segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Os bastidores da chegada do Cruzeiro em solo peruano e a estreia celeste na Libertadores da América

Time treina nesta terça-feira na cidade de Huancayo




Por: José Dias Sorriso
Futblog do Sorriso




Foto Paises/ Visão panorâmica do Estádio de Huancayo


A delegação cruzeirense já se encontra em solo peruano visando a estreia na Copa Libertadores da América, contra o Real Garcilaso, nesta próxima quarta-feira (12), ás 22h00 (horário de Brasília). O time do Cruzeiro, que desembarcou na capital Lima, na tarde desta segunda-feira e já treina no palco do confronto nesta terça-feira. O duelo contra o Garcilaso vai ocorrer na cidade de Huancayo, na altitude de 3200 m.

Conhecido como ´´La Máquina Celeste``, o Garcilaso, atual vice-campeão peruano promete dar muito trabalho a Raposa copeira, ainda mais contando com o apoio de seus torcedores, os chamados Hinchas. Para o treinador Fredy Garcia, o apoio não somente dos torcedores, assim como a altitude, vai ajudar muito no intuito de bater o forte Cruzeiro, segundo suas próprias declarações.

O Cruzeiro que luta pelo tricampeonato da América, onde já conquistou a competição em duas oportunidades (1976 e 1997). O time mineiro não terá para este duelo o atacante Borges, que ainda sente uma lesão e com isso o treinador Marcelo Oliveira deve fazer um improviso na equipe, podendo até mesmo entrar com Ricardo Goulart, jogando fixado no ataque. Marcelo Moreno que chegou recentemente, não deve ser o titular de imediato neste confronto.


Chegada da delegação azul em Lima/ Foto: Cruzeiro

Para todos no Perú, o Cruzeiro é um clube que estava sendo muito aguardado de acordo com a imprensa local, que no desembarque foram cumprimentar os atletas brasileiros, em especial, o meia Júlio Batista, que recebeu uma bola de presente do Diário Líbero, um dos jornais mais respeitados do país.


Contra a equipe peruana, na altitude de Huancayo, o time Celeste de Minas Gerais vai defender um excelente retrospecto em partidas contra peruanos. Até o presente momento na história, foram cerca de 14 jogos, com o Cruzeiro vencendo 10, empatando duas e perdendo apenas duas. Foram 33 gols da Raposa e apenas 9 sofridos.



Júlio Batista sendo presenteado com a Bola do Diário Líbero/ Foto: Cruzeiro

Os cruzeirenses que tem uma doce lembrança de jogos contra times do Perú, onde em 1997 o clube estrelado derrotou o Sporting Cristal, em uma final emocionante no Estádio Mineirão, com gol de Elivélton, em um chute de fora da área, no canto direito do goleiro da época, Balério. Aquele resultado de 1 a 0, garantiu o bicampeonato do time mineiro, do maior torneio de clubes da América.

O jogo dos mineiros, contra os peruanos, marcará também os 250 jogos da carreira do meia, Everton Ribeiro, que foi considerado o craque do último Brasileirão.  As duas equipes estão integrando o Grupo-5, da Copa Libertadores, juntamente com Universidad de Chile e Defensor, do Uruguai.


Lista dos 22 jogadores convocados para a estreia na Libertadores:

Goleiros: Elisson e Fábio
Laterais-direitos: Ceará e Mayke
Zagueiros: Bruno Rodrigo, Dedé e Léo
Lateral-esquerdo: Egídio
Volantes: Lucas Silva, Rodrigo Souza, Souza e Tinga
Meias: Alisson, Elber, Everton Ribeiro, Júlio Baptista, Marlone e Ricardo Goulart
Atacantes: Dagoberto, Luan, Marcelo Moreno e Willian