segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Jogadores de El Salvador são banidos do futebol por manipulação de resultados

Fifa confirmou, nesta segunda-feira, punição a 16 atletas do país da América Central, depois de ser comprovado o envolvimento dos jogadores em esquema de manipulação

Por Redação PLACAR 
Dagoberto Portillo, goleiro da seleção de El Salvador, está banido do futebol
Dagoberto Portillo, goleiro da seleção de El Salvador, está banido do futebol / Crédito: 
 
Um grande escândalo de manipulação de resultados em El Salvador, que resultou no banimento do futebol para 14 atletas do país (além da suspenção de outros dois jogadores), ganhou a chancela da Fifa nesta segunda-feira. A entidade máxima do futebol mundial confirmou que as sanções impostas aos jogadores salvadorenhos pela Federação Salvadorenha de Futebol (Festfut) terão abrangência mundial.
Em agosto, o Comitê Disciplinar da Federação Salvadorenha de Futebol suspendeu, preventivamente, 22 atletas suspeitos de terem participado de esquema de manipulação de resultados da seleção de El Salvador em partidas amistosas e em duelos da Copa Ouro, além de jogos disputados pela seleção sub-20 do país. Pouco tempo depois, em 19 de setembro, foi confirmado o banimento de 14 jogadores e a suspensão de outros dois atletas.
Estão definitivamente afastados do esporte: Luis Anaya, Osael Romero, Ramón Sánchez, Christian Castillo, Miguel Granadino, Miguel Montes, Dagoberto Portillo, Dennis Alas, Darwin Bonilla, Ramón Flores, Alfredo Pacheco, Mardoqueo Henríquez, Marvin González e Reynaldo Hernández. Destaca-se, entre os punidos, o goleiro Dagoberto Portillo, goleiro titular da seleção do país.
Foi comprovada a manipulação de resultado nas derrotas de El Salvador por 2 x 1 para os Estados Unidos, no revés por 1 x 0 para o clube norte-americano DC United e nas goleadas sofridas por 5 x 0, para o México, e 4 x 1, para o Paraguai.
Depois de sancionada a punição por parte do Comitê Disciplinar da Federação Salvadorenha de Futebol, a Fifa endossou às sanções aos atletas, baseado no artigo 78, parágrafo 1, alínea c e artigo 136 e seguintes de seu Código de Disciplina.
Em comunicado divulgado no site oficial da entidade, a Fifa ressaltou que tem trabalhado junto às confederações e federações afiliadas, além manter um programa de cooperação com a Interpol (Polícia Internacional). Projetos de educação à distância, com o intuito de alertar jogadores, técnicos e árbitros quanto à "máfia da manipulação de jogos" também são desenvolvidos.
Há ainda, entre as iniciativas da Fifa, o monitoramento do mercado de apostas por meio da Early Warning System (EWS), a assinatura de uma declaração de integridade por parte dos oficiais e a implementação de uma ferramenta de capacitação ética e de um sistema de denúncias anônimas por telefone e e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.