terça-feira, 15 de outubro de 2013

Defesa cruzeirense sofre queda sem Dedé e tem pior rendimento no Brasileiro


Do UOL, em Belo Horizonte
 Romarinho pressiona Dedé na saída de bola na partida entre Corinthians e Cruzeiro Rodrigo Capote/UOL
 
 
Com Dedé servindo a seleção brasileira, os números apontam que o Cruzeiro tem sentido a falta do zagueiro. Nos três jogos sem o atleta, a equipe goleou o lanterna Náutico por 4 a 1, mas foi derrotada por São Paulo, 2 a 0, e Atlético-MG, 1 a 0, sofrendo gols nas três partidas e acumulando duas marcas negativas no Campeonato Brasileiro.
Pela primeira vez, o Cruzeiro perdeu dois jogos seguidos no torneio e levou gols em três partidas consecutivas. Apesar disso, a defesa continua sendo a segunda menos vazada ao lado do Grêmio, com 24 tentos contra. O Corinthians é o melhor no quesito, com apenas 17 gols adversos.
O entrosamento entre Dedé e Bruno Rodrigo foi um dos pontos fortes da equipe na excelente campanha no Brasileirão e no bom desempenho defensivo. Os dois jogaram juntos em 24 partidas e a zaga passou em branco em 50% dos jogos. Nas quatro partidas em que um dos dois não esteve em campo, a equipe foi vazada em todas.
Dedé chegou ao Cruzeiro como a contratação mais cara da história do clube, custando cerca de 14 milhões de reais aos cofres celestes. Recepcionado com o status de "mito" – apelido dado pela torcida vascaína –, ele demorou a engrenar e, convivendo com problemas pessoais, como a encefalite de sua irmã, apresentou algumas falhas, a mais grave delas contra o Flamengo, pela Copa do Brasil, sendo duramente criticado.
No entanto, o zagueiro conseguiu recuperar o bom futebol e voltou a ser convocado para defender a seleção brasileira, além de retomar o prestígio com o torcedor azul. Ele só deve retornar ao time celeste no próximo domingo, no duelo contra o Coritiba.
A queda de produção do time, porém, também pode ser notada em um aspecto geral, já que o ataque cruzeirense esteve muito abaixo nas duas últimas partidas. Contra o Atlético, o time que mais finaliza no campeonato deu apenas três arremates a gol e chegou ao segundo jogo consecutivo sem balançar a rede, o que também era um feito inédito no Brasileirão.

O atacante Willian admite a queda de rendimento, mas mostra confiança na retomada do bom futebol já diante do Fluminense. "Uma hora ou outra ia acontecer, o Atlético marcou muito forte, a gente não conseguiu construir as jogadas, o time também não foi bem, a gente sabe disso", declarou.
"Tem que ver os nossos erros e juntar o que fez de bom durante o campeonato, tem que aprender com isso. O ambiente está maravilhoso e quarta-feira é mais uma oportunidade de trabalhar isso daí", acrescentou o camisa 41.
Apesar de viver sua pior série no Brasileiro, o time celeste contou com a sorte e a incompetência dos rivais. O Grêmio, que era o vice-líder, somou apenas um ponto nas duas últimas partidas e a distância que era de 11 pontos caiu para 10. Dessa forma, os mineiros seguem em situação bem confortável restando apenas dez rodadas para o fim da competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.