terça-feira, 16 de abril de 2019

Reintegração de posse é cumprida em Ipaba e 120 famílias deixam casas

Maioria dos imóveis já estava desocupada; cerca de 350 militares participaram da operação

Cerca de 350 militares de várias cidades participaram da operação de reintegração de posse em Ipaba — Foto: Welington Silveira / Inter TV


A Polícia Militar cumpriu, na manhã desta terça-feira (16), um mandado de reintegração de posse em uma comunidade conhecida como Baixada da Angola, Ipaba. Cerca de 120 famílias precisaram sair de casa por determinação da Justiça.

O principal acesso à cidade pela rodovia AMG-900 ficou interditado. Os trabalhos começaram por volta das 7h e devem durar todo o dia. Cerca de 350 militares do Vale do Aço, Caratinga, Itabira e Belo Horizonte foram empenhados na operação.

Segundo a Polícia Militar, a maioria dos imóveis já havia sido desapropriado. Os bens que os moradores deixaram para trás foram recolhidos e devem ficar à disposição deles. Cercas e construções inacabadas foram destruídas por um trator.

O terreno ocupado pertence à Associação das Empresas da Microrregião do Vale do Aço e à Cenibra, empresa produtora de celulose. Desde 2013, os processos de reintegração de posse correm na Vara Agrária de Minas Gerais e de Acidente de Trabalho da Comarca de Belo Horizonte e na Vara da Fazenda e Cível da Comarca de Ipatinga. Por ser uma área de preservação permanente, o Ministério Público também é autor de um dos processos. De acordo com a Polícia Militar, os moradores foram notificados a deixarem as casas pela primeira vez em 2017.

Na última semana, uma reunião foi realizada entre Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Oficiais de Justiça e moradores para explicar como seria feita a reintegração.

Em nota, a Cenibra informou que o pedido de reintegração de posse é uma forma de resguardar o patrimônio da empresa, e que a área é de reserva legal. A Associação das Empresas da Microrregião do Vale do Aço não se manifestou sobre o assunto.

https://g1.globo.com/mg/vales-mg/noticia/2019/04/16/reintegracao-de-posse-e-cumprida-em-ipaba-e-120-familias-deixam-casas.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.