terça-feira, 8 de dezembro de 2015

De virada, Talismã vence o Ajax e larga na frente na decisão

Equipe de Cachoeira Escura conseguiu o gol da vitória no último minuto de jogo

23:17 06/12/2015
José Dias Sorriso

Talismã venceu por 2 a 1, e larga em vantagem na final
Uma tarde de domingo com um belo jogo de futebol proporcionado pelas equipes do Ajax e do Talismã na primeira partida da grande decisão do Campeonato Amador de Belo Oriente 2015. O time de Cachoeira Escura venceu de virada neste domingo (2 a 1) e saiu na frente.

Os dois times que chegaram a final depois de uma bela campanha na primeira fase e na sequência da competição passando por adversários respeitados na fase de semifinal. 

O Ajax chegou na grande final após ter eliminado o Braúnas, enquanto que, o Talismã passou pelo Fundão. Neste domingo (6) os dois clubes - Talismã e Ajax - voltaram a se encontrar em uma decisão, fazendo a repetição do último ano, quando o time de Cachoeira Escura levou a melhor sobre os belo-orientinos. 

Uma tarde ensolarada e com um estádio Menezão recebendo um belo público, foi dado o pontapé inicial do confronto. o Ajax detentor do melhor ataque da competição, contra o único time ainda invicto. 

Até mesmo durante o período de bola rolando o público se encaminhava para o estádio para assistir a partida. A certeza era de um grande jogo. 

PRIMEIROS MINUTOS

Os primeiros minutos de jogo foram na base do equilíbrio. Nenhuma das duas agremiações se arriscavam muito. O primeiro chute do jogo saiu em uma cobrança de falta feita pelo zagueiro Matheus, do Ajax, que acabou mandando longe da meta do goleiro do Talismã, Léo Chorão.

EXATOS, 20 MINUTOS 

GOL DO AJAX! Se passou 20 minutos de partida. E veio o gol inaugural do jogo. O meia Neguinho, mostrando muita categoria, deu um toque de gênio, de prima, com uma categoria estupenda, deixando o atacante Zoi na cara do goleiro Léo, que nada pôde fazer no lance. 

Zoi bateu na bola e mandando no canto alto, do lado direito do goleiro do Talismã que viu a bola entrar para vibração geral dos jogadores e comissão técnica do Ajax. 

O time belo-orientino fazia 1 a 0 no placar. O Ajax que quase ampliou na sequência, depois que Gutierre realizou uma cobrança de falta, obrigando o goleiro adversário a praticar uma grande defesa. 

LÉO X FOGUETE 

Que lance aos 34 minutos de partida do primeiro tempo. Um duelo à parte do atacante Foguete, do Ajax, contra o goleiro Léo, do Talismã. O jogador do Ajax recebeu a bola sozinho e na cara do goleiro acabou perdendo o que seria o segundo gol do time. 

O goleiro praticou três defesas em sequência, na insistência de Foguete que chutou, mas a bola não entrou. Grande oportunidade para o time de Belo Oriente ampliar, mas desperdiçou.

ÚLTIMOS INSTANTES DE ETAPA INICIAL 

O Ajax vencia a partida pela contagem mínima. O Talismã esteve bem perto do empate, quando aos 47 minutos de jogo Vinícius chutou de canhota, rasteiro, no canto esquerdo de Bocão, que estirou todo para mandar a bola para fora. 

A bola mandada para fora, veio a cobrança de escanteio efetuada pelo jogador Negão. Lucas subiu e cabeceou para fora a última oportunidade da etapa inicial. 

FIM DE PRIMEIRO TEMPO

O Ajax fez um melhor primeiro tempo que o Talismã. O time belo-orientino teve um maior volume de jogo. O camisa 10 Neguinho foi um dos principais jogadores do time em campo, assim como o aguerrido atacante Zoi, autor do gol inaugural, e que mostrou mais uma vez o porque de ser um atacante perigoso em decisões. O time belo-orientino esteve melhor postado que o Talismã na etapa inicial. 

SEGUNDO TEMPO

Veio o segundo tempo, e se na etapa inicial quem mostrou melhor futebol foi o Ajax, no tempo derradeiro o Talismã foi pra cima e pressionou o tempo todo em busca do resultado. 

Mais uma vez o time contou com uma atuação fantástica do meia Pablo, que foi um dos melhores homens do jogo. O atleta que além de participar de um dos gols, mostrava o porque de possuir uma habilidade incrível com a sua perna esquerda, dando dribles desconcertantes e passes precisos, servindo os companheiros. 

