quinta-feira, 14 de agosto de 2014

LIBERTADORES! Gol de pênalti garante título inédito ao San Lorenzo

Argentinos comemoraram, em dia histórico para a equipe de Almagro


José Dias Sorriso





Uma noite que fica para a história do futebol argentino e sulamericano, com a conquista inédita do San Lorenzo. O time de Almagro durante anos sofreu com ''chacota'' dos adversários locais, por ser um dos maiores times argentinos que jamais havia conquistado a Copa Libertadores da América.

A sigla CASLA (Clube Atlético San Lorenzo de Almagro) era zombada pelos demais times do país, que já conquistaram o torneio. ''Clube Atlético San Lorenzo sem Libertadores da América'', era o maior meio de tirar sarro do clube. Mas a noite de quarta-feira, dia 13 de agosto de 2014, entra para a história do Ciclón, como é conhecido.

O jogo contra o Nacional do Paraguai, mostrou aquilo que todos já pressentiam, apesar das dificuldades sofridas pelo time da casa, que venceu e garantiu a taça, com um gol anotado, em uma penalidade, marcada pelo árbitro brasileiro, Sandro Meira Ricci. Nestór Ortigoza, aos 35 minutos do primeiro tempo, chutou e, bola na rede, para delírio dos mais de 40 mil torcedores que foram ao lendário estádio Nuevo Gasometro.

O Nacional do Paraguai se mostrava um valente guerreiro durante o jogo, mas não conseguiu furar a meta do goleiro Sebastián Torrico. Foi uma decisão inédita, entre duas equipes que não tinham um futebol técnico muito dos bonitos, porém, raça, amor a camisa e determinação, não faltava dentro de campo, nos duelos realizados pela competição.

O San Lorenzo que eliminou o Cruzeiro, ainda na fase de quartas de final, enquanto que o Nacional, jogou a sua primeira fase em um grupo composto pelo Galo. Dos quatro times que chegaram a fase semifinal - San Lorenzo, Nacional, Defensor e Bolívar - venceu o melhor preparado. 

O treinador Edgardo Bauza comemorou muito, se tornando bicampeão da Libertadores, já que em 2008 havia vencido sob o comando da LDU. A partida no Nuevo Gasometro serviu também para traçar caminhos. O meia Romagnoli tem um pré-contrato com o Bahia, mas ainda decidirá se vem ou não para o futebol brasileiro - alegou problemas familiares, o que faria ele permanecer na Argentina. 


Com a vitória de 1 a 0 sobre o Nacional, o San Lorenzo entra para o seleto grupo de campeões da Libertadores, se juntando aos rivais: River Plate, Racing, Boca Juniors, Independiente e Estudiantes. 


*FICHA DO JOGO

SAN LORENZO-ARG 1x0 NACIONAL-PAR

Local: Estádio Pedro Bidegaín (Nuevo Gasómetro), em Buenos Aires-ARG
Data: 13 de agosto de 2014, quarta-feira
Horário: 21h15 (de Brasília) 
Árbitro: Sandro Meira Ricci-BRA
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho-BRA e Marcelo Carvalho Van Gasse-BRA
Cartões amarelos: Mercier (San Lorenzo-ARG); Coronel, David Mendoza e Julián Benítez (Nacional-PAR)

GOL: 
SAN LORENZO-ARG: Néstor Ortigoza (de pênalti, aos 35’ do 1T)

SAN LORENZO-ARG: Torrico; Buffarini, Cetto, Gentiletti e Emanuel Más; Mercier, Héctor Villalba (Kalinski), Néstor Ortigoza e Romagnoli (Kannemann); Cauteruccio (Verón) e Mauro Matos
Técnico: Edgardo Bauza

NACIONAL-PAR: Don; Coronel, Piris, Cáceres e Mendoza; Marcos Riveros, Torales, Melgarejo (Luzardi) e Orué (Montenegro); Julián Benítez (Julio Santa Cruz) e Bareiro
Técnico: Gustavo Morínigo

*Gazeta Esportiva

Galeria de imagens/Web

Noite linda no Nuevo Gasometro

Mais de 40 mil torcedores

A festa da torcida do Ciclón

Ortigoza fez o gol do título: Premiado jogador da partida

Pressão total no Caldeirão

Local da premiação aos campeões

Uma noite histórica para o San Lorenzo