quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Corinthians confirma contratação de Mano Menezes 

Técnico iniciará sua segunda passagem no Parque São Jorge no dia 3 de janeiro

 

Vavel

Corinthians confirma contratação de Mano Menezes
Técnico está de volta ao clube depois de três anos (Foto: Reprodução) 
 
O acordo que já estava acertado há algumas semanas foi oficializado pelo Corinthians nesta quarta-feira (11). Mano Menezes será o substituto de Tite, técnico durante os últimos três anos e meio e campeão da Copa Libertadores e do Mundial de Clube, como novo comandante do clube. Em sua segunda passagem pelo Parque São Jorge, Mano terá como desafio reformular a equipe que ganhou praticamente tudo nos últimos anos, mas teve sua relação com a torcida desgastada nos últimos meses, além da pressão para manter o nível de conquistas alcançado nos últimos quatro anos. Com contrato até 31 de dezembro de 2014, o gaúcho será apresentado no dia 3 de janeiro no CT Joaquim Grava.
“É a segunda vez que vou ocupar este cargo e espero poder atender a confiança em mim depositada, mantendo o Corinthians sempre entre os primeiros. Sei que os tempos são outros, mas espero que as vitórias conquistadas nos últimos anos só tenham reforçado o espírito de união que conheci e admirei na minha primeira passagem” afirmou Mano em comunicado no seu site oficial.
Mano Menezes era visto como o nome ideal pela cúpula alvinegra – principalmente o presidente Mario Gobbi – desde a sua saída polêmica do Flamengo. Com experiência de Seleção Brasileira e com uma passagem pelo clube, o gaúcho sempre foi visto como a melhor opção para renovar o elenco do Timão.
“Sempre disse, porque acredito muito nisso, que os adversários devem estar do lado de fora do Parque São Jorge e que, quando todos entendemos isso, as chances de sucesso aumentam muito. O Corinthians nos últimos anos vem tornando realidade tudo que a Fiel sempre sonhou. Foram conquistados a Libertadores, o bicampeonato do Mundial e está sendo terminado o estádio próprio” acrescentou no comunicado.
De acordo com o diretor de futebol da equipe, Roberto de Andrade, outros nomes foram cogitados, mas conversas mesmo só com Mano.
“Quando você senta à mesa para conversar, logicamente surgem alguns nomes. Foram citados outros treinadores, mas não fizemos contato com ninguém. Partimos diretamente com o Mano, que prontamente aceitou o convite do Corinthians. Ele ainda não assinou contrato, mas o vínculo vai até 31 de dezembro de 2014” afirmou Roberto.

A primeira passagem de Mano

Mano Menezes chegou ao Parque São Jorge em dezembro de 2007 durante o pior momento da história do clube, o rebaixamento, e foi fundamental na reconstrução do clube. Mano trouxe nomes como Chicão e André Santos, vindos do Figueirense, William, seu jogador no Grêmio, assim como Herrera, e com a equipe ainda em construção, alcançou a final da Copa do Brasil de 2008, quando foi derrotado pelo Sport.
Após o vice-campeonato da competição, o Corinthians trouxe nomes importantes como Cristian, Elias e Douglas para formar o meio de campo e venceu a Série B com sobras. Além das contratações, Mano também apostou em atletas da base e teve em Dentinho um dos seus principais destaques.
Em 2009, o gaúcho participou da chegada de Ronaldo Fenômeno ao clube e o transformou na peça principal do clube durante a conquista da Copa do Brasil daquele ano, sobre o Internacional, e no título invicto do Campeonato Paulista. No Campeonato Brasileiro, já com vaga conquistada da Libertadores do ano seguinte, o Timão fez campanha segura e terminou em décimo lugar.

Para a disputa da Copa Libertadores de 2010, o Corinthians trouxe nomes de peso como o lateral Roberto Carlos, campeão mundial pela seleção brasileira em 2002, foi a melhor equipe da primeira fase mas trouxe uma nova decepção para o técnico. Mano, que já havia sido vice-campeão da competição sul-americana com o Grêmio, em 2007, viu a sua equipe ser eliminada para o Flamengo ainda nas oitavas-de-final.
Em julho, logo após a disputa da Copa do Mundo na África do Sul, o técnico Dunga foi mandado embora da seleção brasileira e seu substituto foi Mano Menezes. O gaúcho deixou o comando técnico do Corinthians no dia 23 de julho de 2010, com a equipe na liderança do Campeonato Brasileiro – o Timão terminaria a competição em terceiro lugar, após passagem frustrada de Adílson Batista e o recomeço de Tite no clube.
Na sua primeira passagem, Mano Menezes acumulou 185 partidas comandando a equipe do Parque São Jorge. Com aproveitamento de 65%, o gaúcho venceu 103 vezes, empatou 49 outras e sofreu apenas 33 derrotas, marcando 320 gols e sofrendo 165.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.