sexta-feira, 10 de abril de 2015

Atlético-MG supera Santa Fe no Horto e embola Grupo 1 da Libertadores

Vitória por 2 a 0 mantém o time vivo

00:16 10/04/2015

Carlos abriu a contagem

O Atlético-MG foi Atlético-MG nesta quinta-feira. O Galo voltou a encarnar o espírito de Libertadores para vencer os colombianos do Santa Fe no Independência por 2 a 0, embolando a classificação do Grupo 1 da competição continental. Se a exibição não foi brilhante, pelo menos a equipe mostrou muito raça e vontade, ingredientes considerados fundamentais pelo torcedor alvinegro.

No início do confronto, os atleticanos até demonstraram nervosismo, mas o gol do atacante Carlos deu a tranquilidade necessária para o Atlético-MG conquistar o resultado positivo. No fim, ainda teve tempo para Guilherme anotar o segundo gol. Com a vitória, o Galo chega aos seis pontos, mesma pontuação do Santa Fe, mas os atleticanos ficam em terceiro nos critérios de desempate. O Colo-Colo lidera o Grupo 1 com nove pontos, deixando os mexicanos do Atlas na lanterna com apenas três pontinhos.

Carlos comemora
 
Na sequência da Libertadores, o Atlético-MG terá compromisso contra os mexicanos do Atlas, jogo marcado para a próxima quarta-feira, no México, mas antes, o Galo tem pela frente o clássico contra o arquirrival Cruzeiro, domingo, no Independência. Já o Santa Fe vai até o Chile para medir forças contra o Colo-Colo.

O jogo – Com as duas equipes precisando da vitória, o duelo no Horto começou com equilíbrio de forças, com o Santa Fé procurando agredir o Galo, que aparentou nervosismo nos primeiros minutos. Aos poucos, o Atlético-MG começou a trocar passes com mais eficiência, e contando com o apoio da torcida foi acuando os colombianos.

Os atleticanos, porém, encontraram o time visitante bem postado em campo, gerando dificuldades para as finalizações e deixando a partida muito concentrada no setor de meio-campo. Percebendo a situação, o técnico Levir Culpi passou a cobrar mais movimentação da equipe, e o resultado foi praticamente imediato.

Torcida fez a sua parte mais uma vez

Aos 12, Rafael Carioca roubou a bola no meio-campo e rolou para Dátolo colocar Carlos na cara do gol para explodir o Independência em alegria, levando o torcedor alvinegro à loucura no Horto com a abertura do marcador. O gol deu confiança para o Atlético-MG que passou a ser muito mais objetivo, pressionando os colombianos.

Luan aberto pela direita, Carlos do lado esquerdo, Lucas Pratto se movimentando dentro da área e com os volantes chegando ao ataque, com essa configuração ofensiva o Galo passou a controlar as ações. As oportunidades foram surgindo das mais variadas formas, mas faltou um pouco de capricho nas finalizações para dilatar a contagem.

No fim do primeiro tempo, o time da casa diminuiu um pouco o ritmo intenso, permitindo ao Santa Fe avançar as linhas de marcadores criando problemas para zaga alvinegra e para o goleiro Victor. Na volta para etapa final o Atlético-MG apostou em uma postura mais cautelosa defensivamente, permitindo aos visitantes ter a posse de bola no campo de defesa, mas sem dar espaços para criação de jogadas do Santa Fé.

A ideia era roubar a bola para tentar encaixar o contra-ataque. O problema é que o time da Colômbia é bem armado taticamente e errou pouco, deixando como alternativa para o Galo as subidas do lateral Marcos Rocha, que foi bastante acionado durante todo o jogo.

Após os 15 minutos, o Atlético-MG foi gradativamente acelerando o ritmo e passando a atacar mais. A torcida nas cadeiras do Independência transformou o estádio em verdadeiro caldeirão. Lucas Pratto, Marcos Rocha e Luan tiveram chances de ampliar o marcador em uma blitz do Galo no Horto.


Assim como o Atlético-MG, o Santa Fé também precisava da vitória, o que forçou o técnico Gustavo Costas a cobrar uma atitude mais agressiva dos colombianos, deixando o jogo mais aberto em Belo Horizonte. No último quartil do segundo tempo, os jogadores alvinegros já começaram a valorizar cada jogada para esfriar qualquer ímpeto de reação dos visitantes. O alivio só veio aos 45, quando brilhou a estrela de Guilherme, que fechou o placar enlouquecendo completamente o Horto.



Wanderson Lima
Gazeta Esportiva.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.