quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Tudo pronto para sorteio dos Grupos da Copa Libertadores-2014

AFP
 
 
 
ASUNCIõN, 11 dez 2013 (AFP) - A Conmebol realizará nesta quinta-feira o sorteio da edição 2014 da Copa Libertadores da América, o torneio de clubes mais antigo do continente, que será potencializado pela realização da Copa do Mundo no Brasil no ano que vem.

A entidade que rege o futebol sul-americano promete um aumento substancial das premiações recebidas pelas equipes participantes, disse um porta-voz à AFP, sem informar o montante em questão.

Do total de 38 equipes participantes, o Brasil será representado na 55ª edição da Libertadores por seis equipes, incluindo o Atlético Mineiro de Ronaldinho Gaúcho, atual campeão da competição.

"O ano de 2014 terá grandes desafios para o futebol sul-americano, por causa do Mundial no Brasil e pelo grande incentivo econômico que haverá na Copa Libertadores", declarou à AFP o porta-voz da Conmebol, Néstor Benítez.

O sorteio tem início marcado para as 22h00 desta quinta-feira, horário de Brasília, numa cerimônia realizada na sede da Conmebol, na periferia de Assunção, que contará com a presença de dirigentes continentais e representantes de todas as equipes que disputarão a competição.

Além dos seis brasileiros, o torneio, que começa em janeiro, incluiu também cinco equipes da Argentina e três de Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

O Galo mineiro conquistou a Libertadores de 2013 ao derrotar nos pênaltis (4-3) o Olimpia do Paraguai, na partida de volta disputada no Mineirão, em Belo Horizonte, no dia 25 de julho. Ambas as equipes venceram seus jogos em casa por 2-0.



Aumento econômico "Todos conhecem o alto nível esportivo deste torneio, mas o fator econômico também é muito importante. A Conmebol busca os meios para recompensar cada vez mais os protagonistas que realizam esta competição", explicou Benítez, logo após anunciar o aumento na premiação da edição de 2014.

O porta-voz destacou também que a presença de representantes mexicanos -que não pertencem à Conmebol- reforça a competitividade do torneio, o que vem acontecendo há anos.

"A presença de clubes mexicanos em nosso torneio já virou uma tradição saudável. Eles são verdadeiros protagonistas, com equipes muito competitivas", explicou.

Benítez exaltou também a importância da Libertadores para o futebol sul-americano.

"A Libertadores representa notoriedade para os clubes como instituições, e a possibilidade econômica de colocar seus jogadores na vitrine", disse.

Quando começar a cerimônia nesta quinta-feira, a organização da festa esportiva lembrará os 55 anos de existência da Copa Libertadores, que em sua primeira partida viu um duelo entre Peñarol, do Uruguai, e Jorge Wilstermann, da Bolívia, em 19 de abril de 1960.

O Peñarol, aliás, conquistou o primeiro de seus cinco títulos continentais, ao derrotar o paraguaio Olímpia na final daquele ano.

O argentino Independiente, conhecido com 'Rei das Copas', é a equipe que mais vezes conquistou a Libertadores, em sete títulos, seguido do compatriota Boca Juniors (6 vezes).



Apoio ao Brasil para a Copa Durante a cerimônia, também haverá uma menção especial à Copa do Mundo-2014 do Brasil, "que nasceu na Conmebol quando os dirigentes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vieram pedir apoio aos outro nove países membros para ser o candidato da América do Sul".

"O Brasil recebeu apoio de maneira unânime. Por isso é motivo de orgulho para nós que o Brasil honre seu compromisso. O Brasil está fazendo um trabalho impecável", elogiou o porta-voz da confederação sul-americana.

Ao ser perguntado se a Conmebol vai considerar a implementação da tecnologia da linha de gol, Benítez explicou que o assunto precisa ser discutido pelo Comitê executivo da entidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.