treinos. Com o técnico Miguél Angel Portugal e a punição de perda de mandos (mais nove a cumprir) por conta da briga contra o Vasco, o Atlético-PR começa o Brasileirão em uma fase conturbada.



ESTREIA


Domingo - 20/04 às 16h





ATLÉTICO PARANAENSE

x




GRÊMIO


EM 2013




colocado na Série A


Um ano completamente surpreendente para o Atlético-PR. O time chegou sem grandes expectativas em todas as competições que disputou, mas acabou alcançando o vice-campeonato da Copa do Brasil e conseguiu uma vaga na Libertadores pelo Brasileirão. Muito mais do que se podia esperar, mas mesmo assim o presidente Celso Petraglia não se contentou e resolveu não renovar o contrato com o técnico Vagner Mancini.


DESTAQUE





Marcelo

Eleito a revelação do Campeonato Brasileiro de 2013 e pretendido pelos maiores clubes do Brasil, Marcelo decidiu ficar no Atlético-PR para a disputa da Libertadores e segue sendo um dos principais nomes do time. Ao lado do artilheiro Éderson, forma a dupla de ataque perfeita para a equipe, atuando em velocidade e servindo bastante o centroavante. No ano passado foram seis assistências e a esperança da torcida é que a combinação funcione novamente para tirar o clube da turbulência.


FIQUE DE OLHO





Natanael

Natanael trocou o Cuiabá pelo Atlético-PR no fim de 2013 e chegou com a expectativa de ser apenas um reforço para a equipe sub-23, que disputaria o estadual. Em pouco tempo, porém, mudou completamente o cenário, assumiu a posição de titular deixada por Pedro Botelho na equipe principal e participou de todos os oito jogos da Libertadores. Sem grande concorrência, deve seguir como dono do lado esquerdo e pode surpreender no Brasileirão.


TÉCNICO





Miguél Angel Portugal

Ninguém conseguiu entender muito o porquê do presidente Celso Petraglia não ter renovado o contrato de Vagner Mancini. Ninguém também conseguiu entender o porquê da contratação do espanhol Miguél Angel Portugal, que chegou sem um grande histórico à equipe. Quatro meses depois, a torcida atleticana não suporta o comandante, mas o mandatário segue prestigiando e garantindo a continuidade do trabalho. Resta saber até quando.



################################################################


BAHIA









O Bahia viveu um período de enorme efervescência política em 2013, com direito a impeachment do ex-presidente Marcelo Guimarães Filho, muita polêmica e novas eleições. Aos poucos, porém, as coisas parecem ir se acertando e se organizando com a nova diretoria do clube. Depois de se manter na primeira divisão nacional, o clube também resolveu fazer reformulações, trocou de técnico, dispensou medalhões como Souza e Obina e foi em busca de outros jogadores.

Dentro de campo, os reflexos também começam a aparecer. Depois de um começo bastante instável, com direito a eliminação ainda na fase de grupos da Copa do Nordeste, Marquinhos Santos conseguiu ir acertando o time aos poucos e chega com moral ao Brasileiro depois de conquistar o Campeonato Baiano em cima justamente do Vitória, o maior rival.


ESTREIA

Domingo - 20/04 às 16h





BAHIA

x




CRUZEIRO


EM 2013




12º

colocado na Série A


Uma temporada muito ruim para o Bahia. Vivendo toda a confusão política nos bastidores, o time sentiu o baque dentro de campo, perdeu o estadual com direito a goleada para o arquirrival Vitória e passou todo o Brasileiro lutando apenas contra o rebaixamento. Ao menos conseguiu evitar a degola e permanecer na elite do futebol brasileiro.


DESTAQUE





Anderson Talisca

A grande promessa do Bahia nos últimos anos finalmente começa a se transformar em realidade. Depois de ser colocado como bode expiatório da torcida e enfrentar constantemente as vaias pelas atuações ruins de toda a equipe no ano passado, Talisca renasceu completamente na temporada. De criticado a líder do time, o meia chamou a responsabilidade durante todo esse começo de ano, foi decisivo nos momentos em que precisava ser e chega ao Brasileirão como artilheiro e garçom da equipe, com seis gols e seis assistências até aqui.


FIQUE DE OLHO





Rhayner

Rhayner surgiu como um dos maiores destaques do Náutico em 2012 e trocou o Recife pelo Rio de Janeiro para defender o Fluminense. Até começou bem, mas acabou caindo em desgraça no decorrer da sua passagem pelas Laranjeiras e acabou saindo pela porta dos fundos. Em 2014, porém, tudo parece ter mudado mais uma vez. Depois de passar quase dois anos sem balançar as redes, chegou até a viver um fase artilheira com a camisa do Bahia e chega ao Brasileiro como titular absoluto. Conseguirá mante o nível?


TÉCNICO





Marquinhos Santos

Marquinhos Santos foi uma aposta do Coritiba. Com bastante experiência em categorias de base, assumiu o time paranaense em 2012 para aumentar o aproveitamento dos jovens jogadores. Até começou bem, evitando o rebaixamento e conquistando o estadual do ano seguinte, mas teve uma queda de desempenho e foi demitido. Chegou ao Bahia justamente como aposta da diretoria para a reformulação do clube e quase foi vítima do começo ruim de temporada, mas ganhou crédito, conseguiu embalar e está em alta.



ESPN