sábado, 10 de março de 2018

Prefeitura de Governador Valadares decreta estado de calamidade financeira na saúde pública

Foto: Divulgação
Prefeitura de Governador Valadares decretou estado de calamidade financeira na área da saúde do município.

O motivo, segundo o Executivo, é a falta de repasses de verbas do Governo do Estado que ajudavam no custeio e manutenção da secretaria municipal de Saúde e que foram paralisadas desde março de 2017.

Segundo a prefeitura, os repasses em atrasos somam mais de R$ 43 milhões. A medida tomada faz com que a administração municipal suspenda gastos direcionados ao setor, obrigando o Governo do Estado a repassar ao município, o que é de sua competência. O decreto tem prazo de 120 dias e pode ser prorrogado caso a situação não seja resolvida.


O decreto foi assinado pelo prefeito André Merlo (PSDB) nessa quinta-feira (8), mas divulgado somente nesta sexta (9).

Resposta do Estado

A secretaria estadual de Saúde (SES) informou, por meio de nota, que os repasses não estão sendo realizados devido a um déficit financeiro decorrente do aumento de despesas e pela insuficiência de receita. Ainda segundo o órgão, desde dezembro de 2016 o estado de Minas Gerais também declarou ao Governo Federal calamidade financeira e que aguarda os repasses.

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