sábado, 10 de março de 2018

Belo Horizonte tem março mais chuvoso em 7 anos

Foto: Reprodução /  TV Globo
Apenas com a chuva de 9 dias, março de 2018 já está sendo o março mais chuvoso em Belo Horizonte em 7 anos. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o total de chuva acumulado do dia 1 até 9 horas foi de 242,7 mm, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia na estação meteorológica em Santo Agostinho, região centro-sul da capital mineira.

Este volume de chuva já está 70% acima da média de chuva normal para março que é de aproximadamente 143 mm. Este já está sendo o março mais chuvoso desde 2011 quando choveu 334,5 mm.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, entre 9 horas dia 8 e 9 horas de 9 de março choveu 55,6 mm na estação de Santo Agostinho, mas outros locais da cidade tiveram chuva mais volumosa. No ponto de medição da Pampulha foram 73,8 mm acumulados neste mesmo período. A chuvarada desta sexta-feira contribuiu para encharcar ainda mais a terra e vários deslizamentos ocorreram na região de Belo Horizonte.

Em março, Belo Horizonte já teve o maior volume de chuva em 24 horas deste ano, até agora. Foram 80,2 mm entre os dias 1 e 2 de março.

MG ainda pode ter chuva forte no fim de semana

A chuva de março ainda poderá causar problemas em Minas Gerais neste fim de semana, o penúltimo do verão. A Grande Belo Horizonte também vai continuar tendo pancadas de chuva frequentes.

A circulação de ventos sobre o Brasil continua forçando a concentração de ar úmido e o crescimento de nuvens carregadas especial mente sobre o centro-norte e leste de Minas Gerais.

Tanto no sábado como no domingo, o centro-norte e o leste de Minas, incluindo Belo Horizonte, terão muitas nuvens e chuva a qualquer hora, mesmo com a presença de um pouco de sol. Há risco de raios e em a chuva pode cair forte em vários locais.

Para a Zona da Mata, no Sul de Minas e para o Triângulo também há previsão de pancadas de chuva com raios no fim de semana, mas o solaparece forte por várias horas e a chuva deve ocorrer em geral à tarde e à noite. Pode chover com moderada a forte intensidade em pequenas áreas.
Bacia do rio Muriaé em alerta

Com o grande volume de chuva acumulado em fevereiro e nestes primeiros 9 dias de março, a bacia do rio Muriaé entrou em alerta nesta sexta-feira, 9, segundo o Serviço Geológico do Brasil. O rio Carangola , um dos principais afluentes do rio Muriaé, t ransbordou em Porciúncula, no estado do Rio de Janeiro, mas a previsão é de o nível baixe até a tarde do dia 10 de março. Porém, para o rio Muriaé , a previsão é de elevação, o que coloca em risco as cidades fluminenses de Itaperuna e de Cardoso Moreira.

O rio Muriaé nasce em Miraí, em Minas Gerais, mas deságua no rio Paraíba do Sul, na região de Campos dos Goytacazes, no norte do estado do Rio de Janeiro. A elevação do nível do Muriaé pode causar transtornos também em municípios do Norte/Noroeste do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.