BUSCA

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

COPA DO MUNDO

Com plantio do gramado à vista, Arena da Amazônia atinge 80%

Último carregamento das peças da cobertura e da fachada já chegou a Manaus


Da redação
PORTAL 2014 /TWITTER

No mesmo dia em que o último carregamento da estrutura metálica da fachada e da cobertura chegou a Manaus, as obras da Arena da Amazônia chegaram à marca de 80% de conclusão. Os trabalhos avançaram dois pontos percentuais em 14 dias.
Segundo o governo local, as peças devem ser transportadas para a arena até a próxima semana. A quatro meses de prazo de conclusão previsto no cronograma, a Andrade Gutierrez, construtora responsável pelas obras, deu início aos trabalhos no futuro gramado, com a instalação do sistema de drenagem.
“Após esse trabalho, serão colocadas camadas de areia e de material orgânico para o plantio do gramado”, disse Josep Codony, engenheiro da empresa Greenleaf.

Arena da Amazônia está em obras desde junho de 2010 (crédito: Alex Pazuello/Agecom)
 
 
O plantio do gramado, por sua vez, está previsto para o final de setembro. As mudas virão de uma fazenda em Belém, no Pará. Parte da irrigação do campo será feita com água de aproveitamento da chuva.
A etapa só será possível porque os guindastes responspaveis pelo içamento da cobertura foram levados para a parte externa da arena. “É uma operação um pouco mais trabalhosa, mas que nos favorece no que diz respeito ao gramado”, afirmou o coordenador da UGP Copa, Miguel Capobiango Neto.
Na semana passada, outra frente de trabalho foi iniciada no estádio: a instalação dos assentos das arquibancadas. A meta da construtora é instalar as 44,3 mil cadeiras até outubro e concluir os trabalhos em dezembro após a montagem da cobertura.
As primeiras cadeiras foram fixadas no setor oeste da arquibancada superior. Os assentos terão oito variações de cores entre o amarelo e o vermelho claro, formando um grande mosaico.
O ritmo de montagem deverá ser de até mil assentos por dia. Atualmente, além das frentes de acabamentos de piso, parede e instalações, os operários também trabalham na perfuração dos degraus das arquibancadas onde serão fixadas as cadeiras e no calçamento das rampas de acesso ao estádio.
Em obras há 39 meses, a Arena da Amazônia está orçada em R$ 605 milhões. O estádio será palco de quatro jogos da Copa do Mundo 2014, todos válidos pela primeira fase da competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.