terça-feira, 8 de agosto de 2017

Ronaldo Fenômeno: do São Cristóvão ao Cruzeiro, e do Cruzeiro para o mundo.

Foto: Alexsandro Micheli/Arquivo Pessoal

O atacante Ronaldo Fenômeno fez história com a camisa do Cruzeiro depois de chegar do São Cristóvão, do Rio de Janeiro, para a base celeste, na Toca da Raposa I. Um jogador diferenciado. Um craque. Assim ele foi logo ganhando a confiança e o respeito de todos. Fenômeno que antes de sua ida à Belo Horizonte chegou a estar bem próximo de um acerto com o São Paulo. Mas, acabou mesmo é no Cruzeiro.

Em um dia 7 de agosto de 1994, jogando no estádio Mineirão, em Belo Horizonte, no empate por 1 a 1 contra o Botafogo, foi a sua última partida do camisa 9 como profissional do time mineiro. O jogador atingiu a incrível marca de 56 gols em 58 jogos. Uma média "absurda" de 0,97 gols por partida. Conforme destacado pelo jornalista Vinícius Dias, no Blog Toque de Letra, Fenômeno deixaria a Toca para brilhar lá fora.

Na base celeste, Ronaldo encerrou a sua participação justamente contra o maior rival, Atlético-MG. No dia 17 de julho de 1993 era anotava dois gols no empate por 3 a 3 contra o Galo, levando o time mineiro a conquista da Taça BH depois de longos 8 anos. O time celeste jogava com a vantagem do empate. Ele mandou duas bolas para o fundo do gol naquele dia histórico.

O primeiro gol do craque como profissional, atuando com a camisa celeste, foi contra o Belenenses, de Portugal. O jogador que se tornou um dos maiores da história do futebol brasileiro, tendo vestido com honraria a camisa da seleção. Foi campeão do mundo em 1994, estando como opção no banco de reservas. Um reserva de luxo, vale lembrar.

Levou o Brasil ainda ao título de 2002, sendo um dos grandes destaques. Rodou a Europa, onde defendeu camisas de PSV, Barcelona, Real Madrid, Milan, Inter de Milão. Voltou ao Brasil. Antes de encerrar a carreira, defendeu as cores do Corinthians, onde também deixou a sua marca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.