NA MARCA DE 7 MINUTOS 

GOL DO TALISMÃ! Aos 7 minutos de jogo na etapa final veio o gol de empate do time de Cachoeira Escura. O meia Pablo recebeu, chutou e a bola resvalou na defesa adversária e foi para fora. Escanteio cobrado por Negão, que Halbert subiu e mandou para o fundo do gol do goleiro Bocão, que nada pôde fazer. Os jogadores correram para comemorar com os torcedores no alambrado. Jogo empatado no Menezão: 1 a 1. 

LUTA TRAVADA 

Um jogo super disputado e quem ganhou foi o público ao ver uma partida de alto nível na temporada do futebol amador belo-orientino. As duas equipes contando com grandes jogadores. Se de um lado o Ajax tinha Neguinho, do outro o Talismã tinha Pablo. Duas equipes competitivas e que mostraram o porque de estarem na final do certame. 

SUBSTITUIÇÕES

As duas equipes mexeram. O banco de reservas dos dois times também vale se destacar. Se os 11 iniciais são bons, a reserva das equipes também podemos assim dizer que ela é de luxo. O Ajax com um banco de reserva mais experiente, enquanto que o Talismã, com uma base de jogadores mais jovens como opção, porém que sabem jogar. 

As mexidas no Ajax não surtiram o efeito esperado. O jogador Ronan vinha sendo um dos bons valores em campo e não poderia ter deixado o time, a não ser por causa de sua condição física. Digo o mesmo sobre Pretinho, que vinha bem na partida. 

Ainda sobre as substituições, destaco que Maicon também fazia uma bela atuação e deveria ter permanecido em campo. O lateral-esquerdo por sinal que vem fazendo um grande campeonato nesta temporada. 

O time belo-orientino que pecou em sua postura na etapa final. Saiu de um belo primeiro tempo, para uma etapa final em que permitiu o crescimento do adversário. O Talismã praticou algumas modificações também. As mexidas feitas teve como principal foco recompor as forças físicas da equipe.

VEIO A VIRADA 

GOL DO TALISMÃ! Jogo na marca de 45 minutos do segundo tempo. Pablo lança Léo Santiago dentro da área. O jogador, livre de marcação, chutou friamente para o fundo do gol, sem chances para o goleiro Bocão. Uma virada que levou o torcedor do Talismã a comemorar muito. O time de Cachoeira Escura anotou 2 a 1 no placar e assegura agora a vantagem de poder jogar pelo empate no segundo e decisivo jogo para se tornar bicampeão. 

O Ajax por sua vez precisa apenas de um placar mínimo para levar para as penalidades, ou vencer por dois gols de diferença para ficar assim com a tão sonhada taça de campeão do município.

ARBITRAGEM

Atuação fantástica de Joselito Barbosa ''Pirola''. A comissão de arbitragem da L.D.I acertadamente escalou esse árbitro para um jogo de tamanha responsabilidade. Ele deu um verdadeiro show no apito. A arbitragem deste domingo que foi super organizada por sinal, pelo competente diretor Ronaldo Careca (que inclusive esteve presente no Menezão). Ele que destinou a Belo Oriente vários outros árbitros para ajudar no auxílio ao bom andamento do jogo. 

SEGURANÇA 

Vale destacar o empenho da Polícia Militar de Belo Oriente também, que esteve o tempo todo no apoio para que o jogo transcorresse da melhor forma possível. Um belo trabalho desempenhado.

MAIS 90 

Nada está definido. No próximo domingo teremos mais 90 minutos de jogo. Está tudo em aberto. Dois grandes times e somente um vai poder soltar o grito de campeão. É aguardar para ver quem vai escrever o seu nome em mais uma página da história do futebol amador de Belo Oriente.


FICHA DO JOGO

AJAX 1 X 2 TALISMÃ
Local: Menezão (Belo Oriente/MG)

Gols: Zoi (Ajax), aos 20 minutos do primeiro tempo; Halbert (Talismã), aos 7 minutos e Léo Santiago (Talismã), aos 45 minutos do segundo tempo.

Árbitro: Joselito Barbosa (L.D.I)
Assistentes: José Maria de Matos e José Roberto de Souza (Ambos da L.D.I)

AJAX: Bocão; Pretinho (Rafael), Guilherme, Matheus e Maicon (Danilo); Ronan (Max Túlio), Romário (Alan), Gutierre e Neguinho; Foguete (Guri) e Zoi (Washington). Técnico: Cléber Barros.

TALISMÃ: Léo Chorão; Dodô (Filipe), Lucas (Denir), Uarlei e André (Renilton); Vinícius, Halbert, Thiaguinho (Gustavinho) e Pablo; Negão e Léo Santiago (Fá). Técnico: Rafhael Douglas.


Outras da Galeria de Imagens