segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Ajax define nos acréscimos e quebra a invencibilidade do Oriente, em tarde com chuva de gols

22:27 28/09/2014
José Dias Sorriso





Durante toda a semana houve a grande expectativa para o superclássico do Campeonato Amador de Belo Oriente, entre Ajax e Oriente, no estádio Menezão. O duelo deste domingo (28) colocava frente a frente dois gigantes da competição. O Oriente com a sua tradição, e o Ajax com o seu time renomado. A partida teve a vitória de 4 a 3 em favor do Ajax, que venceu o duelo somente nos acréscimos do árbitro Willian Pechara, que acabou sendo muito contestado por ambos os clubes no decorrer do confronto.


O JOGO


O jogo na tarde deste domingo começou da pior forma possível - cadenciado e morno, sem muitas emoções, nos seus minutos iniciais. O primeiro lance de perigo aconteceu por parte do Oriente, onde o atacante Foguete chutou e obrigou o goleiro Paulo a salvar.

O Oriente seguiu criando as melhores oportunidades, com o jovem e craque de bola, Joãozinho, chutando, e mais uma vez o goleiro Paulo, do Ajax, foi obrigado a trabalhar. O Ajax que, foi comandado na tarde deste domingo pelo técnico interino, Cléber, que preencheu a vaga de Washington Fialho - suspenso preventivamente por 30 dias. Cléber que, viu sua equipe assustar, em chute desferido pelo atacante Washington, em cobrança de falta, sendo o primeiro lance de perigo da equipe no jogo.

LEIA TAMBÉM:

Outros três jogos agitaram a rodada, confira

VÍDEO: Gols de Redbull e Dálbert, assista

Tabela Atualizada do Amador 2014

Cinco processos a serem julgados no STJD, quinta-feira

O duelo no estádio Menezão transcorria debaixo de forte sol, e a bola deu o ar da graça, ao balançar a rede pela primeira vez, na marca de 17 minutos. O super artilheiro, Guri, recebeu a bola de Washington e, tocou na saída do goleiro Cristhian, inaugurando o marcador para o Ajax. Na sequência, quase ampliaram , após cobrança de falta com perigo, de Dálbert, que Cristhian espalmou para fora, aliviando o perigo que rondava o gol do Oriente.

O jogo estava prestes a entrar em seus minutos derradeiros do primeiro tempo, até que, o Oriente igualou a contagem, aos 38 minutos, através de Joãozinho, que dominou com categoria, tirando toda a defesa, do Ajax, em jogada de craque, e mandou para o fundo das redes de Paulo, que ainda chegou a resvalar na bola, mas a viu morrer no fundo do gol. Empate de 1 a 1. 

O jogo se arrastou, após o empate do Oriente, e a minutos do fim do primeiro tempo, o árbitro Willian Pechara anulou um gol do Ajax, assinalando impedimento - o que gerou muita discussão e descontentamento por parte dos jogadores do Ajax. 

Na segunda etapa, aconteceu o jogo que todos queriam ver. Eletrizante o tempo todo, bem diferente do primeiro tempo, que não agradou muito aos torcedores que foram ao Menezão. O Ajax começou o segundo tempo, já assustando, após cobrança de falta do goleiro Paulo, em que a bola desviou na defesa do Oriente e saiu. Uma bola perigosa, que passou raspando a trave de Cristhian. 

E, se começou o segundo tempo pressionando, o Ajax acabou tendo motivos para se preocupar, após a expulsão do zagueiro Fredinho, logo nos minutos iniciais. Com um a menos, a missão contra o Oriente não seria das mais fáceis. O que restou ao técnico Cléber foi mexer na equipe, tirando o avançado Guri, colocando o garoto Têti, na ala esquerda, fazendo assim um novo plano tático na partida.

E, aos 21 minutos de jogo, veio o segundo gol do Ajax, com Redbull, chutando no canto do goleiro aurinegro. E, mais uma vez, o banco de reservas ditava o tom no confronto, com o técnico Beto fazendo a mexida na equipe do Oriente, tirando Joãozinho, para a entrada de Poca, que não decepcionou e empatou a partida, aos 30 minutos, para comemoração geral do Oriente. O mesmo Poca, estava em tarde iluminada, e não demorou muito para marcar o gol da virada do Oriente, após a bola sobrar sozinha, para ele empurrar para o fundo das redes, aos 32 minutos de jogo, fazendo 3 a 2. 

O clássico ficou emocionante e digno de duas grandes equipes no certame. E, novamente ele, Redbull, voltou a igualar o confronto, aos 43 minutos. Empate: 3 a 3. O jogo sensacional, já caminhava para o apito final de Willian Pechara, que havia assinalado dois minutos de acréscimos, até que, Redbull invade a área e é derrubado pelo goleiro Cristhian - que acabou expulso. Penalidade marcada e, o atacante do Ajax saiu lesionado de campo, após o choque.

Dálbert pegou a bola, ajeitou na marca da cal e, mandou para as redes de Paulo Otávio, que havia entrado no segundo tempo, ocupando o posto do companheiro expulso. Jogadores e comissão técnica do Ajax comemoraram muito o gol, que saiu já aos 46 minutos do tempo final e garantiu a vitória para a equipe que foi comandada pelo técnico interino, Cléber. 

Com a vitória de 4 a 3, o Ajax soma agora 10 pontos ganhos, figurando na terceira colocação. O Oriente por sua vez, perde a invencibilidade no campeonato, mas continua tranquilo, na segunda colocação, com 12 pontos ganhos e já classificado para a fase decisiva. O próximo compromisso do Ajax, será contra o Cachoeiro, em casa. O Oriente por sua vez, também joga em casa, com o Fundão.


FICHA DO JOGO

ORIENTE 3 X 4 AJAX

Local: Estádio Menezão (Belo Oriente)

Motivo: Campeonato Amador de Belo Oriente 2014

Rodada: 5ª

Arbitragem: Willian Pechara, auxiliado por Israel Lima e Carlos Afonso (Trio LDI)

Gols: Redbull (2), Guri e Dálbert (Ajax); Joãozinho e Poca (2) (Oriente).

Expulsos: Fredinho (Ajax) e Cristhian (Oriente)

Oriente: Cristhian, Batata, Léo, Matheus e Maicon; Cofe, Romário, Negão e Michell; Foguete e Joãozinho. Ainda entraram: Paulo Otávio, Uberone, Dema e Poca. T: Beto.

Ajax: Paulo, Edinho, Athos, Fredinho e Geovane; Alan, Marquinhos e Dálbert; Washington, Guri e Redbull. Ainda entrou: Têti. T: Cléber (interino)


Galeria de fotos do clássico entre Oriente x Ajax