quinta-feira, 5 de setembro de 2013

ELIMINATÓRIAS EUROPEIAS

Missão portuguesa em Belfast

(FIFA.com) Quinta-feira 5 de setembro de 2013
Missão portuguesa em Belfast
© AFP
A quatro rodadas do encerramento da primeira fase das eliminatórias europeias para a Copa do Mundo da FIFA 2014, as 26 partidas que serão disputadas na próxima sexta-feira marcarão o início da corrida final pela classificação direta ao torneio no Brasil. 
Nove equipes ainda estão invictas (Bélgica, Itália, Bulgária, Alemanha, Suíça, Bósnia e Herzegovina, Inglaterra, Espanha e Holanda), mas somente os holandeses venceram todos os seus jogosVale notar também que os líderes de duas chaves receberão os respectivos segundos colocados. Enquanto a Itália enfrentará a Bulgária pelo Grupo B, a Alemanha encara a Áustria no C. Independentemente dos resultados, porém, italianos e alemães permanecerão na ponta.
Por outro lado, algumas seleções jogarão uma cartada decisiva rumo ao Brasil 2014, como a Croácia, que aguarda um dérbi quente na Sérvia pelo Grupo A, e a Albânia, que visitará a Eslovênia precisando vencer para manter a segunda posição do Grupo E. Já os portugueses viajarão à Irlanda do Norte em busca de três pontos importantíssimos para tentarem conservar a vantagem que possuem sobre os russos na liderança do Grupo F. 
Por fim, Montenegro e França também estão condenados a vitórias fora de casa para continuarem brigando pelo primeiro lugar dos Grupos H e I. O FIFA.com analisa a rodada no Velho Continente.

O jogo
Irlanda do Norte x Portugal, Grupo F, Belfast, Windsor Park, 19h45 (15h45 de Brasília)
Assim como em 2006, Portugal e Rússia estão protagonizando uma luta acirrada pela liderança da chave. Depois de perderem o duelo em Moscou por 1 a 0, os lusitanos abriram dois pontos sobre os russos, mas com uma partida a mais. De fato, a seleção portuguesa devolveu o placar no jogo de volta em Lisboa e tirou proveito do tropeço da equipe de Fabio Capello na última rodada, com a derrota pela diferença mínima em Belfast. 
E é justamente lá, no caldeirão do Windsor Park, que Portugal entrará em campo com a missão de faturar os três pontos antes de disputar as duas últimas rodadas em casa. Contudo, os homens de Michael O'Neill são bastante imprevisíveis na capital norte-irlandesa — venceram os russos, mas empataram com Luxemburgo, por exemplo. Para esta partida determinante, o técnico Paulo Bento precisou dispensar o atacante Danny, lesionado. Para o lugar dele, convocou Luís Carlos Pereira Carneiro, mais conhecido como Licá, jogador de 24 anos que vêm em ascensão no FC Porto. 
Completando a rodada, a Rússia receberá Luxemburgo, enquanto Israel e Azerbaijão jogam no sábado.
As outras partidas
Grupo A
Macedônia x País de Gales
Escócia x Bélgica
Sérvia x Croácia

