terça-feira, 3 de setembro de 2019

Belo Oriente reinaugura hospital no distrito de Perpétuo Socorro e pretende desafogar outras unidades

Reprodução / Inter TV dos Vales
G1 dos Vales 

Com a possibilidade de atendimento de urgência e emergência no hospital, o número de pacientes que são encaminhados para a UPA e Hospital de Ipatinga pode diminuir; expectativa é de que serviço de saúde seja mais eficiente.

O Hospital Municipal Jaques Gonçalves Pereira foi reinaugurado nesta segunda-feira (2) no distrito de Perpétuo Socorro, em Belo Oriente. Com a reabertura do local, pacientes de urgência e emergência da região poderão ser encaminhados para a unidade. A expectativa da Prefeitura de Belo Oriente é de redução nos atendimentos feitos em Ipatinga e de que a divisão de demandas possa melhorar o serviço de saúde no Vale do Aço.

De acordo com o prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha, nos últimos dois meses cerca de 1200 pacientes de Belo Oriente foram encaminhados ao Hospital Municipal de Ipatinga. “Essa obra traz um respiro para a cidade. Nós temos 14 cidades pactuadas e estamos atendendo atualmente mais de 40. O que a gente quer é que outras cidades também usem isso como um exemplo”, comemora.

O secretário municipal de saúde de Belo Oriente, Ranieri Martineli, afirma que a obra é mais um instrumento de atendimento à região e que a importância maior é desafogar o sistema de Ipatinga e atender melhor a população. “Estamos andando hoje na contramão de outros municípios que estão fechando hospitais. A gente pensa que com esses investimentos, nós vamos atender a todos os anseios da nossa população e resolver definitivamente os problemas de atendimento médico que temos em nossa cidade”, afirma.

A capacidade do hospital é de 50 leitos. Segundo a Secretaria de Saúde, foram investidos aproximadamente R$ 2 milhões; metade do valor em equipamentos e a outra parte em instalações e reformas. O superintendente regional de saúde, Ernany Duque de Oliveira, fala sobre as expectativas de auxílio do novo hospital. “Belo Oriente, contemplado com esse hospital, vai contribuir na assistência de todos os municípios, principalmente nos limites de Açucena e Mesquita, mas podendo ampliar isso para uma área de 100 mil habitantes”, explica.

O prefeito de Belo Oriente, Hamilton Rômulo, afirma que a gestão será terceirizada e a associação responsável é especialista no setor hospitalar. “Estamos planejados e com recursos já garantidos para manter o hospital aberto até o final do nosso mandato. São 280 mil reais mensais para manter o hospital e esse valor entra no índice de 15% do município, ou seja, é um recurso garantido”, explica.

Reabertura
O Hospital Municipal Jaques Gonçalves Pereira estava fechado desde 2012 por falta de recursos para manutenção. Segundo a Prefeitura de Belo Oriente, foi necessário refazer o telhado, reinstalação da parte elétrica, pintura e correções estruturais exigidas pela vigilância sanitária.

A unidade de saúde contará com equipe de dois médicos, seis enfermeiros e 22 técnicos de enfermagem, além de funcionários de outros setores, como de limpeza e recepção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.