sábado, 11 de julho de 2015

A que ponto o futebol amador de nossa região chegou?

00:45 11/07/2015
José Dias Sorriso

Lastimável! Uma palavra que mostra o quanto o futebol amador já não é mais tão atrativo como antes, pelo menos em nossa região. Alguns campeonatos da região já acabaram e sinceramente, não vi qualidade nos jogos que acompanhei de perto. Jogos horríveis, sem emoção e o pior de tudo é, a falta de torcedores nos campos. Ninguém se motiva mais. Triste situação. Pessoas que eu jamais imaginaria que iria abandonar as beiradas das telas, já não tem mais o prazer de ir ver um jogo sequer. Pode ser até mesmo um clássico tradicional.

Muita coisa está falando mais alto que o amor ao esporte. Jogadores mercenários. As coisas se inverteram. Antes: Jogadores craques e sem muita coisinha. Hoje: Jogadores marrentos e que gostam de bajulação. 

Me lembro do famoso Cascudinho que tínhamos em Belo Oriente. Quanta saudade daqueles jogos. O Cascudinho de tempos atrás era show. Me lembro até hoje quando se fazia as chaves para a disputa da competição. Pobre futebol amador de hoje, perto daqueles simples jogos do Cascudo, também chamado por muito de ''esfria sol'' - devido serem realizados antes dos jogos principais e geralmente aconteciam por volta de 13h. Digo até que, aquela época é incomparável. Faço essa alusão, pois o futebol de tempos atrás era outra coisa. Jogadores diferenciados. Algo que falo sem medo algum de errar. Falta muita coisa nos dias atuais. Falta apoio, gente que gosta, pessoas compromissadas, pessoas que tem o desejo de promover a coisa.

Vemos no esporte de hoje em dia vários oportunistas, que não acrescenta nada. Me esquivo um pouco do futebol e parabenizo aqui os organizadores da Copa Nantes de Futsal. Bela iniciativa. Que todo empresário da cidade que ama futebol, futsal, vôlei, basquete, peteca, que seja, abrace a causa, para que haja sempre algo de legal em termos de realizações esportivas na cidade. 

Voltando ao futebol, um dia destes estava vendo a final de uma competição amadora da região que doía os olhos. Que jogo horroroso. Como se diz: mudei de canal. Vi muitos craques da várzea e hoje nos dá tristeza como que o modismo tomou conta e a ruindade acompanhou.

Tempos em que se jogava com Kichute e hoje em dia é jogador com chuteira colorida, parecendo um papagaio, uma máscara. O pior não é nem a chuteira, mas sim o péssimo futebol que apresenta. Outra coisa que abordo é que os campeonatos de Ipatinga - os principais - já acabaram. Em Acesita está em andamento. Em Fabriciano segue em andamento.

Agora vem a pergunta que todos fazem para mim quando quando se encontram comigo: Em Belo Oriente, vai ter campeonato? Pergunta feita a mim, que não tem como eu responder. Como sempre digo aos nobres: É aguardar os acontecimentos. A que ponto o futebol amador de nossa região chegou?