quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Policiais militares se unem e fazem mutirão de doação de sangue em hospital de Ipatinga

Divulgação/HMC

Um grupo de 28 policiais militares de Ipatinga participou de um mutirão de doação de sangue no Hospital Márcio Cunha, nessa terça-feira (22).

A unidade é referência para a comunidade local e mais 35 municípios do Leste de Minas Gerais. A ação foi feita em um momento de baixa no estoque dos bancos de sangue, devido à pandemia de Covid-19.

“A doação de sangue é essencial para os atendimentos de urgência, as cirurgias complexas, o tratamento de doenças crônicas e ainda para as doenças oncológicas variadas, que precisam de transfusão com frequência. Não há uma substância que possa, em sua totalidade, substituir o tecido sanguíneo. Ele é responsável por enviar os nutrientes e oxigênio para todas as células do corpo, garantindo o bom funcionamento dos órgãos, além de defender nosso organismo contra as infecções. Por isso, é muito importante a doação de sangue. Este gesto salva inúmeras vidas”, disse a bioquímica da Fundação São Francisco Xavier, Priscila Roque.

De acordo com o comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Warley Geraldo Silva, foi feita uma solicitação aos policiais e houve grande adesão.

“A Polícia Militar trabalha em várias questões sociais e não somente no combate à criminalidade. Sempre que somos acionados para uma campanha tão importante como a doação de sangue, por exemplo, fazemos questão de contribuir e ajudar o próximo. Fizemos uma solicitação junto aos nossos policiais e tivemos grande adesão. É muito gratificante para nossa corporação estar aqui hoje”, contou o comandante.

Quem pode doar

Podem doar sangue todas as pessoas saudáveis entre 16 e 69 anos e que têm peso acima de 50 kg. Para os menores de 18 anos, é necessária uma autorização dos responsáveis legais.

No dia da doação, a pessoa deve estar descansada e ter se alimentado normalmente. O voluntário deve preencher um questionário, informando sobre o seu estado de saúde.

Para doar no Hospital Márcio Cunha, é preciso fazer um agendamento prévio pelo telefone (31) 3829-9600 ou WhatsApp (31) 99686-1060. O setor de hemoterapia funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 14h às 16h.

(G1 dos Vales)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.