domingo, 17 de março de 2019

Bottas ultrapassa Hamilton na largada, sobra e vence na abertura da Fórmula 1 na Austrália

Getty Imagens
Finlandês abre vantagem, conta com pit stop prematuro do inglês, ganha pela primeira vez desde 2017 e leva ponto extra pela melhor volta; Verstappen completa pódio, e Ferrari decepciona

Depois de um 2018 decepcionante, sem ganhar nenhuma prova, Valtteri Bottas lavou a alma neste domingo e conquistou a maior vitória de sua carreira na Fórmula 1. No GP da Austrália, o finlandês passou pelo companheiro Lewis Hamilton logo na largada, abriu vantagem desde as primeiras voltas e só não liderou duas das 58 voltas, depois de fazer o único pit stop.

No fim, Bottas terminou 20 segundos à frente de Hamilton e ainda levou o ponto extra pela melhor volta da corrida, superando a marca estabelecida por Max Verstappen na penúltima volta. O holandês conseguiu um bom terceiro lugar na primeira corrida da parceria entre RBR e Honda.

A grande decepção da prova foi a Ferrari. Sebastian Vettel andou em terceiro no começo, mas fez a troca de pneus cedo demais, foi ultrapassado por Verstappen e só não foi superado pelo companheiro Charles Leclerc porque, a mando da Ferrari, o monegasco não tentou uma ultrapassagem quando tinha pneus bem mais novos e era muito mais rápido.

Também pontuaram, da sexta à décima colocações, Kevin Magnussen (Haas), Nico Hulkenberg (Renault), Kimi Raikkonen (Alfa Romeo), Lance Stroll (Racing Point) e Daniil Kvyat (STR). Na volta à F1 oito anos após um grave acidente num rali, Robert Kubica sofreu e foi o 17º e último colocado, três voltas atrás do vencedor.

A corrida teve apenas três abandonos entre os 20 pilotos que largaram: Carlos Sainz (McLaren), Daniel Ricciardo (Renault) e Romain Grosjean (Haas). A próxima corrida será disputada daqui a duas semanas, no Barein.



O pódio

Valtteri Bottas, vencedor: "Não faço ideia do que acabou de acontecer. Não sei nem o que dizer. Foi sem dúvida a melhor corrida da minha carreira. Sinto-me muito bem e o carro estava incrível"

Lewis Hamilton, segundo colocado: "Foi um bom fim de semana para o time - Valtteri guiou de maneira incrível hoje e mereceu a vitória"

Max Verstappen: terceiro colocado: "Eu tive de ultrapassar o Seb (Vettel) para chegar ao pódio, o que não é fácil por aqui. Começar a temporada com pódio e desafiando a Mercedes é muito bom para nós"

O que você precisa saber do GP da Austrália

- Quarta vitória de Valtteri Bottas, que não vencia desde o GP de Abu Dhabi de 2017 - o finlandês ficou 21 corridas seguidas sem vencer.

- Primeira vez que Vettel fica fora do pódio em Melbourne pela Ferrari.

- Primeiro pódio do motor Honda desde que Rubens Barrichello foi terceiro na Inglaterra, em 2008.

- Primeiros pontos da equipe Racing Point, logo na corrida de estreia.

- Alfa Romeo não pontuava desde o GP da Europa de 1984, com um sexto lugar Riccardo Patrese.

A largada

Bottas largou melhor, ultrapassou Hamilton e assumiu a ponta, enquanto Vettel, Verstappen e Leclerc mantiveram suas posições, de terceiro até quinto. Ricciardo saiu da pista, perdeu a asa dianteira e caiu para último. Kubica também danificou a asa após um toque.

Resultado final da prova

Reprodução

Momentos-chave

1. Na décima volta, Charles Leclerc deu uma escapada na primeira curva, mas ainda se manteve em quinto lugar.

2. Carlos Sainz abandonou na 11ª volta após quebra do motor.

3. Hamilton parou nos boxes na volta 16 e retornou à frente de Vettel.

4. Haas se atrapalhou na troca de pneus de Grosjean, que perdeu posições.

5. Giovinazzi errou e Hulkenberg assumiu o décimo lugar.

6. Bottas trocou os pneus apenas na 24ª volta e ficou bem à frente de Hamilton.

7. Com pneus gastos, Giovinazzi perdeu posições para Norris e Grosjean.

8. Com autoridade, Verstappen passou Vettel por fora e assumiu o terceiro lugar na volta 31.

9. Grosjean também deixou a prova, na 32ª volta, com a roda dianteira esquerda solta.

10. Kvyat tentou passar Stroll na briga pelo décimo lugar mas errou e passou reto.

11. Gasly fez o pit stop só na 39ª volta, tentou resistir a Kvyat mas não conseguiu.

12. Bottas recuperou a melhor volta da prova e venceu o GP da Austrália.

Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.