Vinte anos de um 5 a 0 inesquecível
Ninguém podia prever um resultado assim. Nem o mais otimista dos torcedores colombianos imaginaria que, ao fim daquele 5 de setembro de 1993, o país inteiro estaria nas ruas comemorando a classificação à Copa do Mundo da FIFA após uma goleada histórica sobre a Argentina.
É verdade que os garotos de Francisco Maturana já haviam dado à Argentina de Alfio Basile uma mostra da sua qualidade: três semanas antes, em Barranquilla, também pelas eliminatórias, os colombianos tinham derrotado os então bicampeões sul-americanos por 2 a 1, interrompendo uma série invicta de 33 jogos da seleção Argentina. Ainda assim, para chegar à sua segunda Copa do Mundo da FIFA seguida, a Colômbia precisava empatar no mítico Monumental de Núñez, em Buenos Aires, onde a Argentina jamais havia perdido uma partida de eliminatórias.
A parada era tão dura que o primeiro tempo foi bastante apertado: 1 a 0 para os visitantes. A surra viria mais tarde... "É claro que viajamos à Argentina sem imaginarmos que poderíamos ganhar por 5 a 0", reconhece Adolfo Valencia, protagonista daquela partida histórica, que completa hoje 20 anos, ao FIFA.com. "Sentíamos que poderíamos vencê-los, pois sempre fazíamos bons jogos, mas o que ocorreu depois surpreendeu até a nós mesmos", completa o ex-atacante, autor do quinto gol colombiano.
Os detalhes da partida, que você pode conferir no link à direita, parecem menos importantes atualmente que a explicação de Valencia para tal placar. "Fomos inteligentes. Éramos uma equipe que não rifava a bola, que dava 50 toques nela se fosse preciso. Se você tem a posse da bola, o seu adversário se desespera e comete erros. Mas naquela tarde, sabendo que a Argentina iria propor o jogo, esperamos lá atrás e contra-atacamos. E tudo saiu perfeito."

Repercussões variadas
Autor de 14 gols em 37 partidas com a Colômbia, Valencia destaca aquela seleção argentina que saiu goleada. "Era experiente e com grandes nomes como Balbo, Batistuta e Simeone", comenta. "O próprio Simeone me contou que havia sido a maior vergonha da carreira dele. Há pouco tempo, quando esteve em excursão com o Atlético de Madri na Colômbia, me disse que havia doído muito."
Valencia discorda daqueles que afirmam que o resultado acabou prejudicando a Colômbia, que chegou como favorita ao Mundial de 1994, mas não passou da fase de grupos. "Não temos nenhuma queixa dos 5 a 0. Foi o jogo que nos deu a classificação à Copa, e claro que nos permitiu chegar aos Estados Unidos com uma dose extra de confiança. Quem não chegaria assim depois de golear a Argentina fora de casa?"
Para Valencia, as razões da eliminação precoce foram outras. "Era uma grande equipe: Valderrama, Asprilla, Rincón... Nos conhecíamos muito bem, éramos os melhores da Colômbia, algo parecido com o que ocorre na seleção atual. Então, os rivais passaram a nos enfrentar do mesmo modo que nós mesmos encaramos a Argentina naquele jogo."

"Estou convencido de que, se em vez de propor o jogo nós tivéssemos repetido aquela estratégia contra os Estados Unidos, teríamos chegado mais longe", analisa o ex-jogador de 45 anos, fazendo referência à derrota por 2 a 1 que acabou com as chances colombianas no Mundial.
Ao despedir-se, Valencia reconhece que nunca se cansa de rever aqueles gols. "Sempre que chega esta data eles passam algumas vezes, e é muito legal que os nossos filhos saibam o que fizemos como jogadores. Afinal de contas, podemos voltar a jogar essa partida cem vezes e o resultado não vai ser repetir. O 5 a 0 entrou para a história não só do futebol colombiano, mas também do futebol mundial."