O mano a mano entre belgas e croatas continuará à distância. O técnico da Bélgica, Marc Wilmots, tentará manter os três pontos de vantagem jogando na Escócia com a equipe que empatou em 0 a 0 com a França em amistoso recente, com exceção do contundido Vincent Kompany. Wilmots pode até mesmo dar uma primeira chance ao jovem prodígio Zakaria Bakkali, de 17 anos. A Croácia, por sua vez, ainda está abalada com a surpreendente derrota por 1 a 0 sofrida em casa diante dos escoceses no último dia 7 de junho, que deixou o país com a obrigação de fazer uma campanha impecável na sequência das eliminatórias — começando por uma visita à Sérvia que promete ser tudo menos tranquila.
Os italianos terão um compromisso delicado em Palermo contra os búlgaros, que podem encostar na classificação em caso de vitória. Além disso, o técnico Cesare Prandelli precisará improvisar na escalação do ataque da Azzurra em função das ausências de Mario Balotelli, Pablo Osvaldo e Riccardo Montolivo, todos suspensos. Em revanche, Prandelli terá a volta do experiente Thiago Motta, jogador que costuma ser elemento-chave nesse tipo de partida.
Mesmo sem Bastian Schweinsteiger e Mario Götze, que estão lesionados, a seleção alemã tem tudo para ampliar ainda mais a distância que a separa da Áustria, a quem já venceu por 2 a 1 no jogo de ida em Viena. Já o eventual vencedor da partida entre irlandeses e suecos dará um passo importante na perspectiva das repescagens. 
A Romênia, que está a oito pontos dos holandeses na terceira colocação da chave, terá uma oportunidade de ouro para subir na tabela e ultrapassar a Hungria. Atualmente na segunda posição com sete pontos a menos que a Laranja Mecânica, os húngaros ainda precisam jogar na Holanda, enquanto aos romenos restam três partidas em casa e uma visita à modesta Andorra.
Grupo E Noruega x Chipre Suíça x Islânia Eslovênia x Albânia
Os suíços lideram a chave e pretendem aproveitar a visita da Islândia — uma das grandes surpresas desta edição das eliminatórias, na terceira colocação do grupo com nove pontos, um a mais que a Noruega — para assegurarem a confortável vantagem de quatro pontos sobre a vice-líder Albânia, sobretudo que terão dois jogos longe da própria torcida na sequência do torneio, contra noruegueses e albaneses. Além disso, a luta pela vaga na repescagem se anuncia bastante equilibrada entre as três seleções que perseguem a Suíça.
A Bósnia e Herzegovina encabeça a classificação e registra uma média de quase quatro gols por partida, além de ter marcado apenas quatro a menos que todos os rivais de chave somados (23 contra 27). A Grécia vem em segundo com três pontos a menos, mas sem grandes esperanças de ultrapassar os bósnios, que têm melhor saldo no confronto direto após empate em 0 a 0 em Atenas e vitória por 3 a 1 em casa.
Apesar dos desfalques de Wayne Rooney, Phil Jones e Glen Jonhson na seleção inglesa, o técnico Roy Hodgson espera aproveitar a visita da Moldávia para colocar pressão no líder Montenegro, que possui dois pontos e um jogo a mais, mas terá uma partida complicada em território polonês, já que os donos da casa ainda estão na briga por um lugar nas repescagens. 

Os atuais campeões mundiais e líderes da chave não conseguiram vencer a valente seleção finlandesa no jogo de ida em Gijón, empatando em 1 a 1, e estarão sem Sergio Busquets e Íñigo Martínez para a partida em Helsinki. O principal concorrente dos espanhóis, porém, são os franceses, que têm um ponto a menos e uma partida difícil na Geórgia. Vale lembrar que os Bleus de Didier Deschamps passaram em branco nos últimos quatro encontros e precisam necessariamente encontrar o caminho das redes.

Fique de olho
O atacante Karim Benzema já marcou 15 gols em 59 partidas com a camisa da França, mas atravessa um verdadeiro jejum. O jogador de 25 anos está sem balançar as redes pela seleção há 1.155 minutos jogados desde o dia 5 de junho de 2012 — estatísticas embaraçosas para uma equipe que costuma atuar com um único centroavante no 4-3-2-1. 
O número
28
— A sequência de invencibilidade da Holanda em torneios classificatórios para a Copa do Mundo da FIFA, desempenho recorde conquistado com 14 vitórias. Os holandeses não perdem desde o dia 1º de setembro de 2001, quando foram derrotados pela República da Irlanda em Dublin por 1 a 0.
O que eles disseram
"Apoio Iker Casillas porque ele é o capitão da seleção e desempenhou um papel importante na história do futebol espanhol. Ele está vivendo um período difícil. Não é uma situação confortável para ninguém, mas principalmente para ele." Vicente Del Bosque, técnico da Espanha, sobre o goleiro do Real Madrid, atualmente no banco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.